Logo Super Vestibular

Abordagens sobre o Iluminismo no Enem

Neste texto são oferecidas dicas sobre possíveis abordagens do Iluminismo no Enem e também a análise de uma questão que abordou esse tema em 2012.

Publicado por Cláudio Fernandes
Filósofo Immanuel Kant, representante do Iluminismo Alemão
Filósofo Immanuel Kant, representante do Iluminismo Alemão

Olá, pessoal! Tudo certo?!

As provas do Enem 2015 já estão muito próximas, por isso é necessário ficar muito atento nas nossas Dicas de Ciências Humanas.

No texto de hoje, trazemos a vocês algumas questões concernentes às abordagens sobre o Iluminismo que possam, eventualmente, aparecer nas provas do Enem, como têm aparecido nas últimas edições desse exame. Apresentamos também uma questão do Enem de 2012, que analisamos e comentamos, cujo tema foi a definição que o filósofo alemão Immanuel Kant deu ao Iluminismo, nos idos do século XVIII.

Sabemos que o Iluminismo, ou Ilustração, ou ainda Esclarecimento, constituiu uma atmosfera intelectual que floresceu em diversos países da Europa do século XVIII, como Alemanha, França, Inglaterra e Escócia, expandindo-se também para outros países fora do continente europeu, como os Estados Unidos da América.

As principais características do Iluminismo estão expressas em conceitos como liberdade, igualdade, fraternidade, progresso e, principalmente, razão. Foi a partir do conceito de razão e do caráter singular da racionalidade humana que o Iluminismo estruturou-se. Para os filósofos representantes dessa corrente de pensamento, como Kant, Rousseau, Voltaire e Diderot, o progresso humano devia sua realização sobretudo ao desenvolvimento das faculdades intelectuais do homem. As “luzes da razão” esclareciam ou iluminavam o destino da humanidade.

Entretanto, é necessário ficar atento às divergências entre os pensadores, pois nem todos os iluministas ajustavam-se à ideia de progresso. Entre os iluministas de expressão anglo-saxã, o irlandês Edmund Burke discordava frontalmente dos filósofos franceses, em especial de Rousseau, e defendia que o exercício das virtudes, sobretudo da virtude da prudência, era mais importante que o louvor à razão.

Além dessas características, outros pontos que podem ser abordados no Enem são as repercussões políticas que as ideias iluministas produziram na Europa. O exemplo da Revolução Francesa, que ocorreu em 1789, é o mais notório. Mas o fenômeno conhecido como Despotismo Esclarecido, que vigorou em países como Áustria e Rússia, também é importante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A questão 02 do Enem de 2012, que se encontra no caderno azul, número 01, trata de uma das definições do Iluminismo, que foi dada à época por um de seus representantes, o alemão Immanuel Kant. Observe a questão a seguir (a resposta correta está destacada na cor verde):

Questão do Enem de 2012 que abordou a definição de Iluminismo dada pelo filósofo alemão Kant
Questão do Enem de 2012 que abordou a definição de Iluminismo dada pelo filósofo alemão Kant

Repare que a questão está estruturada a partir de um trecho da resposta que Kant deu ao questionamento “O que é o Esclarecimento?” (ou “O que é o Iluminismo?”), feito por um jornal alemão do século XVIII. Após apresentar o trecho, a questão exige que o candidato identifique a alternativa que expresse o sentido que Kant quis dar à palavra Esclarecimento (ou Iluminismo).

Kant elabora a sua definição a partir das noções de “minoridade” e “maioridade” do homem. O Iluminismo para ele era o movimento de passagem da menoridade, isto é, um estágio ainda primário do desenvolvimento intelectual e civilizacional do homem, para a maioridade, isto é, para a plenitude do desenvolvimento humano e para o alcance da autonomia. Para tanto, era necessária, segundo Kant, a coragem de sair da menoridade. Ao homem era necessário ousar saber. Sua resposta ao jornal resume-se na frase “ousa saber” (em latim, Sapere Aude).

A alternativa A é a única que aponta para essa busca de autonomia através do processo de passagem da menoridade para a maioridade do homem, por isso está correta.

Portanto, é de fundamental importância ficar atento à interdisciplinaridade entre filosofia e história que é recorrente nas provas do Enem. Essas questões envolvendo textos de filósofos aparecem como muita frequência nas provas de Ciências Humanas.

Veja também

Resultado do SiSU 2020/1 já pode ser conferido
Convocados deverão comparecer às universidades entre os dias 29 de janeiro e 04 fevereiro

STJ autoriza divulgação do resultado do SiSU 2020/1
Decisão atende recurso protocolado no tribunal pela AGU para garantir a manutenção do calendário de divulgação da lista de aprovados.

Ufopa adia resultado do Vestibular 2020 por causa de suspensão do SiSU 2020/1
Conforme cronograma, lista de aprovados em processo seletivo que usa notas do Enem deveria sair hoje (28)

UFSC divulga 2ª chamada e 1º remanejamento do Vestibular Unificado 2020
Os selecionados deverão se atentar as etapas de matrículas, já que a primeira delas é a matrícula virtual e destinada a todas as modalidades de aprovados.

Famema 2020: confira o resultado do vestibular
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas no período de 05 a 07 de fevereiro, na sede da Famema.

Inscrições do ProUni 2020/1 estão suspensas
Apesar das inscrições do ProUni 2020/1 estarem suspensas, já está disponível a consulta as bolsas.

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.