Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. O ambiente de estudo ideal, como ter um?

O ambiente de estudo ideal, como ter um?

Características do ambiente de estudo podem afetar diretamente no rendimento do estudante.

Publicado por Wanja Borges
O ideal é que o ambiente de estudo esteja disponível sempre que necessário
O ideal é que o ambiente de estudo esteja disponível sempre que necessário

Você sabia que organizar um ambiente especial para os estudos é mais importante do que determinar o tempo que será reservado para a atividade? Segundo especialistas, a aprendizagem é diretamente influenciada por contextos sociais e pelo espaço físico, ou seja, de nada vale dedicar horas para os estudos, se o recinto em que o estudante se encontra não contribui para sua concentração e rendimento. 

Fatores como iluminação, ventilação, cores e ruídos afetam diretamente na produtividade do vestibulando. Enquanto uma sala escura, fria e barulhenta resulta em cansaço, fadiga e inquietação, um ambiente bem iluminado, fresco e razoavelmente silencioso é capaz de proporcionar bem-estar, tranquilidade e atenção. E o mais importante é que encontrar essas características não é tão difícil como parece.

Estudando em casa

Em casa, por exemplo, o ideal é reservar um cômodo que esteja disponível sempre que necessário. O quarto é um dos espaços mais utilizados pelos vestibulandos por se tratar de um ambiente onde é possível ter privacidade sem tantas distrações e interrupções. Neste caso, o ideal é delimitar muito bem os dois ambientes para não correr o risco de o estudo acabar na cama. 

Como estudar para o vestibular sozinho

Além de desligar o telefone, televisão e rádio, também é recomendável a utilização de uma mesa espaçosa, capaz de organizar os materiais do dia com os de apoio, otimizar o aprendizado e diminuir o tempo de realização das tarefas. Uma cadeira confortável, que permite o estudante manter sua postura, e um quadro de avisos, para exposição de comunicados importantes, também são aconselháveis. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fora de casa

Agora se a casa é pequena ou se o vestibulando divide o quarto com um irmão, por exemplo, recorrer a ambientes públicos pode ser uma boa alternativa. Bibliotecas municipais, salas de estudos nos cursinhos, parques, livrarias e cafeterias são algumas das opções disponíveis. Como neste caso não é possível ter todo o material didático por perto, o ideal é administrar a rotina, definindo qual conteúdo será estudado a cada dia. 

Mais importante do que a facilidade de adaptação do estudante com o ambiente, é sua identificação com o espaço. O recinto precisa, em primeiro lugar, respeitar o estilo pessoal do indivíduo. Se o vestibulando não gosta de silêncio, não há problemas em deixar o som ligado, desde que a música não atrapalhe sua concentração. Para situações como esta, músicas instrumentais são as mais aconselháveis. 

Vale ressaltar, ainda, que o ideal é fazer testes, com as várias opções disponíveis, para descobrir qual se ajusta melhor ao perfil e às necessidades do vestibulando. Fugir de exageros e priorizar o equilíbrio são os melhores métodos para escolher o ambiente. Agora que você já sabe como um espaço apropriado pode contribuir para a otimização dos estudos, que tal começar a organizar o seu? 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.