Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. O que fazer no dia da prova

O que fazer no dia da prova

É importante o estudante tomar alguns cuidados no dia da prova do vestibular para não colocar todo o trabalho e preparação a perder.

Publicado por Érica Caetano
Vestibulandos precisam conhecer o caminho para o local da prova
Vestibulandos precisam conhecer o caminho para o local da prova

Você se preparou, permaneceu durante um ano num ritmo frenético de estudos, abdicou de saídas, passeios e noitadas para o grande dia e aí está ele, prestes a se realizar. Chegou o dia do seu vestibular. É completamente natural que nesse dia parte dos jovens esteja com os nervos a flor da pele, apreensivos, temendo o que os aguarda na tão esperada prova. Esse tipo de comportamento e receio é normal. O que o candidato não pode deixar acontecer é que o medo o domine, prejudicando seu desempenho no exame.

Além de toda a preparação durante o ano, alguns cuidados precisam ser tomados no dia do teste. Medidas simples, mas cautelosas, que vão garantir ao estudante maior tranquilidade na hora do vestibular.

Dormir bem

A primeira delas está ligada à quantidade de horas dormidas no dia anterior ao da prova. Nada de ficar estudando até mais tarde. Você já fez a sua parte no decorrer do ano e não vale a pena desgastar o cérebro agora com mais exercícios.

Faça uma revisão ou outra, somente a título de recapitulação do conteúdo e durma mais cedo, para acordar com o corpo e a mente descansados no dia seguinte. Afinal de contas, você terá que encarar uma prova extensa durante 4 ou 6 horas seguidas.

Alimentação

Outra recomendação importante está ligada à alimentação no dia da prova. Neste dia, o candidato precisa estar atento ao que comer desde o café da manhã ao almoço. Nada de alimentos pesados, de difícil digestão ou ainda que não tenha costume de comer.

O grande dia não é a ocasião mais adequada para experimentos gastronômicos. Lembre-se de que uma dor de barriga ou um incômodo digestivo não são aconselháveis durante a aplicação do teste. Dê preferência a uma alimentação leve e equilibrada, rica em frutas, verduras e cereais.

Para o local de prova leve uma água e algum alimento leve, caso sinta fome no decorrer do exame. Alguns estudantes gostam de levar balas e chocolates. Neste caso é preciso tomar cuidado somente com os excessos, para que eles não causem problemas estomacais e intestinais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que levar

Antes de se deslocar até o local onde irá realizar a prova (que você já terá ido conhecer antes, ter estudado o trajeto mais adequado, os horários previstos de ônibus etc.), separe todo o material necessário para a realização da prova.

Confira no edital o que é e o que não é permitido levar, a cor da tinta da caneta estipulada pela instituição para o preenchimento do cartão-resposta e a documentação necessária para apresentação no momento em que for adentrar na sala de prova. Para não passar por nenhum imprevisto, o indicado é levar o material para a realização do exame em duplicidade: duas canetas (no caso de uma delas falhar), duas borrachas, dois lápis e um apontador.

Não levar

Equipamentos eletrônicos como aparelhos celulares, relógios, pagers e outros do gênero não são aconselháveis de serem levados no dia do exame. Muitas instituições desclassificam o candidato por conta do porte desses aparelhos.

Para não correr risco de ser barrado no momento da entrada e você não ter para quem entregá-los, ou ainda acontecer o pior, de ser desclassificado no vestibular, o aconselhável é não levar. Caso queira saber o horário durante o teste, solicite ao fiscal de provas essa informação.

Chegue com antecedência

Evite também situações de estresse. Chegue com antecedência ao local de prova. O que você não precisa nesse dia é passar por momentos de tensão e afobação. Portanto, evite esse tipo de desgaste. Saia de casa mais cedo e corra de possíveis imprevistos. Muitas eventualidades podem acontecer no decorrer do trajeto, acarretando em atrasos, como acidentes no meio do percurso, chuvas inesperadas etc.

O resto é com você. Faça a prova com tranquilidade e serenidade, pois você se preparou e será capaz de realizar o exame com sucesso, afinal de contas, você sabe o que está fazendo e fez tudo adequadamente para o tão sonhado dia.

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.