Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Falta uma semana para o vestibular. O que fazer?

Falta uma semana para o vestibular. O que fazer?

Segundo especialistas, manter o ritmo de estudos é a melhor forma de evitar o nervosismo na hora do vestibular.

Publicado por Wanja Borges
Manter o ritmo de estudos é a melhor forma de aproveitar a semana que antecede o vestibular
Manter o ritmo de estudos é a melhor forma de aproveitar a semana que antecede o vestibular

Depois de muitos dias de preparação, finalmente o grande dia se aproxima e, junto a ele, vêm a ansiedade, nervosismo e aflição. Enquanto alguns estudantes reservam a semana do vestibular para revisar os conteúdos apreendidos no decorrer do ano letivo, outros preferem descansar do estresse e da intensa rotina de estudos. É aí que fica a dúvida: o que fazer nos dias que antecedem o vestibular? Qual a melhor forma de encarar o tão esperado dia? 

Segundo especialistas, o mais importante é manter o ritmo. Abandonar totalmente os livros ou se dedicar integralmente a eles só vai deixar o vestibulando ainda mais angustiado e inquieto. Na reta final, o mais recomendável é revisar os assuntos conhecidos. Buscar aprender conteúdos novos pode deixar o candidato inseguro e, consequentemente, prejudicar seu rendimento na hora das provas. 

Rever as anotações nos cadernos e os resumos das obras literárias pode ser uma boa forma de refrescar a memória. Além disso, resolver algumas provas, aplicadas em anos interiores pela instituição, é outro método para revisar o conteúdo estudado, ter uma noção da abordagem utilizada pela universidade e, ainda, treinar o tempo gasto para resolução das questões e produção da redação. 

Por outro lado, também é importante se distrair. Para os estudantes que não conseguem aliar o estudo com o lazer, fica a dica: o descanso e a calma devem ser priorizados nessa reta final. Programas leves, como cinema com os amigos ou jantar com os pais, acabam sendo excelentes formas de controlar a ansiedade e afastar a preocupação. Arrumar uma ocupação para as horas vagas é outro meio de canalizar a atenção e energia do candidato.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fazer uma nova leitura do Manual do Candidato é outro fator importante. É preciso atentar para os horários de abertura e fechamento dos portões de acesso, a documentação que deve ser apresentada no dia das provas, os objetos cujo acesso é proibido e outras orientações gerais que garantam a participação do estudante no processo seletivo. De nada vale passar meses estudando e ser desclassificado no vestibular.     

Se houver condições, também é aconselhável fazer uma visita ao local de prova, analisando os diferentes caminhos e as condições do tráfego. Outra dica importante é deixar separados a documentação, canetas, cartão de inscrição e outros objetos que deverão ser levados no dia da prova. Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e comidas diferentes e garantir boas noites de sono também são boas formas de se preparar para o grande dia. No mais, é só confiar no seu potencial e arrasar na prova. Se você estudou, essa vitória já é sua. Não há o que temer. 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.