Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como se adaptar ao ensino superior?

Como se adaptar ao ensino superior?

Tido como um período de mudanças na vida acadêmica e pessoal do estudante, acesso ao ensino superior exige dedicação e responsabilidade.

Publicado por Wanja Borges
Dedicação, organização e responsabilidade são fundamentais para enfrentar as dificuldades encontradas no ingresso no ensino superior
Dedicação, organização e responsabilidade são fundamentais para enfrentar as dificuldades encontradas no ingresso no ensino superior

Com a aprovação no vestibular, muitos estudantes passam a acreditar que a ansiedade, angústia e nervosismo, decorrentes do período preparatório, foram vencidos. O que muitas vezes eles esquecem é que o acesso ao ensino superior representa um período de mudanças e que, com isso, parte significativa dos vestibulandos acaba enfrentando sérias dificuldades de adaptação e revivendo todos esses sentimentos indesejados.   

Essa situação é ainda mais intensa quando o estudante precisa mudar de cidade e, consequentemente, sair da casa dos pais. Para alguns, essa mudança de rotina pode significar a conquista da independência e autonomia. Para outros, não passa de perda de referências. É natural que o primeiro ano do curso seja difícil, mas é importante entender que este é o período decisivo para a permanência do aluno no ensino superior e, portanto, para o seu sucesso acadêmico. 

Ao mesmo tempo em que o estudante se sente aliviado de não precisar mais dedicar horas do seu dia para atingir o objetivo de passar em um vestibular, ele também pode estranhar o ambiente da Universidade e, principalmente, começar a se preocupar com o fato de estar dando os primeiros passos da sua carreira profissional. A dificuldade de entrosamento e a insegurança de tomar decisões são os principais enigmas detectados. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale ressaltar que esta é uma fase de amadurecimento. Para aproveitar as oportunidades oferecidas, o calouro precisa de dedicação, organização e responsabilidade para vencer as dificuldades. Mais do que um avanço intelectual e profissional, os estudantes também são condicionados a uma mudança de comportamento, principalmente porque, na universidade, eles irão conviver com pessoas de diferentes idades, classes sociais e princípios. 

O relacionamento com os pais também tem importância decisiva nessa fase de adaptação. É importante que a família esteja por perto, sempre acompanhando a vida acadêmica do vestibulando. Inteirar-se sobre sua rotina de estudos, amizades e dificuldades pode ajudar o estudante a encontrar soluções mais facilmente para os possíveis problemas diagnosticados por essa transição para a vida adulta.     

Enfim, dificuldades sempre existirão, mas vale lembrar que depois da tempestade, vem a calmaria. Por isso, o ideal é deixar a resistência de lado, esforçar-se para vencer mais essa etapa da vida e depois comemorar os ensinamentos aprendidos, as dificuldades vencidas e, principalmente, os laços de amizades conquistados. Como já dizia Augusto Cury, a vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um bom aluno. 

 

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.