Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Instituto Federal: referência em educação

Instituto Federal: referência em educação

A oferta de todos os níveis de ensino no mesmo recinto é um dos principais diferenciais do Instituto Federal.

Publicado por Wanja Borges
Brasil conta com Instituto Federal em 27 estados, atualmente
Brasil conta com Instituto Federal em 27 estados, atualmente

Criados pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia representaram uma revolução na educação profissional e tecnológica brasileira. Presentes atualmente em 27 estados, os 38 institutos com seus 400 campi formam hoje a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e são originários, em sua maioria, das 19 Escolas de Aprendizes e Artífices.

Instituições voltadas prioritariamente para a formação da classe trabalhadora, as Escolas de Aprendizes e Artífices foram criadas em 1909. Quase 30 anos depois, em 1937, surgiram os Liceus Profissionais e, em 1949, as Escolas Industriais e Técnicas foram instituídas. Já a aparição das Escolas Técnicas se deu apenas em 1959. No final da década de 70, elas se transformaram em Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica e, em 2008, em Institutos Federais. 

Os Institutos, além de oferecerem ensino público, gratuito, democrático e de excelência, também atuam no fortalecimento do processo de inserção cidadã de milhões de jovens, seja por meio dos seus cursos superiores de bacharelado, licenciatura e tecnologia, seja pelos cursos técnicos e de pós-graduação. E é exatamente esse um de seus principais diferenciais: a oferta de todos os níveis de ensino em uma mesma instituição. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos Institutos Federais, os estudantes podem iniciar sua vida acadêmica já na Educação Básica, inclusive com o ensino médio integrado ao técnico, seguir pela graduação e continuar na instituição até a pós-graduação (especializações, mestrados e/ou doutorados). A alta qualidade do corpo docente e a infraestrutura diferenciada também são fatores que contribuem para seu sucesso. 

Autarquias federais detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, equiparados às universidades federais, os Institutos também possuem atuação decisiva no desenvolvimento local e regional ao oferecer formação contextualizada e preparação para o mercado de trabalho aos seus discentes, por meio de ações políticas, artísticas e culturais.

Em 2010, toda sua qualidade e sucesso foram comprovados, em nível internacional, quando o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (Pisa) elegeu os estudantes de colégios militares e institutos federais, que compõem o sistema federal, como uns dos melhores do mundo. Referência mundial em educação, os Institutos Federais beneficiam hoje mais de 500 mil alunos com toda sua qualidade. Seja você também um dos beneficiados!

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.