Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Dicas
  3. Internet ajuda ou atrapalha os estudos?

Internet ajuda ou atrapalha os estudos?

A internet pode ser uma grande aliada como também uma vilã para aqueles que a utilizam para realizar os seus estudos.

Publicado por Érica Caetano
Dependendo de como for a utilização da internet durante os estudos, ela pode ajudar como também atrapalhar a preparação do candidato.
Dependendo de como for a utilização da internet durante os estudos, ela pode ajudar como também atrapalhar a preparação do candidato.
Crédito da Imagem: Shutterstock

A internet está consolidada como uma ótima ferramenta de estudo para vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Videoaulas, simulados, download de provas são algumas das várias opções de estudo que a internet oferece aos vestibulandos. Mas será que a internet só ajuda?

Muitos estudantes consideram benéfica a união entre internet e estudos, mas para outros as duas coisas não combinam e a internet mais atrapalha do que ajuda. A grande verdade é que isso vai depender da responsabilidade e bom senso do estudante.

Para te ajudar a decidir se a internet ajuda ou atrapalha nos estudos, listamos algumas vantagens e desvantagens.

Tópicos deste artigo

VANTAGENS

1-    Comodidade 

Uma das grandes vantagens para quem deseja utilizar a internet como aliada nos estudos está na comodidade de poder estudar em casa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 80% dos brasileiros possuem internet em casa.

Dificuldade e até atrasos por conta do trânsito ou fenômenos da natureza são riscos que o estudante que estuda pela internet não terá que correr com frequência. O conteúdo estará disponível na tela do computador, tablet ou smartphone.

2-    Flexibilidade

Uma outra vantagem é a flexibilidade, pois o estudante pode se organizar para realizar os seus estudos a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, desde que haja acesso à internet. Cabe ao estudante ter disciplina para determinar a sua própria rotina de estudos.

3-    Conteúdo disponível 24h por dia

Na internet, há inúmeros blogs, jornais, sites, vídeos e portais de educação, como é o caso do Mundo Educação, com conteúdo disponível 24 horas por dia. Os estudantes podem ler, reler e assistir a quantas vezes quiserem aulas, exercícios, debates, explicações e comentários. 

4-    Economia financeira

O estudo por meio da internet permite que estudantes se preparem com qualidade e com custo bem menor ao de cursos e aulas presenciais. O conteúdo está disponível na rede, sem a necessidade de uma estrutura física, como salas de aula de cursinhos preparatórios, por exemplo.

Além de poupar no valor da mensalidade de um cursinho presencial, o estudante pode economizar no transporte, material didático físico e alimentação.

5-    Conteúdo atualizado

A internet permite a atualização de conteúdo de maneira mais rápida e até em tempo real. Nos livros didáticos isso não é possível, exigindo que o estudante tenha que adquirir um novo livro a cada nova edição.

Pela internet também é possível acompanhar notícias sobre Enem, vestibulares e assuntos que podem aparecer em questões sobre atualidades.

No Super Vestibular, por exemplo, há notícias sobre o Enem e vestibulares do país, download de provas para serem refeitas ou corrigidas, simulados online, videoaulas, e outros conteúdos e curiosidades do Mundo Educação.

6-    Privacidade

Estudar pela internet pode ser uma boa para aqueles estudantes com dificuldade de concentração. Geralmente, o estudo é realizado em casa, sem aquela conversa incômoda de sala de aula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O estudante também pode optar por criar um grupo de estudo on-line somente com os amigos mais comprometidos e que podem lhe ajudar no aprendizado.

DESVANTAGENS

1-    Exige disciplina

Mesmo com todos os benefícios, há estudantes que não possuem perfil para estudar pela internet. Isso se deve à falta de disciplina que os mesmos possuem para ter o comprometimento que, muitas vezes, o estudo pela web deixa em aberto. 

Há casos em que os pais tentam intervir, mas essa é uma postura que o candidato ao vestibular ou Enem deve ter que assumir sozinho, afinal de contas, ele é o principal interessado em conseguir aprovação no curso que deseja.

2-    Exige organização

A falta de controle e organização dos estudos é um dos grandes pecados para quem escolhe a internet. Se não for determinado antes de tudo os dias e horários para os estudos, as chances de não conseguir se organizar são muito grandes. 

Prepare uma planilha semanal do seu plano de estudos e acesse as aulas nos momentos que você reservou para elas.

3-    Falta de interação interpessoal

Mesmo com muitas vantagens, algumas pessoas acabam não se adaptando aos estudos pela internet pela falta de interação entre pessoas, já que esta quase não existe, sendo somente a tela (com os conteúdos) e o estudante.

Para alguns, o processo de aprendizado é mais complicado e a interação humana ajuda no foco e no melhor entendimento dos conteúdos. 

4-    Tentações e distrações da rede

Nesse momento de preparação, é importante ter autocontrole para não perder tempo em páginas e aplicativos que não irão agregar em nada aos seus estudos. 

Aproveite para utilizar os sites que irão te auxiliar de verdade, como é o caso do Super Vestibular e do Mundo Educação. Tente fazer com que essa interação entre estudo e internet seja produtiva para você.

Para avaliar se realmente o uso da internet vem atrapalhando os seus estudos, é interessante analisar quantas horas você navega. Logo depois, veja com o que você gasta esse tempo.

Redes sociais, como Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter e Snapchat costumam ser os vilões do estudo pela internet. Essas redes de relacionamento têm como principal característica a interação, que para o vestibulando torna-se sinônimo de grande distração. Portanto, no ano do vestibular e Enem, é necessário ter cautela quanto ao uso da internet.


Dica

A internet pode ser uma boa aliada na complementação dos estudos, desde que seu uso seja consciente, com disciplina e foco, não sendo utilizada em todo o tempo somente para diversão e bate-papo.

Mas vale salientar que mesmo com todas essas ferramentas disponíveis na internet, elas não devem ser as únicas fontes de conhecimento. O estudo por meio da leitura de livros e da resolução de exercícios é fundamental.

Veja também

MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa
Inscrição do SiSU 2024 pode ser feita até esta quinta (25)
Mais de 264 mil vagas estão sendo disponibilizadas em 127 instituições de ensino superior no SiSU 2024
Inscrições do SiSU 2024 já podem ser feitas
Programa do MEC oferece mais de 264 mil vagas a estudantes que fizeram o Enem 2023
MEC divulga edital do Prouni 2024
É possível conquistar bolsas de estudo através da sua nota do Enem
Resultado do Enem 2023 está liberado
Provas do Enem 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. Veja como e onde usar as notas do Enem
Resultado do Enem 2023 será liberado amanhã (16)
Provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aconteceram nos dias 5 e 12 de novembro