Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Conteúdo para o Enem
  4. Análise dos temas de Geografia para o Enem

Análise dos temas de Geografia para o Enem

Os temas de Geografia para o Enem são frequentemente abordados a partir de suas diversas inter-relações.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Estudar Geografia para o Enem requer compreender as dinâmicas naturais e sociais que estruturam o mundo
Estudar Geografia para o Enem requer compreender as dinâmicas naturais e sociais que estruturam o mundo

É de senso comum o fato de que a prova do Enem evita estabelecer as distinções existentes entre as diversas disciplinas que compõem os saberes sobre o mundo. No entanto, podemos visualizar os seus diferentes aspectos distribuídos nas abordagens e competências previstas para a prova. Nesse sentido, realizaremos uma análise dos principais tópicos previstos pela banca examinadora.

Antes de iniciarmos a nossa análise, é importante compreender como a Geografia, de um modo geral, tende a aparecer nas questões que irão compor as provas. É preciso lembrar que, em função da constante busca pela interdisciplinaridade, é de fundamental importância o estudante aprender a destacar e a observar os aspectos multidisciplinares que compõem os elementos naturais e práticas sociais.

Assim, os estudos geográficos encontrar-se-ão diluídos em diversos itens, abordados e organizados no edital do Enem, que os divide com outras formas de conhecimentos, estando inseridos no campo das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Esses itens estão assim denominados: a) diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; b) formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; c) características e transformações das estruturas produtivas; d) domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; e) representação espacial.

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Com esse tópico, a banca de elaboração e avaliação das provas pretende destacar a importância dos aspectos histórico-geográficos das práticas culturais, bem como a importância delas para a constituição e formação dos indivíduos em sociedade.  Dessa forma, tornam-se importantes os estudos sobre as culturas e movimentos culturais nas cidades e no campo, com destaque para as culturas tradicionais, como a indígena, a africana e a de comunidades rurais, entre outras. Além disso, o candidato precisa ter algumas noções sobre a importância e conservação dos patrimônios culturais e como eles são importantes para as sociedades. Outro ponto de extrema importância é o entendimento de como as culturas comportam-se e transformam-se no contexto da Globalização.

Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado

Esse tema é bastante genérico, fazendo referência a diversas estruturas territoriais e sociais no Brasil e no mundo. As principais competências que o aluno deve desenvolver, nesse quesito, são as inter-relações entre os acontecimentos e os processos de formação territorial no Brasil com as dinâmicas político-econômicas no mundo. Além disso, o aluno não pode deixar de ter em mente os aspectos que marcam a atual ordem política internacional, também chamada de Nova Ordem Mundial e suas características, sobretudo em relação ao período da Guerra Fria. É preciso, portanto, estabelecer as distinções e correlações entre o local, o regional e o global.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características e transformações das estruturas produtivas

Esse tema está diretamente vinculado aos aspectos econômicos das sociedades em seus setores primário (agropecuária e exploração de recursos naturais), secundário (indústrias) e terciário (comércio e serviços). Assim, dinâmicas econômicas relacionadas às essas estruturas, bem como às consequências de suas transformações sobre o espaço geográfico, certamente serão abordadas pela prova, de modo que o candidato precisa entender a cadeia de acontecimentos que integra os diferentes assuntos.

Por exemplo: a mecanização do campo provoca o êxodo rural e a urbanização das sociedades, o que, associado à intensa industrialização, provoca a concentração da população em áreas específicas, resultando na metropolização. Com isso, as indústrias se descentralizam e se mecanizam, redirecionando boa parte da mão de obra para o setor terciário (terciarização).

Além disso, nesse tópico, estão previstas questões concernentes à Globalização e suas características primordiais, principalmente os recursos tecnológicos referentes à Terceira Revolução Industrial e à formação territorial dos países em blocos econômicos internacionais.

Domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente

Também muito amplo, esse tópico tem como característica principal evidenciar as relações entre o homem e a natureza, tema muito importante para a Geografia. Assim, tanto os recursos naturais e as fontes de energia quanto os elementos físicos da Terra (rochas, camadas da Terra, entre outros) serão abordados. Além disso, são importantes os usos e as transformações que o homem realiza sobre esses meios naturais, o que nos leva aos debates sobre as questões ambientais e climáticas tanto em nível regional quanto em nível global.

Representação espacial

Esse tópico está diretamente ligado à natureza e sua competência principal será a de avaliar a capacidade de ler e interpretar os elementos cartográficos e as tecnologias de representação espacial, como os SIGs (Sistemas de Informações Geográficas). Mas isso não significa que outras disciplinas não poderão aparecer em conjunto, pois mapas e elementos de representação da Terra podem estar presentes em questões de qualquer espécie, além disso, cálculos matemáticos poderão estar presentes em questões referentes às escalas dos mapas e à identificação dos fusos horários.

Esperamos que essas dicas e análises sirvam de ajuda para o candidato compreender melhor a forma com que a Geografia e suas subdivisões podem aparecer na prova do Enem. Vale lembrar que, como destacamos inicialmente, é sempre importante vincular os conhecimentos geográficos com as diferentes áreas do saber, uma vez que o Enem é uma prova de caráter puramente interdisciplinar.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.

Univesp solta relação de aprovados no seu Vestibular 2020
As provas foram aplicadas das 13h às 18h em 1º de dezembro do ano passado para cerca de 55 mil candidatos.

Enem 2019: notas erradas podem atingir até 30 mil estudantes
O Instituto informou, na noite de ontem, que todos os candidatos que se sentiram lesados e quisessem questionar a correção das provas do Enem 2019 deveriam enviar um e-mail específico até às 10h de hoje.

Resultado do PAES 2020 da UEMA está disponível
As provas do PAES 2020 foram aplicadas em 20 de outubro (1ª fase) e 24 de novembro (2ª fase). O cronograma de matrículas e das demais chamadas ainda não foi liberado.

Hoje (20) é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020 da Unir (RO)
Somente podem se inscrever estudantes que fizeram o Enem 2019, uma vez que eles serão avaliados por essas notas.

Chegam ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da Unifap via Enem
Somente podem se inscrever candidatos que fizeram as provas do Enem 2018 ou 2019, uma vez que eles serão avaliados por meio dessa notas.

Unicamp 2020: provas de Habilidades Específicas começam a ser aplicadas
Devem realizar as provas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

UFT recebe pedidos de isenção de taxa do Vestibular 2020/2
Os interessados podem fazer a solicitação até o próximo dia 23. É preciso apresentar documentos comprobatórios das condições exigidas pela UFT.

Enem 2019: somente 53 participantes tiram nota 1.000 na redação
"Democratização de acesso ao cinema no Brasil" foi o tema. Notas foram divulgadas no início da manhã de hoje.