Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Passei no Vestibular. E agora?

Passei no Vestibular. E agora?

Você sabe o que fazer depois de conferir seu nome na lista de aprovados do vestibular? Comemorar é o primeiro passo.

Publicado por Wanja Borges
Depois de comemorar aprovação no vestibular, estudantes devem efetuar a matrícula
Depois de comemorar aprovação no vestibular, estudantes devem efetuar a matrícula

Estresse na hora dos estudos, dúvida para decidir o curso e a universidade e nervosismo enquanto aguarda o resultado. Esses três momentos expressam, com propriedade, a realidade vivenciada pelos vestibulandos durante o período de preparação para ingresso no ensino superior. Nesta fase, a preocupação é tanta que muitos estudantes acabam deixando de pensar nos desdobramentos de uma possível aprovação e, por isso, perguntas simples, como “passei no vestibular, e agora?”, acabam ficando sem respostas. 

Em primeiro lugar, é hora de comemorar. Para muitos, passar no vestibular é a realização de um sonho, por isso, nada mais justo do que celebrar esta conquista. Reúna amigos e familiares, raspe a cabeça, pinte com batom o nome do curso e universidade no rosto, peça dinheiro no trânsito, participe do trote dos veteranos e faça tudo que tenha direito. Acalmados os ânimos, é hora de pensar na vida universitária. A primeira coisa a se fazer é checar as datas da matrícula.

Algumas instituições divulgam o cronograma de matrículas juntamente ao edital de abertura das inscrições. Entretanto, outras preferem definir o prazo somente após a divulgação da lista de aprovados. Se definido antecipadamente, basta conferir a data no Manual do Candidato ou outro documento do processo seletivo. Caso contrário, checar o site e redes sociais da universidade ou entrar em contato, via e-mail ou telefone, com a Secretaria Acadêmica pode ser uma boa opção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Documentação

Em seguida, basta separar a documentação pessoal e acadêmica, basicamente constituída por foto 3x4, certidão de nascimento, identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista, comprovante de endereço, comprovante de conclusão do ensino médio e histórico escolar. Algumas instituições exigem a apresentação de outros documentos, como no caso dos cotistas. Neste caso, basta conferir no edital. O importante é permanecer atento ao prazo, horário e local e não deixar a matrícula para a última hora.

Matrícula em disciplinas

Na maioria das universidades, após a efetivação da matrícula o estudante recebe um documento com as disciplinas em que ele foi matriculado, junto à carga horária, créditos, horários das aulas e outras informações. Algumas instituições preparam, ainda, uma programação especial para dar boas-vindas aos calouros, chamada de "calourada". No ato da matrícula, informe-se a respeito. Este é um importante momento para conhecer a estrutura e os serviços oferecidos pela instituição. 

Após seguir todos esses passos, é hora de relaxar, descansar e aguardar o início das aulas. O estudante pode aproveitar este intervalo para conhecer melhor o curso e a universidade. Os Diretórios Centrais dos Estudantes e os Centros Acadêmicos costumam ser bons refúgios para os novatos. É importante lembrar que a universidade é totalmente diferente da escola, por isso, organização, paciência, interesse e dedicação são algumas das características que farão uma grande diferença nessa trajetória. No mais, boa sorte (outra vez). 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.