1. Home
  2. Dicas
  3. Há diferenças entre curso mais procurado e mais concorrido?

Há diferenças entre curso mais procurado e mais concorrido?

Muitos vestibulandos têm dúvida sobre o que quer dizer os números apontados nos dados sobre o curso mais procurado e o mais concorrido.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

Estudantes têm dúvidas quanto à diferença do curso mais procurado e o mais concorrido
Estudantes têm dúvidas quanto à diferença do curso mais procurado e o mais concorrido

Muitos jovens que se preparam para o vestibular estão fazendo essas provas pela primeira vez e, ao se depararem com o edital repleto de novas informações, termos e palavras desconhecidas, ficam em dúvida sobre os dados contidos nesse documento. Grande parte dessas informações diz respeito à aplicação das provas e dos cursos, e é comum no decorrer dos meses do período de inscrição do processo seletivo as instituições liberarem números referentes ao curso mais procurado e ao mais concorrido.

Apesar de parecer uma informação fácil de ser assimilada, nem todo mundo consegue entender muito bem a diferença entre essas duas informações. Outro fator também é que nem sempre esses dois dados são relacionados a um mesmo curso.

Vamos tentar esclarecer a principal diferença entre o curso mais procurado e o mais concorrido a fim de acabar com as possíveis dúvidas. Assim, quando você se deparar com essas indicações, irá saber facilmente, podendo assimilar o que cada uma quer dizer. Confira!

Curso mais concorrido

É tido como o curso mais concorrido aquele que possui maior número de candidatos inscritos em relação ao total de vagas oferecidas, sendo assim o curso mais disputado naquele vestibular. Se, por exemplo, determinado curso oferta 50 vagas e tem 1 mil inscritos, a relação é de 20 candidatos para cada vaga disponibilizada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curso mais procurado

Já o curso mais procurado é aquele em que se tem o maior número de inscritos, independente da quantidade de vagas ou até mesmo da relação candidato x vaga.  Assim, ele não é necessariamente o curso mais disputado, e sim o mais buscado. Esse fator irá depender do número de vagas oferecidas. É o caso de um curso oferecer 2 mil vagas e ter 4 mil inscritos. A relação, nesse caso, será somente de 2 candidatos por cada vaga.

Ter essas informações claras é de grande valia para o candidato, pois ele poderá ter noção de quantos estudantes concorrem a uma mesma vaga que ele ou se o seu curso é um dos mais procurados. Sabendo esses números é possível também ter mais consciência da importância que o vestibular tem, pois mostra o quanto é importante se dedicar e fazer uma boa preparação. Afinal de contas, a tarefa não é fácil e há muitos candidatos e concorrentes se preparando tão bem quanto você. Mas, lembre-se: faça a sua parte e dê o seu melhor. Essa é a melhor forma de alcançar a aprovação no vestibular que deseja. Boa sorte!

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • 2ª chamada do Vestibular de Verão 2019 da Udesc é disponibilizada

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou o resultado da 2a chamada do seu Vestibular de Verão 2019, cujas provas foram aplicadas em 25 de novembro. Agora, os 510 aprovados deverão realizar matrículas hoje, 15 fevereiro, conforme os horários dos campi.

  • Saiu a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Fuvest

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) publicou a 4a  chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Foram chamados 200 nomes, sendo 169 candidatos novos e 31 remanejados em 87 cursos. Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h do dia 18 de fevereiro até as 16h do dia 19. 

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia

  • UESB solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) publicou a relação dos aprovados no Vestibular 2019. Os aprovados foram classificados da seguinte forma: os optantes por reserva de vagas, os optantes por quotas adicionais e os de ampla concorrência.

  • UEA disponibiliza 3ª chamada do SIS e Vestibular 2019

    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) soltou na tarde de ontem, 14 de fevereiro, a relação de aprovados em 3ª chamada no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2019-2021 e do Vestibular 2019. Os selecionados deverão fazer registro acadêmico de 18 a 20 de de fevereiro.