Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Há diferenças entre curso mais procurado e mais concorrido?

Há diferenças entre curso mais procurado e mais concorrido?

Muitos vestibulandos têm dúvida sobre o que quer dizer os números apontados nos dados sobre o curso mais procurado e o mais concorrido.

Publicado por Érica Caetano
Estudantes têm dúvidas quanto à diferença do curso mais procurado e o mais concorrido
Estudantes têm dúvidas quanto à diferença do curso mais procurado e o mais concorrido

Muitos jovens que se preparam para o vestibular estão fazendo essas provas pela primeira vez e, ao se depararem com o edital repleto de novas informações, termos e palavras desconhecidas, ficam em dúvida sobre os dados contidos nesse documento. Grande parte dessas informações diz respeito à aplicação das provas e dos cursos, e é comum no decorrer dos meses do período de inscrição do processo seletivo as instituições liberarem números referentes ao curso mais procurado e ao mais concorrido.

Apesar de parecer uma informação fácil de ser assimilada, nem todo mundo consegue entender muito bem a diferença entre essas duas informações. Outro fator também é que nem sempre esses dois dados são relacionados a um mesmo curso.

Vamos tentar esclarecer a principal diferença entre o curso mais procurado e o mais concorrido a fim de acabar com as possíveis dúvidas. Assim, quando você se deparar com essas indicações, irá saber facilmente, podendo assimilar o que cada uma quer dizer. Confira!

Curso mais concorrido

É tido como o curso mais concorrido aquele que possui maior número de candidatos inscritos em relação ao total de vagas oferecidas, sendo assim o curso mais disputado naquele vestibular. Se, por exemplo, determinado curso oferta 50 vagas e tem 1 mil inscritos, a relação é de 20 candidatos para cada vaga disponibilizada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curso mais procurado

Já o curso mais procurado é aquele em que se tem o maior número de inscritos, independente da quantidade de vagas ou até mesmo da relação candidato x vaga.  Assim, ele não é necessariamente o curso mais disputado, e sim o mais buscado. Esse fator irá depender do número de vagas oferecidas. É o caso de um curso oferecer 2 mil vagas e ter 4 mil inscritos. A relação, nesse caso, será somente de 2 candidatos por cada vaga.

Ter essas informações claras é de grande valia para o candidato, pois ele poderá ter noção de quantos estudantes concorrem a uma mesma vaga que ele ou se o seu curso é um dos mais procurados. Sabendo esses números é possível também ter mais consciência da importância que o vestibular tem, pois mostra o quanto é importante se dedicar e fazer uma boa preparação. Afinal de contas, a tarefa não é fácil e há muitos candidatos e concorrentes se preparando tão bem quanto você. Mas, lembre-se: faça a sua parte e dê o seu melhor. Essa é a melhor forma de alcançar a aprovação no vestibular que deseja. Boa sorte!

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.