Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como evitar a falha de memória no vestibular?

Como evitar a falha de memória no vestibular?

Mesmo preparados, muitos vestibulandos jogam tudo a perder na hora do vestibular por conta da falha de memória. Saiba como administrá-la!

Publicado por Wanja Borges
Se não for administrada, falha de memória pode resultar em reprovação do estudante no vestibular
Se não for administrada, falha de memória pode resultar em reprovação do estudante no vestibular

Milhares de estudantes se dedicam integralmente ao propósito de conquistar uma vaga na universidade. Muitos deles abdicam de lazer, família e amigos para se preparem à altura do temido vestibular. Noites em claro, finais de semana na escola, viagens e passeios adiados são apenas alguns dos episódios que integram a realidade vivenciada pelos “feras”. 

Por outro lado, essa intensa rotina de preparação garante, sem dúvidas, o sucesso do estudante no processo seletivo, certo? Nem sempre. Graças ao famoso “branco”, muitos desses sonhos se transformam em pesadelo.

Pressionados pelo ideal de serem aprovados em um vestibular e pelo medo de passarem mais de um ano de suas vidas nos bancos dos cursinhos, muitos candidatos “esquecem” todo o conteúdo apreendido no ensino médio e/ou pré-vestibular na hora da prova. 

Stress, desorientação e confusão mental. Os conteúdos se misturam, as perguntas ficam sem respostas e o desespero toma conta. O que fazer?

Calma

Em primeiro lugar, é preciso manter a calma. Fazer uma pausa, respirar profundamente e buscar se distrair são boas formas de dar uma folga para o cérebro e se reestabelecer. Se não funcionou, calma de novo. Sair da sala de aula para tomar água ou ir ao banheiro e aproveitar para admirar a paisagem pode ser uma boa alternativa para relaxar. 

O pânico nessas horas só prejudica o desempenho do estudante. A premissa fundamental é controlar a ansiedade. Se o desespero foi decorrente de uma questão, o ideal é pular essa pergunta, seguir adiante e só dar a devida atenção a ela no final da resolução da prova. Se a dúvida é sobre um conteúdo em específico, lembrar-se do dia em que a matéria foi ministrada, dando atenção aos mínimos detalhes, pode auxiliar a mente a se reconectar ao tema.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O aterrorizante “branco” não se resume ao esquecimento do conteúdo estudado, mas na dificuldade de acessar o conhecimento apreendido, ou seja, a situação não passa de um descontrole emocional que tem “cura”. Alimentação balanceada, uma boa noite de sono, tranquilidade nas horas que antecedem a prova também contribuem para que o “branco” seja evitado.  Saber administrar o tempo para resolução das questões é outro ponto favorável ao candidato.

Dica

Chiclete, água e café são ingredientes amigos que estimulam os neurônios. Mas o maior segredo está na autoconfiança. Ter a consciência de que o conteúdo foi estudado e que o vestibulando está preparado para aquele momento pode contribuir significamente para evitar o lapso de memória. Resumindo, a chave mestra do branco está mais próxima do que muitos imaginam. Preparação, aliada à tranquilidade, esse é o segredo! 

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.