Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp

Abordagens sobre a economia açucareira no Enem

Neste texto oferecemos algumas dicas sobre o tema da economia açucareira no Enem, bem como uma análise de uma questão sobre o assunto.

Publicado por Cláudio Fernandes
O açúcar movimentou a economia brasileira no início da colonização
O açúcar movimentou a economia brasileira no início da colonização

Olá, pessoal! Tudo certo?!

Na dica de hoje para o Enem, trazemos alguns temas que podem ser abordados referentes à história econômica brasileira, em especial, a economia açucareira, que se desenvolveu no Nordeste brasileiro na época colonial. Trazemos também a análise de uma questão do Enem de 2011 que retratou exatamente esse assunto.

Na formação do Brasil, assim como na formação de outras nações que antes eram colônias de países europeus, as estratégias econômicas adotadas acabaram exercendo uma influência em toda a estrutura social e cultural de uma região ou mesmo de todo o país. Esse foi o caso da extração de ouro em Minas Gerais, notadamente em Ouro Preto e Mariana, a partir do século XVIII, e da produção de café em São Paulo a partir do século XIX. Assim como os períodos da economia cafeeira e da mineração, o período da economia centrada na produção do açúcar – isto é, os dois primeiros séculos da colonização, XVI e XVII –, em dada medida, moldou a região do Nordeste do Brasil, sobretudo onde se encontra o atual estado do Pernambuco.

Grandes obras de História e Antropologia, como as de Gilberto Freyre, e de Literatura, como as de José Lins do Rego, dedicaram-se a pensar a cultura brasileira, em geral, e a nordestina, em especial, a partir do apogeu e da crise da economia açucareira. Toda a sociedade que se desenvolveu a partir da montagem do engenho de açúcar, como a figura do patriarca, dos agregados, dos escravos, entre outros, foi exaustivamente estudada por intelectuais que, entre outras preocupações, destacaram o impacto exercido pela atividade econômica dessa região.

A questão de número 33 do caderno azul do Enem de 2011, apresentada a seguir, traz uma abordagem acerca desse tema. A resposta correta está marcada na cor verde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questão do Enem de 2011 que abordou o tema da economia açucareira
Questão do Enem de 2011 que abordou o tema da economia açucareira

A questão está montada a partir de um texto de Raymundo Campos extraído da obra Grandeza do Brasil no tempo de Antonil, que versa sobre a trajetória do uso do açúcar. Ela exige que o candidato assinale a alternativa que corresponda à razão pela qual o açúcar foi escolhido por Portugal para ser o produto inicial da colonização.

Sabe-se hoje que o comércio do açúcar movimentava um grande contingente de pessoas, que trabalhavam em diversos setores, e detinha uma dimensão transatlântica, isto é, para além das fronteiras terrestres de qualquer continente. O açúcar, produzido no Brasil, geralmente era refinado por holandeses no continente asiático. Ademais, as lavouras de cana e as operações do maquinário dos engenhos eram administradas com trabalho escravo. O tráfico de escravos negros também fazia parte de um ciclo intercontinental, o que gerava bastante lucro para muitas pessoas.

Das alternativas apresentadas pela questão, a letra A, que está correta, é a única que aponta para a lucratividade que o açúcar trazia a Portugal. Ainda que em outras alternativas apareçam sugestões relativas à mão de obra e às feitorias africanas, o contexto em que aparecem é incompatível com a proposta da questão.

Sendo assim, fique atento ao contexto de montagem do sistema colonial no Brasil e à atmosfera da economia açucareira. Não deixe de ser criterioso em suas leituras também. Uma interpretação incorreta pode ser fatal na prova do Enem.

Veja também

MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023