Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Atendimento especializado no Enem

Atendimento especializado no Enem

Pessoas com cegueira, surdos, gestantes, idosos e mais têm direito a ajuda na hora das provas

Publicado por Silvia Tancredi
Interpretação de linguagem de sinais é um dos recursos do atendimento especializado no Enem
Interpretação de linguagem de sinais é um dos recursos do atendimento especializado no Enem

A Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), garante atendimento especializado a alguns participantes nos dias de aplicação das provas. 

A solicitação de atendimento pode ser feita por pessoas que possuem baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, autismo, gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica. 

Mas, como funciona o atendimento especializado no Enem? São recursos de acessibilidade para tornar mais adequado o espaço e/ou momento de realização da prova. Sala de fácil acesso, horário adicional, aparelhos auditivos, intérpretes de sinais, tratamento pelo nome social e acompanhantes são alguns exemplos. 

Tópicos deste artigo

Como pedir atendimento especializado no Enem?

O atendimento especializado no Enem deve ser solicitado pelo estudante no momento da inscrição. Apenas o tratamento pelo nome social, opção voltada para travestis e transexuais, deve ser solicitado em um prazo específico, depois do encerramento das inscrições.

O resultado dos pedidos é liberado cerca de 15 dias depois. Quem não foi contemplado pode entrar com recurso, durante quatro dias. 

Leia também: como faço minha inscrição no Enem?

Esse tipo de atendimento é um direito dos participantes e está descrito no edital do Enem. Mas, em algumas situações, a pessoa precisa anexar documentos que comprovem a sua condição e por que precisam do atendimento especializado. Os comprovantes devem ser apresentados no momento da inscrição no Enem.

Alguns exemplos de documentos exigidos são certidão de nascimento, laudos médicos e diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10).

Quais os tipos de atendimento especializado?

Veja, a seguir, os casos de atendimento especializado no Enem mais comuns e quais recursos de acessibilidade a organização do exame oferece:

Gestantes e idosos

Em ambas as situações, os inscritos contam com sala de fácil acesso e apoio para pernas e pés. 

Lactantes

Mulheres lactantes têm direito a tempo adicional de 60 minutos para ficar com o bebê. No restante do tempo, ele deve ficar com um acompanhante. 

As lactantes precisam apresentar certidão de nascimento do bebê ou laudo que comprove a gestação com o nascimento do filho próximo à data da aplicação da prova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cegueira

O atendimento especializado no Enem para pessoas com cegueira contempla prova em braile, ledor, transcritor, acompanhamento do cão-guia e sala de fácil acesso. 

Pessoas com cegueira também podem usar materiais próprios, tais como máquina Perkins, punção, reglete, assinador, tábuas de apoio, sorobã e cubaritmo – instrumentos que auxiliam na escrita e em cálculos para pessoas cegas. 

Surdocegueira

O participante surdocego tem a disposição três guias-intérpretes, prova em braile, transcritor e sala de fácil acesso.

Baixa visão ou visão monocular 

Esses estudantes têm acesso à ledor, transcritor, prova com letras e figuras ampliadas e sala de fácil acesso. É disponibilizado também um programa que possibilita a leitura de textos na tela do computador, por meio de voz sintetizada, que descreve tudo o que aparece no monitor.

Pessoas com problema de visão ainda podem usar alguns materiais próprios, como caneta de ponta grossa, tiposcópio, óculos especiais, lupa, telelupa e luminária. 

Deficiência auditiva e surdez

Pessoas com deficiência auditiva ou surdez possuem tempo adicional de 120 minutos por dia de prova, tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), leitura labial e videoprova em Libras. 

Autismo, discalculia, deficit de atenção e dislexia

Alguns recursos para pessoas com essas condições são ledor, transcritor e tempo adicional de 60 minutos por dia de prova.

Deficiência intelectual

Estudantes com deficiência intelectual têm à disposição ledor, transcritor e sala de fácil acesso.

Deficiência física

Pessoas com deficiência física tem como atendimento especializado no Enem transcritor, sala de fácil acesso e mobiliário adaptado (mesa e cadeira sem braços e mesa para cadeira de rodas).

Estudante em situação de classe hospitalar

Participantes internados e que tenham informado essa condição no momento da inscrição no Enem poderão fazer as provas no hospital desde que exista disponibilidade de instalações adequadas para aplicação do exame.

Travesti/transexual

Participantes travestis e transexuais têm a opção de receber tratamento pelo nome social. Os cadernos de provas são personalizados com o nome social e o participante pode escolher qual banheiro usar (masculino ou feminino).

Acidentes ou imprevistos

Caso o inscrito no Enem tenham algum problema, como acidentes ou imprevistos, depois do prazo de inscrições, ele precisa entrar em contato com a organização do exame por meio do telefone 0800 616161, em até dez dias antes da aplicação do exame.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa