Logo Super Vestibular

Biologia Molecular no Enem

Na dica de hoje você relembrará o Dogma Central da Biologia Molecular e compreenderá como é cobrado o tema Biologia Molecular no Enem.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
A biologia molecular, entre outros processos, também estuda a replicação do DNA
A biologia molecular, entre outros processos, também estuda a replicação do DNA

A Biologia Molecular é uma área da Biologia que estuda o que acontece na célula a nível molecular, analisando a relação entre DNA, RNA e a síntese proteica. É uma área importante, complexa e bastante cobrada em provas de vestibulares, concursos e Enem. Por essa razão, a dica de hoje é sobre a abordagem da Biologia Molecular no Enem.

O Dogma Central da Biologia Molecular explica uma série de eventos que ocorre com os ácidos nucleicos até a formação das proteínas. Em outras palavras, ele explica como a informação presente em uma molécula de DNA é capaz de gerar uma proteína e expressar as características de cada ser.

Desde de que foi postulado, esse Dogma sofreu diversas modificações. Anteriormente se acreditava que o fluxo da informação era unidirecional: DNA → RNA → Proteína. Hoje, no entanto, o Dogma perdeu sua unidirecionalidade e atualmente pode ser esquematizado da seguinte maneira:

Observe o esquema do Dogma Central da Biologia Molecular
Observe o esquema do Dogma Central da Biologia Molecular

Note que o dogma refere-se a processos importantes para a síntese da proteína. Primeiramente o DNA é transcrito para moléculas de RNA, que, por sua vez, são traduzidas em proteínas. O DNA pode servir ainda de molde para a fabricação de outra molécula de DNA em um processo chamado de replicação, que pode ocorrer também com o RNA. Em alguns organismos, observa-se também o RNA sendo usado para produzir DNA (transcrição reversa).

Conhecer esses processos de forma detalhada é fundamental para compreender como as informações genéticas são transmitidas para as células-filhas e para resolver as questões de provas de vestibulares e Enem. Analise a seguir algumas questões do Enem sobre esse tema.

Questão do Enem da prova de 2009:

A figura seguinte representa um modelo de transmissão da informação genética nos sistemas biológicos. No fim do processo, que inclui a replicação, a transcrição e a tradução, há três formas proteicas diferentes denominadas a, b e c.

Observe o modelo de transmissão da informação genética
Observe o modelo de transmissão da informação genética

Depreende-se do modelo que

a) a única molécula que participa da produção de proteínas é o DNA.

b) o fluxo de informação genética, nos sistemas biológicos, é unidirecional.

c) as fontes de informação ativas durante o processo de transcrição são as proteínas.

d) é possível obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrição.

e) a molécula de DNA possui forma circular e as demais moléculas possuem forma de fita simples linearizadas.

Resolução:

Observando-se o modelo que ilustra a questão, é possível concluir que, a partir de uma molécula de RNA, podem ser obtidas diferentes proteínas. Sendo assim, a resposta correta da pergunta é a letra d: é possível obter diferentes variantes proteicas a partir de um mesmo produto de transcrição.

Questão do Enem da prova de 2011:

Nos dias de hoje, podemos dizer que praticamente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditariedade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confirmado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreveram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorporados às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confirmaram o modelo sugerido por Watson e Crick, que tinha como premissa básica o rompimento das pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a posição das pontes de hidrogênio na mesma, os experimentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

a) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento parental é conservado.

b) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.

c) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.

d) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.

e) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita molde e uma fita codificadora.

Resolução:

O processo de replicação de DNA, também chamado de duplicação do DNA, é semiconservativo. Isso se deve ao fato de que todas as moléculas de DNA recém-formadas apresentam uma fita da molécula-mãe e produzem uma nova fita, que é complementar àquela que foi usada como molde. Sendo assim, a resposta correta é a letra c: a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas filhas consistem de uma fita parental e uma recém-sintetizada.

Questão do Enem da prova de 2012:

O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.

A característica de interesse será manifestada em decorrência

a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.

b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.

c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.

d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.

e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

Resolução:

Apesar da questão tratar dos transgênicos, o objetivo principal é saber como um gene é capaz de expressar uma característica. Nesse caso, tendo em vista o dogma central da biologia molecular, podemos concluir que o DNA será transcrito em RNA, que, por sua vez, será traduzido em uma proteína. Sendo assim, a resposta correta é a letra e: da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

O tema exposto nessa dica é bastante recorrente e merece bastante atenção por parte do aluno que vai prestar a prova do Enem. Por ser um tema bastante complexo, tenha bastante atenção nos detalhes e compreenda como acontece cada processo.

Bons estudos!

Veja também

1ª repescagem do Vestibular 2020 da UFPA é divulgada
Agora, os novos aprovados deverão primeiramente preencher o cadastro virtual para posterior matrícula presencial.

UFBA divulga resultado do Vestibular de Artes 2020
Somente puderam se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2019. 

UECE disponibiliza gabaritos do Vestibular EaD 2020
A grade de respostas será publicada na próxima sexta-feira, dia 21. Já os recursos contra os gabaritos serão recebidos nos dias 18 e 19 de fevereiro.

UEPG (PR) prorroga inscrições para Vestibular EaD 2020
Candidatos podem se inscrever até as 12h desta segunda-feira, 17 de fevereiro. Seleção preencherá de 300 vagas.

UFMG divulga resultado do Vestibular 2020 da Habilidades Específicas
Candidatos fizeram provas teóricas e práticas no início deste mês em Belo Horizonte

1º remanejamento do SSA 2020 da UPE é divulgado
Os aprovados terão que se matricular nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, nos campi para os quais foram aprovados, das 08h às 13h.

UECE aplica provas do seu Vestibular 2020 EaD neste domingo (16)
Locais de prova foram disponibilizados nesta sexta-feira, dia 14. Estão sendo ofertadas 1.625 vagas no Vestibular para cursos a distância (EaD).

2ª chamada do Vestibular 2020 da Unir é divulgada
gora, os aprovados deverão realizar matrículas entre os dias 17 e 18 de fevereiro, das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h30.

URCA (CE) recebe pedidos de isenção de taxa de inscrição do Vestibular 2020/2
Os interessados podem solicitar o benefício até a próxima quarta-feira, dia 19, desde que se enquadrem em uma das categorias.

Unesp recebe inscrições para Vestibular 2020 via Enem
Candidatos serão avaliados pelas notas do exame educacional das edições de 2018 ou 2019

Em Minas Gerais, UFVJM anuncia resultado do SASI 2019
Concorrentes às mais de 600 vagas foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, as quais saíram no último mês

UEPG libera desempenho da 1ª e 2ª etapa do PSS 2019
Inscritos fizeram as provas no dia 17 de novembro em 19 cidades do estado do Paraná