Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. O que fazer no dia da prova

O que fazer no dia da prova

É importante o estudante tomar alguns cuidados no dia da prova do vestibular para não colocar todo o trabalho e preparação a perder.

Publicado por Érica Caetano
Vestibulandos precisam conhecer o caminho para o local da prova
Vestibulandos precisam conhecer o caminho para o local da prova

Você se preparou, permaneceu durante um ano num ritmo frenético de estudos, abdicou de saídas, passeios e noitadas para o grande dia e aí está ele, prestes a se realizar. Chegou o dia do seu vestibular. É completamente natural que nesse dia parte dos jovens esteja com os nervos a flor da pele, apreensivos, temendo o que os aguarda na tão esperada prova. Esse tipo de comportamento e receio é normal. O que o candidato não pode deixar acontecer é que o medo o domine, prejudicando seu desempenho no exame.

Além de toda a preparação durante o ano, alguns cuidados precisam ser tomados no dia do teste. Medidas simples, mas cautelosas, que vão garantir ao estudante maior tranquilidade na hora do vestibular.

Dormir bem

A primeira delas está ligada à quantidade de horas dormidas no dia anterior ao da prova. Nada de ficar estudando até mais tarde. Você já fez a sua parte no decorrer do ano e não vale a pena desgastar o cérebro agora com mais exercícios.

Faça uma revisão ou outra, somente a título de recapitulação do conteúdo e durma mais cedo, para acordar com o corpo e a mente descansados no dia seguinte. Afinal de contas, você terá que encarar uma prova extensa durante 4 ou 6 horas seguidas.

Alimentação

Outra recomendação importante está ligada à alimentação no dia da prova. Neste dia, o candidato precisa estar atento ao que comer desde o café da manhã ao almoço. Nada de alimentos pesados, de difícil digestão ou ainda que não tenha costume de comer.

O grande dia não é a ocasião mais adequada para experimentos gastronômicos. Lembre-se de que uma dor de barriga ou um incômodo digestivo não são aconselháveis durante a aplicação do teste. Dê preferência a uma alimentação leve e equilibrada, rica em frutas, verduras e cereais.

Para o local de prova leve uma água e algum alimento leve, caso sinta fome no decorrer do exame. Alguns estudantes gostam de levar balas e chocolates. Neste caso é preciso tomar cuidado somente com os excessos, para que eles não causem problemas estomacais e intestinais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que levar

Antes de se deslocar até o local onde irá realizar a prova (que você já terá ido conhecer antes, ter estudado o trajeto mais adequado, os horários previstos de ônibus etc.), separe todo o material necessário para a realização da prova.

Confira no edital o que é e o que não é permitido levar, a cor da tinta da caneta estipulada pela instituição para o preenchimento do cartão-resposta e a documentação necessária para apresentação no momento em que for adentrar na sala de prova. Para não passar por nenhum imprevisto, o indicado é levar o material para a realização do exame em duplicidade: duas canetas (no caso de uma delas falhar), duas borrachas, dois lápis e um apontador.

Não levar

Equipamentos eletrônicos como aparelhos celulares, relógios, pagers e outros do gênero não são aconselháveis de serem levados no dia do exame. Muitas instituições desclassificam o candidato por conta do porte desses aparelhos.

Para não correr risco de ser barrado no momento da entrada e você não ter para quem entregá-los, ou ainda acontecer o pior, de ser desclassificado no vestibular, o aconselhável é não levar. Caso queira saber o horário durante o teste, solicite ao fiscal de provas essa informação.

Chegue com antecedência

Evite também situações de estresse. Chegue com antecedência ao local de prova. O que você não precisa nesse dia é passar por momentos de tensão e afobação. Portanto, evite esse tipo de desgaste. Saia de casa mais cedo e corra de possíveis imprevistos. Muitas eventualidades podem acontecer no decorrer do trajeto, acarretando em atrasos, como acidentes no meio do percurso, chuvas inesperadas etc.

O resto é com você. Faça a prova com tranquilidade e serenidade, pois você se preparou e será capaz de realizar o exame com sucesso, afinal de contas, você sabe o que está fazendo e fez tudo adequadamente para o tão sonhado dia.

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.