Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como saber se estou preparado para a Universidade?

Como saber se estou preparado para a Universidade?

Após o vestibular e a aprovação, chega a hora do calouro iniciar sua vida universitária.

Publicado por Érica Caetano
Rotina na faculdade é bem diferente do ensino médio
Rotina na faculdade é bem diferente do ensino médio

Após o período intenso de preparação para o vestibular, finalmente você conseguiu sua aprovação. Alguns meses se passaram, você já realizou sua matrícula e as aulas na universidade estão prestes a começar. É nessa hora que os recém-universitários começam a ficar receosos e indagam: será que estou preparado para a vida na universidade?

Realmente, só quem já passou por isso para saber. E se engana quem pensa que os dias serão de intensa farra e vida boa. Pelo contrário, a partir de agora é você por você mesmo. Aquele estudante que está acostumado a ter o professor cobrando o conteúdo da aula e os exercícios, avaliando se você está por dentro ou não da matéria e pedindo para você copiar o conteúdo do quadro não vai existir mais. Você é quem deverá ter essa responsabilidade e esses cuidados.

Responsabilidade

Quem chega à universidade pensando que ela é uma extensão da escola, acaba se dando mal, pois como já dissemos aqui, o professor estará a sua disposição para ensinar, mas ele não irá correr atrás de você pedindo que você preste atenção e aprenda. O universitário deve ser o maior interessado em assimilar todo o conteúdo. A partir de agora, a vida começa a ser de “gente grande”. Você inicia seus primeiros passos rumo a sua carreira profissional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No decorrer dos semestres, a tendência é que o ritmo de estudos e aulas fique cada vez mais puxado, pois os conteúdos irão se aprofundando à medida que o tempo vai passando. E se o aluno não se organizar desde o início, irá ficar perdido lá na frente.

Seu futuro

Mas, fique tranquilo, pois a vida na universidade não é nenhum tormento, pelo contrário, é muito interessante e motivadora, afinal de contas, você estará lidando com o conhecimento que o levará ao crescimento profissional na área em que escolheu exercer para o resto da sua vida. Lembre-se de todo seu esforço e luta para garantir a aprovação no vestibular. O ideal é que você mantenha o mesmo ritmo de dedicação e empenho que teve para entrar na instituição que está estudando agora. O que está em jogo é a sua futura carreira.

E para aqueles mais desesperados, não há motivo para pânico. A universidade é só mais uma etapa de um novo desafio dentre outros inúmeros que você enfrentará no decorrer de sua vida. Esforce-se e empenhe-se! Mostre que você fez por merecer para estar ali e que não foi à toa que deixou muitos concorrentes para trás ao garantir sua vaga.

Sucesso!

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.