Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como se adaptar ao ensino superior?

Como se adaptar ao ensino superior?

Tido como um período de mudanças na vida acadêmica e pessoal do estudante, acesso ao ensino superior exige dedicação e responsabilidade.

Publicado por Wanja Borges
Dedicação, organização e responsabilidade são fundamentais para enfrentar as dificuldades encontradas no ingresso no ensino superior
Dedicação, organização e responsabilidade são fundamentais para enfrentar as dificuldades encontradas no ingresso no ensino superior

Com a aprovação no vestibular, muitos estudantes passam a acreditar que a ansiedade, angústia e nervosismo, decorrentes do período preparatório, foram vencidos. O que muitas vezes eles esquecem é que o acesso ao ensino superior representa um período de mudanças e que, com isso, parte significativa dos vestibulandos acaba enfrentando sérias dificuldades de adaptação e revivendo todos esses sentimentos indesejados.   

Essa situação é ainda mais intensa quando o estudante precisa mudar de cidade e, consequentemente, sair da casa dos pais. Para alguns, essa mudança de rotina pode significar a conquista da independência e autonomia. Para outros, não passa de perda de referências. É natural que o primeiro ano do curso seja difícil, mas é importante entender que este é o período decisivo para a permanência do aluno no ensino superior e, portanto, para o seu sucesso acadêmico. 

Ao mesmo tempo em que o estudante se sente aliviado de não precisar mais dedicar horas do seu dia para atingir o objetivo de passar em um vestibular, ele também pode estranhar o ambiente da Universidade e, principalmente, começar a se preocupar com o fato de estar dando os primeiros passos da sua carreira profissional. A dificuldade de entrosamento e a insegurança de tomar decisões são os principais enigmas detectados. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale ressaltar que esta é uma fase de amadurecimento. Para aproveitar as oportunidades oferecidas, o calouro precisa de dedicação, organização e responsabilidade para vencer as dificuldades. Mais do que um avanço intelectual e profissional, os estudantes também são condicionados a uma mudança de comportamento, principalmente porque, na universidade, eles irão conviver com pessoas de diferentes idades, classes sociais e princípios. 

O relacionamento com os pais também tem importância decisiva nessa fase de adaptação. É importante que a família esteja por perto, sempre acompanhando a vida acadêmica do vestibulando. Inteirar-se sobre sua rotina de estudos, amizades e dificuldades pode ajudar o estudante a encontrar soluções mais facilmente para os possíveis problemas diagnosticados por essa transição para a vida adulta.     

Enfim, dificuldades sempre existirão, mas vale lembrar que depois da tempestade, vem a calmaria. Por isso, o ideal é deixar a resistência de lado, esforçar-se para vencer mais essa etapa da vida e depois comemorar os ensinamentos aprendidos, as dificuldades vencidas e, principalmente, os laços de amizades conquistados. Como já dizia Augusto Cury, a vida é uma grande universidade, mas pouco ensina a quem não sabe ser um bom aluno. 

 

Veja também

UEPG encerra as inscrições do Vestibular de Verão 2019
No total, o vestibular oferta 728 vagas em cursos ministrados no campus de Ponta Grossa. Há ainda 18 vagas para o campus de Telêmaco Borba.

Começa hoje (15) o Vestibular 2019/2020 do IME
Candidatos de todo o Brasil precisam chegar aos locais de prova até 12h45, no horário de Brasília. Maior parte fará prova no Rio de Janeiro e Fortaleza.

UEMA publica local de prova do PAES 2020
Interessados nas mais de 4 mil vagas farão duas fases, com provas nos dias 20 de outubro e 9 de novembro

Etecs (SP): pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2020/1 podem ser feitos até amanhã
Podem solicitar o benefício estudantes que estejam desempregados ou tenham renda inferior a dois salários mínimos

IFPE recebe inscrições do Vestibular 2020/1
Estão sendo ofertadas 1.074 vagas no Vestibular 2020/1, sendo 60% para candidatos cotistas. Interessados em participar devem se inscrever até o dia 13 de novembro.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020/1 via provas e Enem da PUC Minas
Para os três cursos de Medicina são oferecidas 160 vagas, sendo 60 em Betim, 50 em Contagem e 50 em Poços de Caldas, já inclusas as vagas pelo Enem e bolsas de estudo.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020 de Medicina e demais cursos da Unifor é encerrado
Provas acontecem ainda este mês, no dia 20 de outubro. A Unifor está ofertando 3.145 vagas, sendo 100 para o curso de Medicina.

UFSC e UFFS finalizam inscrições do Vestibular Unificado 2020
Os interessados deverão pagar taxa de R$ 144. No momento da inscrição é preciso que o candidato escolhe entre uma das universidades, se UFSC ou UFFS.

Inscrições do Exame Discursivo do Vestibular 2020 da UERJ é finalizado
O Exame Discursivo 2020 será realizado no dia 1º de dezembro, das 9h às 14h, em vários municípios do Rio de Janeiro. Locais de prova saem ainda este mês.

Chega ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da UFGD
Os candidatos poderão acessar as informações de locais de prova em 08 de novembro. O Vestibular está previsto para o dia 24 seguinte, nos dois turnos.

No Espírito Santo, UVV realiza Vestibular 2020/1
Previsão é que lista de aprovados para as mais de 1,7 mil vagas saia no dia 20 de outubro

PUC-Rio realiza provas do Vestibular 2020
Processo seletivo também terá provas no próximo domingo, 20 de outubro. Estudantes concorrem a mais de 1,9 mil vagas.