Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Enem
  3. Dicas para o Enem
  4. 7 dicas fundamentais para se preparar para o Enem

7 dicas fundamentais para se preparar para o Enem

Super Vestibular e Curso Poliedro reuniram as sete melhores dicas para se preparar para o Enem com sucesso.

Publicado por Adriano Lesme

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova mais importante da vida de muitos jovens brasileiros. Sair bem no Enem pode significar uma vaga em universidade pública ou bolsa ou financiamento em faculdade particular. Por causa disso, a preparação para a prova deve ser levada a sério.

A preparação para o Enem exige tempo, disciplina e foco. Em parceria com o coordenador do Curso Poliedro, Vinicius Haidar, o Super Vestibular separou 7 dicas fundamentais para se preparar para o Enem. Confira!

1) Elabore um cronograma de estudos

A primeira grande dica é planejar seus estudos para o Enem com metas semanais. Assim fica mais difícil de perder-se ao longo das semanas em meio ao conteúdo denso. Inclua todas as matérias e frentes que precisa estudar para o Enem, priorizando tópicos que mais pesam nesta prova e que você tem mais dificuldade. 

Você pode montar um cronograma de estudos para o Enem, separando os horários das aulas, momentos de estudo em casa e tempo para descanso, lazer e atividade física.

2) Escolha um ambiente de estudo

Agora que você já sabe quando deve estudar, chegou a hora de definir onde. Um ambiente de estudo ideal é aquele que contém iluminação, ventilação e ausência de ruídos. Escolha um ambiente da sua casa com essas características e longe de distrações como televisão, comida e celular. Lembre-se que no seu cronograma de estudos você já separou um tempo para o “ócio”. Se não consegue se concentrar em casa, procure uma biblioteca ou cafeteria.

3) Comece pelos exercícios mais simples

Não inicie os estudos pelos exercícios mais complicados, porque é importante construir uma boa base antes de avançar para os problemas mais difíceis. A melhor maneira de estudar é se focar na teoria e na resolução dos exercícios, em nível crescente de dificuldade.

Acesse o Exercícios Mundo Educação

4) Faça simulados para o Enem

Permanecer horas focado e concentrado na resolução de questões não é uma tarefa simples. Por isso, o treino é essencial. Segundo Vinicius Haidar, o Simulado Enem auxilia na definição de quais matérias precisam de mais dedicação nos estudos e que o ajuda a se ambientar em dois aspectos importantes: a preparação física/emocional e o bom gerenciamento do tempo de prova”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além dos simulados que sua escola ou cursinho aplicam, você pode fazer um Simulado online e gratuito para o Enem aqui no Super Vestibular.

5) Pratique redação

A redação é, talvez, a prova mais importante do Enem. Grandes universidades dão um peso maior para a redação do Enem nos seus vestibulares ou no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Por isso, escreva, pelo menos, uma redação por semana. 

Veja dicas de redação para o Enem

Escolha temas atuais, leia jornais e se informe sobre os problemas sociais do Brasil. “A leitura de jornais, revistas e conteúdo da internet é indispensável para o candidato se preparar e ter conhecimento para a produção da redação do Enem”, aponta o coordenador do Poliedro.

Um bom lugar para praticar a redação é no Banco de Redações do Brasil Escola, nosso parceiro.

6) Tire suas dúvidas

Durante os estudos, várias dúvidas podem aparecer. Anote todas elas e recorra ao professor para saná-las. Se você não anotar na hora, vai esquecer e só vai lembrar na hora da prova. Caso não esteja frequentando aulas e precisa que sua dúvida seja rapidamente esclarecida, acesse o Mundo Educação e pesquise a matéria que está tendo dificuldade.

7) Cuide da saúde

Algo não menos importante, mas que passa despercebido por alguns alunos e colégios, é o tempo para cuidar da saúde física e mental. A ausência de cuidados com a saúde pode afetar diretamente a qualidade dos estudos. 

Entenda como equilibrar estudo e descanso

“É preciso dormir bem (entre seis e oito horas diárias) e cuidar da alimentação, sem cometer exageros. Antes das provas, procure ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, como os integrais, que reduzirão o seu apetite durante a realização do Enem” - aconselha Haidar.

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.