Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Conferir ou não o gabarito do vestibular?

Conferir ou não o gabarito do vestibular?

Ao realizar a prova do vestibular, bate aquela insegurança em conferir ou não o gabarito.

Publicado por Érica Caetano
O receio em conferir a atuação no vestibular faz com que jovens fiquem em dúvida quanto a olhar ou não o gabarito
O receio em conferir a atuação no vestibular faz com que jovens fiquem em dúvida quanto a olhar ou não o gabarito

Assim que o vestibulando deixa a sala onde fazia prova, ele é tomado por aquela mistura de sentimentos que vão do alívio, pela prova ter acabado, à ansiedade, para averiguar o gabarito. Mas por mais incrível que possa parecer, existem aqueles que optam por não conferir as respostas com receio do resultado e de possíveis frustrações.

Para o estudante que deseja apurar o gabarito, a agonia é a mesma, já que através da conferência ele poderá verificar bons resultados, mas também poderá não ter alcançado a pontuação suficiente para uma próxima etapa ou até mesmo para a aprovação. Portanto, o medo de se decepcionar é geral.

Se você tomou coragem, conferiu e se deu bem, parabéns! Mas se você conferiu e viu que não foi dessa vez, respire fundo e conforme-se. Levante a cabeça, avalie quais foram os seus pontos fracos para iniciar novamente a dedicação ao vestibular pegando firme nas falhas.

A questão de conferir ou não o gabarito é uma decisão muito pessoal. Existem aqueles que decidem não olhar e não sofrem com isso, até esquecem e só se preocupam quando realmente o resultado oficial sai, e ele pode então tirar a prova se acertou ou não as questões. Já se você escolheu não conferir, mas fica “matutando” aquilo o tempo todo, não conseguindo se concentrar ou pensar em outra coisa, talvez seja aconselhável que você veja logo o gabarito. Assim, poderá saber quais diretrizes tomar em seguida, se é a de comemorar ou iniciar o processo de estudos novamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro ponto que deve ser pesado pelo estudante que está na dúvida sobre conferir ou não as provas é que ele pode se surpreender. Por exemplo, o candidato pode conferir que foi mal no primeiro dia e que precisará se dedicar bem mais nos próximos dias de prova (caso haja), avaliando os pontos a que deve se prender, preocupar-se etc. Há casos também que a conferência revela grandes surpresas, como sair muito melhor do que se esperava.Mas essa decisão dependerá única e exclusivamente do estudante. Só você poderá saber o que fazer, não existe uma regra geral. Cada vestibulando deverá agir como se sentir melhor. Boa sorte!

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.