Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Conferir ou não o gabarito do vestibular?

Conferir ou não o gabarito do vestibular?

Ao realizar a prova do vestibular, bate aquela insegurança em conferir ou não o gabarito.

Publicado por Érica Caetano
O receio em conferir a atuação no vestibular faz com que jovens fiquem em dúvida quanto a olhar ou não o gabarito
O receio em conferir a atuação no vestibular faz com que jovens fiquem em dúvida quanto a olhar ou não o gabarito

Assim que o vestibulando deixa a sala onde fazia prova, ele é tomado por aquela mistura de sentimentos que vão do alívio, pela prova ter acabado, à ansiedade, para averiguar o gabarito. Mas por mais incrível que possa parecer, existem aqueles que optam por não conferir as respostas com receio do resultado e de possíveis frustrações.

Para o estudante que deseja apurar o gabarito, a agonia é a mesma, já que através da conferência ele poderá verificar bons resultados, mas também poderá não ter alcançado a pontuação suficiente para uma próxima etapa ou até mesmo para a aprovação. Portanto, o medo de se decepcionar é geral.

Se você tomou coragem, conferiu e se deu bem, parabéns! Mas se você conferiu e viu que não foi dessa vez, respire fundo e conforme-se. Levante a cabeça, avalie quais foram os seus pontos fracos para iniciar novamente a dedicação ao vestibular pegando firme nas falhas.

A questão de conferir ou não o gabarito é uma decisão muito pessoal. Existem aqueles que decidem não olhar e não sofrem com isso, até esquecem e só se preocupam quando realmente o resultado oficial sai, e ele pode então tirar a prova se acertou ou não as questões. Já se você escolheu não conferir, mas fica “matutando” aquilo o tempo todo, não conseguindo se concentrar ou pensar em outra coisa, talvez seja aconselhável que você veja logo o gabarito. Assim, poderá saber quais diretrizes tomar em seguida, se é a de comemorar ou iniciar o processo de estudos novamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro ponto que deve ser pesado pelo estudante que está na dúvida sobre conferir ou não as provas é que ele pode se surpreender. Por exemplo, o candidato pode conferir que foi mal no primeiro dia e que precisará se dedicar bem mais nos próximos dias de prova (caso haja), avaliando os pontos a que deve se prender, preocupar-se etc. Há casos também que a conferência revela grandes surpresas, como sair muito melhor do que se esperava.Mas essa decisão dependerá única e exclusivamente do estudante. Só você poderá saber o que fazer, não existe uma regra geral. Cada vestibulando deverá agir como se sentir melhor. Boa sorte!

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.