Logo Super Vestibular

Adequação linguística na redação do Enem

Para escrever um bom texto, alguns cuidados com a norma culta devem ser tomados, por isso, o candidato deve ficar atento à adequação linguística na redação do Enem.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Na redação do Enem, prefira a norma culta, variante mais adequada ao contexto linguístico
Na redação do Enem, prefira a norma culta, variante mais adequada ao contexto linguístico

O candidato que sabe adequar a linguagem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio certamente tem vantagens sobre os concorrentes. É preciso conhecer os diferentes registros da língua portuguesa, bem como entender como e quando usar cada um deles. Pensando nisso, o Super Vestibular traz para você mais uma superdica sobre norma culta e norma popular no Enem.

Vamos falar sobre a adequação linguística na redação do Enem. Você já deve saber que, ao escrever seu texto, a norma culta deve ser privilegiada. Isso acontece porque o nível de formalidade da situação cobra o uso dessa variedade linguística. Todos nós sabemos que não devemos escrever um texto formal usando a mesma linguagem que adotamos nas conversas com nossos amigos e família, ou seja, em nossas relações mais pessoais. Mesmo que nem tenhamos frequentado a escola, sabemos que, de acordo com a situação, existem expressões, palavras e construções sintáticas mais adequadas ao contexto.

A competência linguística é uma das habilidades exigidas na matriz de referência da prova de Linguagens e Códigos do Enem. Ser linguisticamente competente significa saber adequar o nível de formalidade da linguagem à situação e à pessoa com quem se fala. Conhecer os diferentes dialetos e registros da língua portuguesa conta pontos a favor não apenas na prova de Redação, mas também na prova de Linguagens, isso porque o tema foi cobrado em praticamente todos os exames desde sua implantação, em 1998. A norma culta deve ser priorizada, pois garante um contato mais respeitoso e mais claro entre o candidato e o corretor da prova, além de ser a variante mais valorizada socialmente. Acompanhe algumas dicas que poderão te ajudar na hora de escrever seu texto:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dicas sobre adequação linguística na redação do Enem

  1. Domine a estrutura da dissertação argumentativa: Esse tipo de texto exige, por si só, que o candidato adeque a linguagem à norma culta;

  2. Evite regionalismos linguísticos: existem expressões que são recorrentes apenas em determinadas comunidades linguísticas, por isso, para evitar choques de interpretação, evite-as;

  3. Evite marcas de oralidade nos textos escritos: Palavras e expressões como “aí”, “tipo assim”, “daí”, entre outras, não devem aparecer em sua redação, portanto, fique atento.

  4. Cuidado com a ambiguidade: A ambiguidade é um vício de linguagem que confere a uma ideia múltiplas interpretações. Não permita que seu texto seja impreciso ou polissêmico, fique atento!

  5. Evite chavões e lugares comuns: Esse tipo de vício de linguagem pode denotar insegurança, empobrecimento vocabular e até mesmo certa “preguiça linguística” por parte do candidato. Por isso, evite fórmulas de expressão, seja autêntico.

Veja também

Notas de corte do SiSU 2020/1 já podem ser acessadas
Inscrições serão recebidas até às 23h59 de domingo, 26 de janeiro. Notas de corte são atualidades diariamente.

Estudante supera medo da redação e obtém nota 1000 no Enem
Jovem do Rio Grande do Norte revela como venceu o medo da redação e dá dicas para obter nota máxima no Enem

Unesp Bauru recebe inscrições de seus cursinhos gratuitos para 2020
Ambos têm foco na preparação para as provas de grandes vestibulares paulistas. Processos de seleção diferem de um cursinho para outro.

Unisc publica resultado do Vestibular de Verão 2020 de Medicina
Aprovados para as 40 vagas oferecidas no primeiro semestre devem começar as aulas no dia 26 de fevereiro

IFRN está com inscrições abertas no Vestibular 2020 via Enem
A nota do Enem será a única forma de seleção dos participante. Serão aceitas as edições de 2017, 2018 ou 2019.

UEL publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Agora, os selecionados deverão realizar pré-matrícula virtual a partir das 14h de hoje até às 23h59 do dia 23.

UEMG recebe inscrições para Vestibular 2020 via Enem
A seleção será realizada exclusivamente pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitas as edições de 2017 a 2019.

Inscrições abertas para o SiSU 2020 do primeiro semestre
Somente podem concorrer às mais de 237 mil vagas estudantes que fizeram o Enem 2019

MEC amplia prazo de inscrições para o SiSU 2020/1
Datas foram alteradas para quem tiver problemas por causa de erros apresentados na correção do Enem 2019

UVA (CE) solta resultado do Vestibular 2020/1
Todos os aprovados no Vestibular também deversão se matricular nos dias 17 e 18 de fevereiro, de acordo orientações e documentos exigidos e listados no Edital.

UnB: acesse resultado da 2ª Certificação de Habilidades 2019
Documento é obrigatório para interessados em cursos das áreas de Arquitetura, Artes, Design e Música

IFMT publica 2ª chamada do Vestibular 2020
Convocados devem fazer registro acadêmico a partir de amanhã (21). Prazo segue até dia 23.