Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Obras literárias no vestibular

Obras literárias no vestibular

É importante que o estudante faça a leitura das obras literárias do vestibular, pois além de obter conhecimento sobre elas, ele também ampliará o seu vocabulário.

Publicado por Érica Caetano
Não é recomendável substituir a leitura das obras por resumos
Não é recomendável substituir a leitura das obras por resumos

Não é de hoje que os vestibulares exigem a leitura de obras literárias e as suas respectivas análises como conteúdo das provas de língua portuguesa e literatura. O número de obras exigidas, bem como a abordagem de cada uma delas, pode variar de uma instituição para outra, mas o que não deve ser esquecido de forma alguma pelo estudante é a atenção especial que ele deve ter com a análise das obras no decorrer da preparação do processo seletivo.

Obras literárias para vestibular

Muitos vestibulandos não sabem ao certo como estudar essas obras, se devem ser lidas na íntegra ou se somente os resumos dos livros merecem atenção. Professores de literatura recomendam que seja feita a leitura de todas as obras de maneira integral, não sendo aconselhável somente a leitura superficial.

Outra dica é avaliar as questões dos vestibulares anteriores a fim de verificar o nível de dificuldade das perguntas. O resumo literário não precisa necessariamente ser descartado do material de estudos, entretanto, ele deve ser utilizado apenas como um material de apoio.

Organize-se

Para que o estudante não fique confuso, é interessante organizar um cronograma, estabelecendo a leitura de um livro por mês. A escolha deve seguir a ordem cronológica de literatura. Assim, é possível ter maior percepção do conteúdo e entender o motivo pelo qual as obras foram escolhidas para o processo seletivo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É preciso estar atento também à forma em que se analisa a obra e, principalmente, saber em que época ela foi escrita. Não se deve analisar somente o seu enredo. É necessário saber em que fase o autor da obra estava para que seja possível fazer uma relação e conexão com outros fatores da época em que ela foi escrita.

Encontrar com grupos de colegas para discutir a leitura de determinado livro pode ser interessante. Discutam entre si para analisarem se estão alinhados quanto à análise do livro. Isso ajuda a esclarecer dúvidas e a ajustar pareceres.

Muitas obras literárias foram transformadas em filme. Uma ótima opção para incrementar os estudos e fixar a análise é assistir a esse material baseado nas obras. Isso ajuda o vestibulando a recuperar algum momento importante de determinado personagem.

Por fim, a leitura das obras também o ajudará a ampliar o seu vocabulário, contribuindo em outros momentos das provas, em que uma rica argumentação e ideias concisas serão exigidos, como no caso da confecção da redação e de outras questões analíticas. Tendo em mente esses cuidados e fazendo tudo certo, o retorno será garantido. Boa sorte!

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.