Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como evitar a falha de memória no vestibular?

Como evitar a falha de memória no vestibular?

Mesmo preparados, muitos vestibulandos jogam tudo a perder na hora do vestibular por conta da falha de memória. Saiba como administrá-la!

Publicado por Wanja Borges
Se não for administrada, falha de memória pode resultar em reprovação do estudante no vestibular
Se não for administrada, falha de memória pode resultar em reprovação do estudante no vestibular

Milhares de estudantes se dedicam integralmente ao propósito de conquistar uma vaga na universidade. Muitos deles abdicam de lazer, família e amigos para se preparem à altura do temido vestibular. Noites em claro, finais de semana na escola, viagens e passeios adiados são apenas alguns dos episódios que integram a realidade vivenciada pelos “feras”. 

Por outro lado, essa intensa rotina de preparação garante, sem dúvidas, o sucesso do estudante no processo seletivo, certo? Nem sempre. Graças ao famoso “branco”, muitos desses sonhos se transformam em pesadelo.

Pressionados pelo ideal de serem aprovados em um vestibular e pelo medo de passarem mais de um ano de suas vidas nos bancos dos cursinhos, muitos candidatos “esquecem” todo o conteúdo apreendido no ensino médio e/ou pré-vestibular na hora da prova. 

Stress, desorientação e confusão mental. Os conteúdos se misturam, as perguntas ficam sem respostas e o desespero toma conta. O que fazer?

Calma

Em primeiro lugar, é preciso manter a calma. Fazer uma pausa, respirar profundamente e buscar se distrair são boas formas de dar uma folga para o cérebro e se reestabelecer. Se não funcionou, calma de novo. Sair da sala de aula para tomar água ou ir ao banheiro e aproveitar para admirar a paisagem pode ser uma boa alternativa para relaxar. 

O pânico nessas horas só prejudica o desempenho do estudante. A premissa fundamental é controlar a ansiedade. Se o desespero foi decorrente de uma questão, o ideal é pular essa pergunta, seguir adiante e só dar a devida atenção a ela no final da resolução da prova. Se a dúvida é sobre um conteúdo em específico, lembrar-se do dia em que a matéria foi ministrada, dando atenção aos mínimos detalhes, pode auxiliar a mente a se reconectar ao tema.  

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O aterrorizante “branco” não se resume ao esquecimento do conteúdo estudado, mas na dificuldade de acessar o conhecimento apreendido, ou seja, a situação não passa de um descontrole emocional que tem “cura”. Alimentação balanceada, uma boa noite de sono, tranquilidade nas horas que antecedem a prova também contribuem para que o “branco” seja evitado.  Saber administrar o tempo para resolução das questões é outro ponto favorável ao candidato.

Dica

Chiclete, água e café são ingredientes amigos que estimulam os neurônios. Mas o maior segredo está na autoconfiança. Ter a consciência de que o conteúdo foi estudado e que o vestibulando está preparado para aquele momento pode contribuir significamente para evitar o lapso de memória. Resumindo, a chave mestra do branco está mais próxima do que muitos imaginam. Preparação, aliada à tranquilidade, esse é o segredo! 

Veja também

UEPG encerra as inscrições do Vestibular de Verão 2019
No total, o vestibular oferta 728 vagas em cursos ministrados no campus de Ponta Grossa. Há ainda 18 vagas para o campus de Telêmaco Borba.

Começa hoje (15) o Vestibular 2019/2020 do IME
Candidatos de todo o Brasil precisam chegar aos locais de prova até 12h45, no horário de Brasília. Maior parte fará prova no Rio de Janeiro e Fortaleza.

UEMA publica local de prova do PAES 2020
Interessados nas mais de 4 mil vagas farão duas fases, com provas nos dias 20 de outubro e 9 de novembro

Etecs (SP): pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2020/1 podem ser feitos até amanhã
Podem solicitar o benefício estudantes que estejam desempregados ou tenham renda inferior a dois salários mínimos

IFPE recebe inscrições do Vestibular 2020/1
Estão sendo ofertadas 1.074 vagas no Vestibular 2020/1, sendo 60% para candidatos cotistas. Interessados em participar devem se inscrever até o dia 13 de novembro.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020/1 via provas e Enem da PUC Minas
Para os três cursos de Medicina são oferecidas 160 vagas, sendo 60 em Betim, 50 em Contagem e 50 em Poços de Caldas, já inclusas as vagas pelo Enem e bolsas de estudo.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020 de Medicina e demais cursos da Unifor é encerrado
Provas acontecem ainda este mês, no dia 20 de outubro. A Unifor está ofertando 3.145 vagas, sendo 100 para o curso de Medicina.

UFSC e UFFS finalizam inscrições do Vestibular Unificado 2020
Os interessados deverão pagar taxa de R$ 144. No momento da inscrição é preciso que o candidato escolhe entre uma das universidades, se UFSC ou UFFS.

Inscrições do Exame Discursivo do Vestibular 2020 da UERJ é finalizado
O Exame Discursivo 2020 será realizado no dia 1º de dezembro, das 9h às 14h, em vários municípios do Rio de Janeiro. Locais de prova saem ainda este mês.

Chega ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da UFGD
Os candidatos poderão acessar as informações de locais de prova em 08 de novembro. O Vestibular está previsto para o dia 24 seguinte, nos dois turnos.

No Espírito Santo, UVV realiza Vestibular 2020/1
Previsão é que lista de aprovados para as mais de 1,7 mil vagas saia no dia 20 de outubro

PUC-Rio realiza provas do Vestibular 2020
Processo seletivo também terá provas no próximo domingo, 20 de outubro. Estudantes concorrem a mais de 1,9 mil vagas.