1. Home
  2. Dicas
  3. Como saber se estou preparado para a Universidade?

Como saber se estou preparado para a Universidade?

Após o vestibular e a aprovação, chega a hora do calouro iniciar sua vida universitária.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

Rotina na faculdade é bem diferente do ensino médio
Rotina na faculdade é bem diferente do ensino médio

Após o período intenso de preparação para o vestibular, finalmente você conseguiu sua aprovação. Alguns meses se passaram, você já realizou sua matrícula e as aulas na universidade estão prestes a começar. É nessa hora que os recém-universitários começam a ficar receosos e indagam: será que estou preparado para a vida na universidade?

Realmente, só quem já passou por isso para saber. E se engana quem pensa que os dias serão de intensa farra e vida boa. Pelo contrário, a partir de agora é você por você mesmo. Aquele estudante que está acostumado a ter o professor cobrando o conteúdo da aula e os exercícios, avaliando se você está por dentro ou não da matéria e pedindo para você copiar o conteúdo do quadro não vai existir mais. Você é quem deverá ter essa responsabilidade e esses cuidados.

Responsabilidade

Quem chega à universidade pensando que ela é uma extensão da escola, acaba se dando mal, pois como já dissemos aqui, o professor estará a sua disposição para ensinar, mas ele não irá correr atrás de você pedindo que você preste atenção e aprenda. O universitário deve ser o maior interessado em assimilar todo o conteúdo. A partir de agora, a vida começa a ser de “gente grande”. Você inicia seus primeiros passos rumo a sua carreira profissional.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No decorrer dos semestres, a tendência é que o ritmo de estudos e aulas fique cada vez mais puxado, pois os conteúdos irão se aprofundando à medida que o tempo vai passando. E se o aluno não se organizar desde o início, irá ficar perdido lá na frente.

Seu futuro

Mas, fique tranquilo, pois a vida na universidade não é nenhum tormento, pelo contrário, é muito interessante e motivadora, afinal de contas, você estará lidando com o conhecimento que o levará ao crescimento profissional na área em que escolheu exercer para o resto da sua vida. Lembre-se de todo seu esforço e luta para garantir a aprovação no vestibular. O ideal é que você mantenha o mesmo ritmo de dedicação e empenho que teve para entrar na instituição que está estudando agora. O que está em jogo é a sua futura carreira.

E para aqueles mais desesperados, não há motivo para pânico. A universidade é só mais uma etapa de um novo desafio dentre outros inúmeros que você enfrentará no decorrer de sua vida. Esforce-se e empenhe-se! Mostre que você fez por merecer para estar ali e que não foi à toa que deixou muitos concorrentes para trás ao garantir sua vaga.

Sucesso!

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UFMG solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) liberou na tarde de hoje, 7 de fevereiro, a relação de aprovados no Vestibular 2019.

  • 2ª chamada do Vestibular de Verão 2019 da Udesc é disponibilizada

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou o resultado da 2a chamada do seu Vestibular de Verão 2019, cujas provas foram aplicadas em 25 de novembro. Agora, os 510 aprovados deverão realizar matrículas hoje, 15 fevereiro, conforme os horários dos campi.

  • Saiu a 4ª chamada do Vestibular 2019 da Fuvest

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) publicou a 4a  chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Foram chamados 200 nomes, sendo 169 candidatos novos e 31 remanejados em 87 cursos. Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h do dia 18 de fevereiro até as 16h do dia 19. 

  • Resultado do Vestibular 2019 da Unifei (MG) é liberado

    A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, soltou na tarde de hoje, a lista de aprovados no Vestibular 2019 dos cursos de Engenharia

  • UESB solta resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) publicou a relação dos aprovados no Vestibular 2019. Os aprovados foram classificados da seguinte forma: os optantes por reserva de vagas, os optantes por quotas adicionais e os de ampla concorrência.

  • UEA disponibiliza 3ª chamada do SIS e Vestibular 2019

    A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) soltou na tarde de ontem, 14 de fevereiro, a relação de aprovados em 3ª chamada no Sistema de Ingresso Seriado (SIS) 2019-2021 e do Vestibular 2019. Os selecionados deverão fazer registro acadêmico de 18 a 20 de de fevereiro.