Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Namorar ou não em época de vestibular?

Namorar ou não em época de vestibular?

Especialistas acreditam que o namoro pode contribuir positivamente para os estudos do vestibular, desde que a preparação e a rotina sejam mantidas.

Publicado por Érica Caetano
Há vários pontos de vistas sobre namorar ou não em época de vestibular
Há vários pontos de vistas sobre namorar ou não em época de vestibular

O período de vestibular coincide justamente com a época em que muitos jovens começam a ter os primeiros envolvimentos sentimentais e namoros. Muitas pessoas, principalmente os pais, ficam preocupadas em relação a esses prematuros relacionamentos estarem acontecendo nessa fase tão importante e de tantas cobranças na vida do jovem. Mas será que realmente o namoro pode atrapalhar o rendimento do candidato afetando sua rotina de estudos?

A opinião entre psicólogos, professores e demais especialistas da área educacional é unânime. O namoro nessa fase tensa que é a do pré-vestibular pode ser muito benéfico para o estudante, desde que sejam estabelecidos e obedecidos critérios de prioridade, datas e horários marcados que não prejudiquem a rotina de estudo.

Compreensão, paciência e carinho são ingredientes fundamentais para que a relação seja uma forma de aliviar a tensão que os vestibulandos estão passando. Se o jovem pensa em estudo 100% de seu dia, acaba tendo o que é chamado de “efeito contrário”, pois seu rendimento diminui drasticamente.

Tome alguns cuidados

Para que o relacionamento não acabe comprometendo a preparação para o vestibular é importante distribuir o tempo em atividades de estudo e em momentos de descontração, com o namoro ou até mesmo com os amigos. Ficar alheio às coisas ao redor pode acabar deixando o estudante deprimido.

Por isso, é interessante dialogar com o companheiro ou companheira e criar regras para o relacionamento. Por exemplo, nessa fase não dá para se encontrar todos os dias, não é verdade? O fato de não se encontrarem todos os dias não quer dizer que um goste mais ou menos do outro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Maturidade

É preciso mais do que nunca ter maturidade para entender que, muitas vezes, o tempo e os encontros podem não ser como uma das partes gostaria, mas que é preciso ter foco e objetivo no momento de preparação para as provas dos vestibulares e Enem.

O entendimento precisa ser e vir de ambas as partes, a fim de evitar brigas, discussões e outros desentendimentos, pois essas sim podem desestruturar o candidato. Mas na maioria das vezes os parceiros conseguem entender bem essa fase e as suas abdicações.

É normal também que alguns namoros entrem em crise nesse período. Por a adolescência ser uma época de busca de novas experiências, talvez muitos não tenham maturidade para passar por isso. Mas ser compreensivo com o companheiro(a) é ainda a melhor forma de conseguir conciliar as duas coisas.

Apesar de muitos mitos criados sobre esse assunto, o mais importante realmente é saber separar o tempo e investir no namoro e no vestibular no período destinado a cada um. 

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.