Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Internet ajuda ou atrapalha os estudos?

Internet ajuda ou atrapalha os estudos?

Dependendo de como for a utilização da internet durante os estudos, ela pode ajudar como também atrapalhar a preparação do candidato.

Publicado por Érica Caetano
Como a internet pode ajudar ou atrapalhar os estudos do vestibular
Como a internet pode ajudar ou atrapalhar os estudos do vestibular

Sempre que se fala em preparação para o vestibular e o uso da internet, ouvimos as mais diversas reações. Para a maioria das pessoas, as duas coisas não combinam e não devem andar juntas. Para outras, é uma união benéfica, vista como uma ferramenta a mais de estudo e aprendizado.

A grande verdade é que os dois pontos de vista estão corretos em partes. Cabe ao vestibulando ter a responsabilidade e o bom senso de julgar até que ponto a internet pode ajudar ou atrapalhar os seus estudos. Mesmo que os pais tentem intervir, essa é uma postura que o candidato ao vestibular ou Enem deve ter e assumir sozinho, afinal de contas, ele é o principal interessado em conseguir aprovação na instituição que deseja e que vem se preparando exaustivamente.

Vilões

Para avaliar se realmente o uso da internet vem atrapalhando os seus estudos, é interessante analisar quantas horas você navega. Logo depois, veja com o que você gasta esse tempo. Se a resposta for em redes sociais, como Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter e Snapchat, além de outros jogos on-line e outras coisas que tiram a atenção, é hora de repensar a utilização da web durante a sua preparação para as provas.

Essas redes de relacionamento têm como principal característica a interação. E a interação, no caso do vestibulando, torna-se sinônimo de grande distração, fazendo com que ele perca horas valiosas de estudos navegando por esses aplicativos. Portanto, no ano do vestibular, é necessário ter cautela quanto ao uso da internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Benefícios

Mas há outro ponto de vista. Alguns professores veem a internet como uma aliada na complementação dos estudos, desde que seu uso seja consciente, com disciplina e foco, não sendo utilizada em todo o tempo somente para sites de relacionamento.

Na internet, há inúmeros blogs, jornais, sites, vídeos e portais de educação, como é o caso do Mundo Educação, com conteúdos que agregam e beneficiam o estudo dos candidatos ao vestibular. Esse meio de aprendizado pode auxiliar o estudante, já que traz uma grande quantidade de informações em um curto espaço de tempo. A cautela precisa ficar justamente na seleção dos conteúdos e sites para otimizar o tempo na internet e evitar distrações.

Dicas

Atualmente, é possível encontrar material de estudo e notícias sobre questões da atualidade por meio da internet. No Super Vestibular, por exemplo, há notícias sobre Enem e vestibulares do país, download de provas para serem refeitas ou corrigidas, simulados online, videoaulas, além de conteúdos e curiosidades do Mundo Educação.

Vale salientar que mesmo com todas essas ferramentas disponíveis na internet, elas não devem ser as únicas fontes de conhecimento. O estudo por meio da leitura de livros e da resolução de exercícios é fundamental.

Nesse momento de preparação, é preciso autocontrole e organização de horários para utilizar as páginas de relacionamento que, de certa forma, não irão agregar em nada aos seus estudos. Aproveite para utilizar aquelas que irão te auxiliar de verdade. Tente fazer com que essa interação entre estudo e internet seja produtiva para você.

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.