Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Internet ajuda ou atrapalha os estudos?

Internet ajuda ou atrapalha os estudos?

Dependendo de como for a utilização da internet durante os estudos, ela pode ajudar como também atrapalhar a preparação do candidato.

Publicado por Érica Caetano
Como a internet pode ajudar ou atrapalhar os estudos do vestibular
Como a internet pode ajudar ou atrapalhar os estudos do vestibular

Sempre que se fala em preparação para o vestibular e o uso da internet, ouvimos as mais diversas reações. Para a maioria das pessoas, as duas coisas não combinam e não devem andar juntas. Para outras, é uma união benéfica, vista como uma ferramenta a mais de estudo e aprendizado.

A grande verdade é que os dois pontos de vista estão corretos em partes. Cabe ao vestibulando ter a responsabilidade e o bom senso de julgar até que ponto a internet pode ajudar ou atrapalhar os seus estudos. Mesmo que os pais tentem intervir, essa é uma postura que o candidato ao vestibular ou Enem deve ter e assumir sozinho, afinal de contas, ele é o principal interessado em conseguir aprovação na instituição que deseja e que vem se preparando exaustivamente.

Vilões

Para avaliar se realmente o uso da internet vem atrapalhando os seus estudos, é interessante analisar quantas horas você navega. Logo depois, veja com o que você gasta esse tempo. Se a resposta for em redes sociais, como Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter e Snapchat, além de outros jogos on-line e outras coisas que tiram a atenção, é hora de repensar a utilização da web durante a sua preparação para as provas.

Essas redes de relacionamento têm como principal característica a interação. E a interação, no caso do vestibulando, torna-se sinônimo de grande distração, fazendo com que ele perca horas valiosas de estudos navegando por esses aplicativos. Portanto, no ano do vestibular, é necessário ter cautela quanto ao uso da internet.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Benefícios

Mas há outro ponto de vista. Alguns professores veem a internet como uma aliada na complementação dos estudos, desde que seu uso seja consciente, com disciplina e foco, não sendo utilizada em todo o tempo somente para sites de relacionamento.

Na internet, há inúmeros blogs, jornais, sites, vídeos e portais de educação, como é o caso do Mundo Educação, com conteúdos que agregam e beneficiam o estudo dos candidatos ao vestibular. Esse meio de aprendizado pode auxiliar o estudante, já que traz uma grande quantidade de informações em um curto espaço de tempo. A cautela precisa ficar justamente na seleção dos conteúdos e sites para otimizar o tempo na internet e evitar distrações.

Dicas

Atualmente, é possível encontrar material de estudo e notícias sobre questões da atualidade por meio da internet. No Super Vestibular, por exemplo, há notícias sobre Enem e vestibulares do país, download de provas para serem refeitas ou corrigidas, simulados online, videoaulas, além de conteúdos e curiosidades do Mundo Educação.

Vale salientar que mesmo com todas essas ferramentas disponíveis na internet, elas não devem ser as únicas fontes de conhecimento. O estudo por meio da leitura de livros e da resolução de exercícios é fundamental.

Nesse momento de preparação, é preciso autocontrole e organização de horários para utilizar as páginas de relacionamento que, de certa forma, não irão agregar em nada aos seus estudos. Aproveite para utilizar aquelas que irão te auxiliar de verdade. Tente fazer com que essa interação entre estudo e internet seja produtiva para você.

Veja também

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.

Resultado do Vestibular 2020/1 do IFSudesteMG via Enem
Foram aceitos as edições do Enem dos anos entre 2017 e 2019 daqueles que não zeraram nenhuma prova.

URCA (CE) disponibiliza resultado do Vestibular 2020/1
O processo seletivo ocorreu nas cidades de Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha.

IFSuldeMinas libera resultado do Vestibular 2020/1
Selecionados para as mais de 900 vagas devem fazer registro acadêmico entre os dias 27 e 29 de janeiro

2ª chamada do Vestibular e SIS 2020 da UEA é publicada
O vestibular 2020 da UEA ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro. Os inscritos responderam 84 questões de conhecimentos gerais, 36 questões de conhecimentos específicos e uma redação. 

IFMG divulga resultado do Vestibular 2020/1 via Enem
Aqueles candidatos que desejarem entrar com recurso contra o resultado preliminar poderão apresentá-los por meio do site do Vestibular até 27 de janeiro.

Fuvest divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados para as mais de 8,3 mil vagas já devem fazer matrículas on-line a partir de amanhã (25)

ES: 1.700 bolsas de estudos são oferecidas pelo governo para quem realizou o Enem 2019
seleção dos estudantes será feita pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

FGV SP publica resultado do Vestibular 2020 de Administração
Aprovados para os cursos de Administração de Empresas e Administração Pública devem fazer matrículas on-line e registro acadêmico presencial

UESB publica local de prova do Vestibular 2020
Interessados nas mais de 1,1 mil vagas farão provas nos dias 2 e 3 de fevereiro em três cidades da Bahia

Acesse a 1ª reclassificação do Vestibular 2020/1 do Cederj
Selecionados já devem fazer registro acadêmico nesta sexta-feira (24), no polo de ensino de oferta do curso

UEAP recebe inscrições para Vestibular 2020 via Enem
Seleção oferece 630 vagas em diversos cursos de graduação. Há vagas reservadas para várias modalidades.