1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. 7 dicas fundamentais para se preparar para o Enem

7 dicas fundamentais para se preparar para o Enem

Super Vestibular e Curso Poliedro reuniram as sete melhores dicas para se preparar para o Enem com sucesso.

Publicado por Adriano Lesme em Dicas para o Enem

Compartilhe


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova mais importante da vida de muitos jovens brasileiros. Sair bem no Enem pode significar uma vaga em universidade pública ou bolsa ou financiamento em faculdade particular. Por causa disso, a preparação para a prova deve ser levada a sério.

A preparação para o Enem exige tempo, disciplina e foco. Em parceria com o coordenador do Curso Poliedro, Vinicius Haidar, o Super Vestibular separou 7 dicas fundamentais para se preparar para o Enem. Confira!

1) Elabore um cronograma de estudos

A primeira grande dica é planejar seus estudos para o Enem com metas semanais. Assim fica mais difícil de perder-se ao longo das semanas em meio ao conteúdo denso. Inclua todas as matérias e frentes que precisa estudar para o Enem, priorizando tópicos que mais pesam nesta prova e que você tem mais dificuldade. 

Você pode montar um cronograma de estudos para o Enem, separando os horários das aulas, momentos de estudo em casa e tempo para descanso, lazer e atividade física.

2) Escolha um ambiente de estudo

Agora que você já sabe quando deve estudar, chegou a hora de definir onde. Um ambiente de estudo ideal é aquele que contém iluminação, ventilação e ausência de ruídos. Escolha um ambiente da sua casa com essas características e longe de distrações como televisão, comida e celular. Lembre-se que no seu cronograma de estudos você já separou um tempo para o “ócio”. Se não consegue se concentrar em casa, procure uma biblioteca ou cafeteria.

3) Comece pelos exercícios mais simples

Não inicie os estudos pelos exercícios mais complicados, porque é importante construir uma boa base antes de avançar para os problemas mais difíceis. A melhor maneira de estudar é se focar na teoria e na resolução dos exercícios, em nível crescente de dificuldade.

Acesse o Exercícios Mundo Educação

4) Faça simulados para o Enem

Permanecer horas focado e concentrado na resolução de questões não é uma tarefa simples. Por isso, o treino é essencial. Segundo Vinicius Haidar, o Simulado Enem auxilia na definição de quais matérias precisam de mais dedicação nos estudos e que o ajuda a se ambientar em dois aspectos importantes: a preparação física/emocional e o bom gerenciamento do tempo de prova”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dos simulados que sua escola ou cursinho aplicam, você pode fazer um Simulado online e gratuito para o Enem aqui no Super Vestibular.

5) Pratique redação

A redação é, talvez, a prova mais importante do Enem. Grandes universidades dão um peso maior para a redação do Enem nos seus vestibulares ou no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Por isso, escreva, pelo menos, uma redação por semana. 

Veja dicas de redação para o Enem

Escolha temas atuais, leia jornais e se informe sobre os problemas sociais do Brasil. “A leitura de jornais, revistas e conteúdo da internet é indispensável para o candidato se preparar e ter conhecimento para a produção da redação do Enem”, aponta o coordenador do Poliedro.

Um bom lugar para praticar a redação é no Banco de Redações do Brasil Escola, nosso parceiro.

6) Tire suas dúvidas

Durante os estudos, várias dúvidas podem aparecer. Anote todas elas e recorra ao professor para saná-las. Se você não anotar na hora, vai esquecer e só vai lembrar na hora da prova. Caso não esteja frequentando aulas e precisa que sua dúvida seja rapidamente esclarecida, acesse o Mundo Educação e pesquise a matéria que está tendo dificuldade.

7) Cuide da saúde

Algo não menos importante, mas que passa despercebido por alguns alunos e colégios, é o tempo para cuidar da saúde física e mental. A ausência de cuidados com a saúde pode afetar diretamente a qualidade dos estudos. 

Entenda como equilibrar estudo e descanso

“É preciso dormir bem (entre seis e oito horas diárias) e cuidar da alimentação, sem cometer exageros. Antes das provas, procure ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, como os integrais, que reduzirão o seu apetite durante a realização do Enem” - aconselha Haidar.

VEJA TAMBÉM

1 2