Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Energéticos durante o estudo: prós e contras

Energéticos durante o estudo: prós e contras

Uso de estimulantes para enfrentar a rotina de estudo tem sido cada vez mais comum entre vestibulandos.

Publicado por Wanja Borges
Bebidas energéticas devem ser consumidas com moderação durante o estudo
Bebidas energéticas devem ser consumidas com moderação durante o estudo

Recorrer às bebidas energéticas para aguentar a intensa rotina de estudos tem sido tão comum entre os jovens quanto passar noites em claro em decorrência do vestibular. Sinônimo de energia e estímulo, os energéticos são tidos muitas vezes como itens imprescindíveis no dia a dia dos vestibulandos, que muitas vezes desconhecem a composição dos produtos e, principalmente, seus malefícios, quando consumidos em exagero. 

Segundo dados federais apresentados pelos Estados Unidos, em 2011, a bebida energética foi citada como a principal causa de 20.783 atendimentos hospitalares de urgência, sendo que o maior grupo de pacientes estava na faixa dos 18 aos 25 anos.  No Brasil, entre 2006 e 2010, o crescimento do consumo desse tipo de produto foi de 325%, conforme pesquisa realizada pela Associação das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir). 

Enquanto bebidas energizantes, mais utilizadas por esportistas, possuem efeito isotônico e auxiliam na restauração do equilíbrio do organismo, as bebidas energéticas têm efeito estimulante e, se ingeridas indiscriminadamente, resultam em fortes efeitos colaterais como aceleração do batimento cardíaco, insônia e dependência. Vale ressaltar que, dependendo da dose e do organismo, as implicações podem ser ainda piores. 

Mesmo concedendo a falsa impressão de substituição do repouso, as bebidas à base de cafeína podem afetar diretamente a memória e a capacidade de concentração dos estudantes. Como esse tipo de bebida atua diretamente no Sistema Nervoso Central, para estimular o metabolismo da pessoa que o ingere, ela também pode agir no cérebro, retardando suas respostas e estímulos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale lembrar que o estado de alerta é temporário, por isso, quando o efeito da bebida passa, o cansaço geralmente é ainda maior e, em consequência disso, dores de cabeça e queimação costumam aparecer, sem pedir licença. Composto por cafeína, taurina e inusitol, prioritariamente, os energéticos também podem contribuir para a perda de cálcio e magnésio, causando, futuramente, uma possível osteoporose. 

Se for para recorrer a esse tipo de produto para manter a energia, os estimulantes naturais, como o guaraná, gengibre e ginseng, são os mais aconselháveis já que alteram o estado fisiológico do ser humano, comparando-o ao momento que a adrenalina é liberada pelo sistema, sem tanta agressão. Contudo, mesmo com composições diferentes, o resultado é o mesmo se ingerido em excesso, por isso, a moderação é sempre o melhor remédio. 

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.