Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Enem
  3. Conteúdo para o Enem
  4. Análise dos temas de Geografia para o Enem

Análise dos temas de Geografia para o Enem

Os temas de Geografia para o Enem são frequentemente abordados a partir de suas diversas inter-relações.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Estudar Geografia para o Enem requer compreender as dinâmicas naturais e sociais que estruturam o mundo
Estudar Geografia para o Enem requer compreender as dinâmicas naturais e sociais que estruturam o mundo

É de senso comum o fato de que a prova do Enem evita estabelecer as distinções existentes entre as diversas disciplinas que compõem os saberes sobre o mundo. No entanto, podemos visualizar os seus diferentes aspectos distribuídos nas abordagens e competências previstas para a prova. Nesse sentido, realizaremos uma análise dos principais tópicos previstos pela banca examinadora.

Antes de iniciarmos a nossa análise, é importante compreender como a Geografia, de um modo geral, tende a aparecer nas questões que irão compor as provas. É preciso lembrar que, em função da constante busca pela interdisciplinaridade, é de fundamental importância o estudante aprender a destacar e a observar os aspectos multidisciplinares que compõem os elementos naturais e práticas sociais.

Assim, os estudos geográficos encontrar-se-ão diluídos em diversos itens, abordados e organizados no edital do Enem, que os divide com outras formas de conhecimentos, estando inseridos no campo das Ciências Humanas e suas Tecnologias. Esses itens estão assim denominados: a) diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; b) formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; c) características e transformações das estruturas produtivas; d) domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; e) representação espacial.

Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade

Com esse tópico, a banca de elaboração e avaliação das provas pretende destacar a importância dos aspectos histórico-geográficos das práticas culturais, bem como a importância delas para a constituição e formação dos indivíduos em sociedade.  Dessa forma, tornam-se importantes os estudos sobre as culturas e movimentos culturais nas cidades e no campo, com destaque para as culturas tradicionais, como a indígena, a africana e a de comunidades rurais, entre outras. Além disso, o candidato precisa ter algumas noções sobre a importância e conservação dos patrimônios culturais e como eles são importantes para as sociedades. Outro ponto de extrema importância é o entendimento de como as culturas comportam-se e transformam-se no contexto da Globalização.

Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado

Esse tema é bastante genérico, fazendo referência a diversas estruturas territoriais e sociais no Brasil e no mundo. As principais competências que o aluno deve desenvolver, nesse quesito, são as inter-relações entre os acontecimentos e os processos de formação territorial no Brasil com as dinâmicas político-econômicas no mundo. Além disso, o aluno não pode deixar de ter em mente os aspectos que marcam a atual ordem política internacional, também chamada de Nova Ordem Mundial e suas características, sobretudo em relação ao período da Guerra Fria. É preciso, portanto, estabelecer as distinções e correlações entre o local, o regional e o global.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Características e transformações das estruturas produtivas

Esse tema está diretamente vinculado aos aspectos econômicos das sociedades em seus setores primário (agropecuária e exploração de recursos naturais), secundário (indústrias) e terciário (comércio e serviços). Assim, dinâmicas econômicas relacionadas às essas estruturas, bem como às consequências de suas transformações sobre o espaço geográfico, certamente serão abordadas pela prova, de modo que o candidato precisa entender a cadeia de acontecimentos que integra os diferentes assuntos.

Por exemplo: a mecanização do campo provoca o êxodo rural e a urbanização das sociedades, o que, associado à intensa industrialização, provoca a concentração da população em áreas específicas, resultando na metropolização. Com isso, as indústrias se descentralizam e se mecanizam, redirecionando boa parte da mão de obra para o setor terciário (terciarização).

Além disso, nesse tópico, estão previstas questões concernentes à Globalização e suas características primordiais, principalmente os recursos tecnológicos referentes à Terceira Revolução Industrial e à formação territorial dos países em blocos econômicos internacionais.

Domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente

Também muito amplo, esse tópico tem como característica principal evidenciar as relações entre o homem e a natureza, tema muito importante para a Geografia. Assim, tanto os recursos naturais e as fontes de energia quanto os elementos físicos da Terra (rochas, camadas da Terra, entre outros) serão abordados. Além disso, são importantes os usos e as transformações que o homem realiza sobre esses meios naturais, o que nos leva aos debates sobre as questões ambientais e climáticas tanto em nível regional quanto em nível global.

Representação espacial

Esse tópico está diretamente ligado à natureza e sua competência principal será a de avaliar a capacidade de ler e interpretar os elementos cartográficos e as tecnologias de representação espacial, como os SIGs (Sistemas de Informações Geográficas). Mas isso não significa que outras disciplinas não poderão aparecer em conjunto, pois mapas e elementos de representação da Terra podem estar presentes em questões de qualquer espécie, além disso, cálculos matemáticos poderão estar presentes em questões referentes às escalas dos mapas e à identificação dos fusos horários.

Esperamos que essas dicas e análises sirvam de ajuda para o candidato compreender melhor a forma com que a Geografia e suas subdivisões podem aparecer na prova do Enem. Vale lembrar que, como destacamos inicialmente, é sempre importante vincular os conhecimentos geográficos com as diferentes áreas do saber, uma vez que o Enem é uma prova de caráter puramente interdisciplinar.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023