Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Os pegas nas questões dos vestibulares

Os pegas nas questões dos vestibulares

Basicamente, todo processo seletivo de vestibular possui pegas, independente de qualquer que seja a disciplina ou matéria.

Publicado por Érica Caetano
O estudante precisa ter bastante atenção às questões do vestibular para não cair em pegas da prova
O estudante precisa ter bastante atenção às questões do vestibular para não cair em pegas da prova

Ao se preparar para um processo seletivo, todos sabem que dedicação, estudo e esforço são indispensáveis. Sabem também que é preciso ter muita atenção para não deixar que nada passe batido. Toda essa cautela precisa ser redobrada em se tratando dos famosos “pegas” presentes nas provas de vestibular.

Chamamos de pega ou pegadinha do vestibular aquelas questões que tendem a confundir o candidato, através de respostas parecidas ou semelhantes, que muitas vezes diferem da resposta correta por um detalhe, uma observação, um acréscimo ou falta de alguma coisa. Na tensão do momento, o candidato que não lê com atenção a questão acaba fazendo uma leitura superficial e de cara já acha uma alternativa que se encaixa com o que imagina ser a resposta correta, assinalando a opção errada.

As questões com pegas são tão bem elaboradas pela banca avaliadora que confundem até mesmo aqueles candidatos bem preparados. Na maioria das vezes esse recurso é utilizado para eliminar candidatos, principalmente em processos seletivos muito concorridos, com poucas vagas disponíveis.

Professores alertam que pegas podem ser encontrados em todas as provas e em praticamente todas as disciplinas. No entanto, afirmam que a probabilidade de estarem presentes nas provas de português é ainda maior. Por isso, recomendam que quanto maior for o domínio do candidato na disciplina de língua portuguesa, maior a chance de não cair em alguma questão com pegadinha.

Onde estão os pegas?

Dentre os itens com mais pegas nas provas do vestibular estão as questões ligadas ao uso da morfossintaxe, que confundem o candidato na interpretação de questões tanto objetivas quanto dissertativas. Outro item que prejudica muito é a falta de atenção na leitura dos enunciados das questões. Muitas vezes o enunciado deseja a alternativa incorreta, e o vestibulando, com a convicção de que está assinalando a alternativa pedida como correta, marca a opção errada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com as novas regras ortográficas, aqueles que não estão por dentro das mudanças também podem cair nos pegas referentes a esse assunto. A campeã dos pegas são questões ligadas ao uso do trema. Todas as palavras deixaram de ser escritas com trema. Por isso, é preciso ficar atento na hora de escrever textos ou de marcar alternativas que contenham a ortografia incorreta.

Outro item, ainda de língua portuguesa, que gera bastante confusão por conta do novo acordo ortográfico está ligado às vogais abertas. De acordo com a nova regra, as palavras paroxítonas com ditongos abertos nas sílabas tônicas, como éi e ói, não são mais acentuadas. Exemplos de paroxítonas que entram nessa regra e que perderam o acento: ideia, heroico, assembleia e espermatozoide.

Além desses exemplos citados acima, existem ainda inúmeros outros dentro da disciplina de português e em outras matérias. Por isso, sempre que for fazer uma prova, esteja calmo e preste muita atenção nas perguntas, enunciados e seus detalhes, para não sair prejudicado no vestibular. Boa sorte!

Veja também

UEPG encerra as inscrições do Vestibular de Verão 2019
No total, o vestibular oferta 728 vagas em cursos ministrados no campus de Ponta Grossa. Há ainda 18 vagas para o campus de Telêmaco Borba.

Começa hoje (15) o Vestibular 2019/2020 do IME
Candidatos de todo o Brasil precisam chegar aos locais de prova até 12h45, no horário de Brasília. Maior parte fará prova no Rio de Janeiro e Fortaleza.

UEMA publica local de prova do PAES 2020
Interessados nas mais de 4 mil vagas farão duas fases, com provas nos dias 20 de outubro e 9 de novembro

Etecs (SP): pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2020/1 podem ser feitos até amanhã
Podem solicitar o benefício estudantes que estejam desempregados ou tenham renda inferior a dois salários mínimos

IFPE recebe inscrições do Vestibular 2020/1
Estão sendo ofertadas 1.074 vagas no Vestibular 2020/1, sendo 60% para candidatos cotistas. Interessados em participar devem se inscrever até o dia 13 de novembro.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020/1 via provas e Enem da PUC Minas
Para os três cursos de Medicina são oferecidas 160 vagas, sendo 60 em Betim, 50 em Contagem e 50 em Poços de Caldas, já inclusas as vagas pelo Enem e bolsas de estudo.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020 de Medicina e demais cursos da Unifor é encerrado
Provas acontecem ainda este mês, no dia 20 de outubro. A Unifor está ofertando 3.145 vagas, sendo 100 para o curso de Medicina.

UFSC e UFFS finalizam inscrições do Vestibular Unificado 2020
Os interessados deverão pagar taxa de R$ 144. No momento da inscrição é preciso que o candidato escolhe entre uma das universidades, se UFSC ou UFFS.

Inscrições do Exame Discursivo do Vestibular 2020 da UERJ é finalizado
O Exame Discursivo 2020 será realizado no dia 1º de dezembro, das 9h às 14h, em vários municípios do Rio de Janeiro. Locais de prova saem ainda este mês.

Chega ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da UFGD
Os candidatos poderão acessar as informações de locais de prova em 08 de novembro. O Vestibular está previsto para o dia 24 seguinte, nos dois turnos.

No Espírito Santo, UVV realiza Vestibular 2020/1
Previsão é que lista de aprovados para as mais de 1,7 mil vagas saia no dia 20 de outubro

PUC-Rio realiza provas do Vestibular 2020
Processo seletivo também terá provas no próximo domingo, 20 de outubro. Estudantes concorrem a mais de 1,9 mil vagas.