Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Conciliando trabalho e estudo para o vestibular

Conciliando trabalho e estudo para o vestibular

O vestibulando que possui jornada dupla de trabalhar e estudar para o vestibular deve ser ainda mais organizado e dedicado por conta de sua escassez de tempo.

Publicado por Érica Caetano
Alguns estudante além de se dedicarem ao vestibular, precisam dividir a tarefa com atividades profissionais
Alguns estudante além de se dedicarem ao vestibular, precisam dividir a tarefa com atividades profissionais

Nem todos os estudantes que se preparam para o vestibular podem gozar de todo o seu tempo para dedicar aos estudos. Muitos precisam conciliar a dedicação para o vestibular com atividades profissionais, tendo tempo muito escasso para o estudo, a leitura e a resolução de exercícios de fixação. Entretanto, mesmo sendo mais difícil a preparação para as provas, nada impede que sejam tão capazes quanto os demais de ingressarem em uma instituição de ensino superior.

Estudo aprofundado e especializado requer tempo e dedicação. Esses dois fatores acabam sendo muito complicados para quem trabalha e estuda. Então, o que fazer para conciliar as duas atividades? O caminho não é fácil e às vezes até mais cansativo. Por isso, o estudante que trabalha, mas que deseja obter a aprovação no vestibular, deve ter consciência de que é preciso aproveitar todo o tempo que possui disponível para a dedicação ao vestibular. E quem realmente deseja uma vaga em instituições concorridas precisa levar a sério esse desafio. É necessário aproveitar todos os minutos livres, inclusive aproveitando o horário do almoço e outras pausas das atividades profissionais.

Como essa jornada dupla é bem mais cansativa, é preciso que o candidato tenha também força de vontade dobrada. A melhor forma, nesse caso, é aproveitar o tempo e horas vagas que surgem no decorrer do dia, como os intervalos, além dos finais de semana, que devem se tornar o momento de dedicação integral para a confecção de resumos, resolução de exercícios, produção de redações etc.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Procure também acompanhar aulas e questões comentadas pela internet. Atualmente, é possível encontrar muito conteúdo nesse formato na rede. Esta é mais uma forma de poder se dedicar entre as folgas das atividades profissionais, já que hoje o acesso à internet é bem facilitado, sendo possível acessar até via celular.

Mesmo com toda a correria e dedicação que as duas atividades possam trazer, é importante também estabelecer um horário ou período de descanso entre os afazeres profissionais e os estudos. Pesquisas já comprovaram que estudos por horas consecutivas sem o devido intervalo podem acarretar em rendimentos inferiores à média esperada. Por isso, separe um momento de relaxamento.

Além disso, lembre-se de que o mais importante é não se desesperar, pois tudo é uma questão de organização das atividades e do tempo. Fazendo isso, o vestibular será uma etapa tranquila que você irá vencer com êxito.

Assista às nossas videoaulas

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.