Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Abordagens sobre Música de Protesto no Enem

Neste texto são oferecidas indicações de abordagens possíveis sobre o tema Música de Protesto no Enem.

Publicado por Cláudio Fernandes
Fachada do edifício onde era apresentado o Show Opinião*
Fachada do edifício onde era apresentado o Show Opinião*

Olá, pessoal! Tudo certo?

Trazemos, no texto de hoje, algumas dicas sobre as abordagens que o Enem geralmente faz sobre o período da Ditadura Militar brasileira, enfocando aspectos culturais, como a arte, sobretudo a música popular. Trazemos também a análise de uma questão do Enem de 2010 que apresentou em sua estrutura uma canção do músico Zé Ketti, membro do Grupo Opinião – que protestava contra a ditadura através da arte.

Desde os anos 1950, com o desenvolvimento da Bossa Nova, no Rio de Janeiro, em torno das figuras de Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto, a música popular brasileira começou a destacar-se internacionalmente e a assumir grandes proporções de divulgação tanto fora quanto dentro do país. Na década de 1960, muitos jovens músicos renovaram a música popular, articulando-se com seus antigos representantes – tais como os velhos sambistas cariocas, geralmente associados às escolas de samba carnavalescas.

Esses mesmos jovens também participaram de festivais de música, os quais foram responsáveis pela disseminação da sigla MPB (Música Popular Brasileira). Nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Geraldo Vandré, Chico Buarque de Holanda, entre outros, figuraram entre tais jovens. O auge desses festivais ocorreu nos anos de 1967 e 1968, momento em que a Ditadura Militar, que já vigorava desde 1964, passava para sua fase mais autoritária e truculenta, a partir do governo do general Costa e Silva.

Nesse momento, o gênero de canção de protesto, isto é, canções abertamente críticas ao regime político vigente, começaram a ter um papel importante na contestação da ditadura. Algumas delas, como “Para não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré, tornaram-se verdadeiros hinos que eram cantados nas manifestações de rua. Outras músicas de protesto também se tornaram notórias, como “Apesar de Você”, de Chico Buarque de Holanda, e “Metrô linha 743”, de Raul Seixas. O Movimento Tropicalista, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, também fez o seu protesto contra a Ditadura, mas sem o caráter explícito das canções de Vandré e com uma proposta estética mais complexa.

Entre essas manifestações musicais, o Grupo Opinião ganhou destaque. Formado em 1964 (ano do Golpe Militar) pelo sambista carioca Ze Ketti, por João do Vale — músico maranhense representante do forró e do xote — e por Nara Leão, nascida no Espírito Santo, mas radicada no Rio de Janeiro, e representante da bossa nova, esse grupo tinha a proposta de levar a conscientização política para as camadas populares da sociedade através da música e do teatro. O Grupo Opinião contava com o apoio do CPC, Centro Popular de Cultura, do qual participavam artistas como Ferreira Gullar e Augusto Boal. Esse último dirigiu o famoso espetáculo do grupo, intitulado Show Opinião.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pois bem, na prova do Enem de 2010, houve uma questão que abordou exatamente o Grupo Opinião. Passemos então à questão, que pode ser vista a seguir. A alternativa correta está marcada na cor verde.

Questão do Enem retirada do caderno azul, número 1, de 2010, que aborda o tema da música de protesto
Questão do Enem retirada do caderno azul, número 1, de 2010, que aborda o tema da música de protesto

Perceba que a questão estrutura-se a partir da letra de uma canção de Zé Ketti intitulada Opinião. Após apresentar a letra, a questão exige que o candidato aponte para a alternativa que destaque o papel exercido pela MPB (Música Popular Brasileira) no período apontado. Pois bem, o próprio texto da questão faz referência ao espetáculo teatral no qual a música foi apresentada – espetáculo esse que abordamos acima, o Show Opinião, que teve seu início em 1964.

Há, nesse ponto, uma exigência indispensável ao candidato: saber o contexto da história brasileira contemporânea ou, mais especificamente, saber o que começou em 1964, isto é, o governo militar. Os estudos dos conteúdos de História para realizar a prova do Enem são indispensáveis, ainda que as questões não exijam um conhecimento detalhado dos fatos. Lendo atentamente a letra da música, percebe-se que seu conteúdo, tanto quanto o contexto referido, aponta para o gênero da música de protesto ao qual nos referimos acima. A alternativa D, que está correta, é a única que sugere isso, com a frase: “denúncia da situação social e política do país”.

É isso aí!

Bons Estudos!!!

* Créditos de imagem: Fundação Dinarco Reis - PCB

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa