Logo Super Vestibular

Abordagens sobre a economia açucareira no Enem

Neste texto oferecemos algumas dicas sobre o tema da economia açucareira no Enem, bem como uma análise de uma questão sobre o assunto.

Publicado por Cláudio Fernandes
O açúcar movimentou a economia brasileira no início da colonização
O açúcar movimentou a economia brasileira no início da colonização

Olá, pessoal! Tudo certo?!

Na dica de hoje para o Enem, trazemos alguns temas que podem ser abordados referentes à história econômica brasileira, em especial, a economia açucareira, que se desenvolveu no Nordeste brasileiro na época colonial. Trazemos também a análise de uma questão do Enem de 2011 que retratou exatamente esse assunto.

Na formação do Brasil, assim como na formação de outras nações que antes eram colônias de países europeus, as estratégias econômicas adotadas acabaram exercendo uma influência em toda a estrutura social e cultural de uma região ou mesmo de todo o país. Esse foi o caso da extração de ouro em Minas Gerais, notadamente em Ouro Preto e Mariana, a partir do século XVIII, e da produção de café em São Paulo a partir do século XIX. Assim como os períodos da economia cafeeira e da mineração, o período da economia centrada na produção do açúcar – isto é, os dois primeiros séculos da colonização, XVI e XVII –, em dada medida, moldou a região do Nordeste do Brasil, sobretudo onde se encontra o atual estado do Pernambuco.

Grandes obras de História e Antropologia, como as de Gilberto Freyre, e de Literatura, como as de José Lins do Rego, dedicaram-se a pensar a cultura brasileira, em geral, e a nordestina, em especial, a partir do apogeu e da crise da economia açucareira. Toda a sociedade que se desenvolveu a partir da montagem do engenho de açúcar, como a figura do patriarca, dos agregados, dos escravos, entre outros, foi exaustivamente estudada por intelectuais que, entre outras preocupações, destacaram o impacto exercido pela atividade econômica dessa região.

A questão de número 33 do caderno azul do Enem de 2011, apresentada a seguir, traz uma abordagem acerca desse tema. A resposta correta está marcada na cor verde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questão do Enem de 2011 que abordou o tema da economia açucareira
Questão do Enem de 2011 que abordou o tema da economia açucareira

A questão está montada a partir de um texto de Raymundo Campos extraído da obra Grandeza do Brasil no tempo de Antonil, que versa sobre a trajetória do uso do açúcar. Ela exige que o candidato assinale a alternativa que corresponda à razão pela qual o açúcar foi escolhido por Portugal para ser o produto inicial da colonização.

Sabe-se hoje que o comércio do açúcar movimentava um grande contingente de pessoas, que trabalhavam em diversos setores, e detinha uma dimensão transatlântica, isto é, para além das fronteiras terrestres de qualquer continente. O açúcar, produzido no Brasil, geralmente era refinado por holandeses no continente asiático. Ademais, as lavouras de cana e as operações do maquinário dos engenhos eram administradas com trabalho escravo. O tráfico de escravos negros também fazia parte de um ciclo intercontinental, o que gerava bastante lucro para muitas pessoas.

Das alternativas apresentadas pela questão, a letra A, que está correta, é a única que aponta para a lucratividade que o açúcar trazia a Portugal. Ainda que em outras alternativas apareçam sugestões relativas à mão de obra e às feitorias africanas, o contexto em que aparecem é incompatível com a proposta da questão.

Sendo assim, fique atento ao contexto de montagem do sistema colonial no Brasil e à atmosfera da economia açucareira. Não deixe de ser criterioso em suas leituras também. Uma interpretação incorreta pode ser fatal na prova do Enem.

Veja também

Resultado do SiSU 2020/1 já pode ser conferido
Convocados deverão comparecer às universidades entre os dias 29 de janeiro e 04 fevereiro

STJ autoriza divulgação do resultado do SiSU 2020/1
Decisão atende recurso protocolado no tribunal pela AGU para garantir a manutenção do calendário de divulgação da lista de aprovados.

Ufopa adia resultado do Vestibular 2020 por causa de suspensão do SiSU 2020/1
Conforme cronograma, lista de aprovados em processo seletivo que usa notas do Enem deveria sair hoje (28)

UFSC divulga 2ª chamada e 1º remanejamento do Vestibular Unificado 2020
Os selecionados deverão se atentar as etapas de matrículas, já que a primeira delas é a matrícula virtual e destinada a todas as modalidades de aprovados.

Famema 2020: confira o resultado do vestibular
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas no período de 05 a 07 de fevereiro, na sede da Famema.

Inscrições do ProUni 2020/1 estão suspensas
Apesar das inscrições do ProUni 2020/1 estarem suspensas, já está disponível a consulta as bolsas.

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.