Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como conciliar o tempo durante a prova

Como conciliar o tempo durante a prova

Saber dividir corretamente o tempo na prova ao responder as questões do vestibular é fundamental para um bom desempenho no processo seletivo.

Publicado por Érica Caetano
É importante que o estudante saiba dividir o tempo durante a prova do vestibular
É importante que o estudante saiba dividir o tempo durante a prova do vestibular

Um ponto muito importante e que deve estar bem claro a todos os candidatos de qualquer processo seletivo é a administração do tempo durante a realização das provas do vestibular. Apesar de muitos estudantes acharem que é uma questão totalmente fácil de lidar, outros muitos possuem dúvidas quanto à distribuição do tempo. Por onde começar a responder, se deve fazer a redação antes de tudo, se o correto é seguir a ordem da prova etc.

O que professores e especialistas da área orientam é que o candidato comece a prova pelas questões que ele considera mais fáceis, já que tanto elas quanto as mais difíceis possuem o mesmo peso, ou seja, o mesmo valor de pontos. E num processo seletivo como o vestibular, o interessante é que se acumule o maior número de pontos e não que se responda os questionamentos mais complicados.

Inicie fazendo uma leitura da prova, começando pela matéria que tenha mais facilidade e vá alternando as matérias a cada grupo de questões. Deixe de lado as perguntas mais longas ou complicadas. Vá resolvendo as que você considera mais fáceis e marque com algum sinal ou símbolo as outras que conheça o assunto, mas que acredita levar mais tempo para resolver. É importante também não ficar muito tempo numa questão só.

Após a conclusão de todas as perguntas consideradas fáceis, volte nas que foram sinalizadas e comece a resolver. Ao terminá-las, faça uma espécie de revisão de todas as questões que já foram respondidas até o momento. Após essa conferência, passe as mesmas para o cartão de resposta. O candidato já tem aí mais da metade da prova pronta e respondida. Agora, com o restante do tempo, é hora de “brigar” com as perguntas que foram deixadas de lado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale lembrar que questões consideradas mais fáceis estão espalhadas por toda a prova, inclusive nas disciplinas em que o estudante não gosta tanto. Portanto, ao fazer a leitura da prova, dê uma olhada nas questões das matérias de Química, Física e Matemática. Nestas disciplinas podem ser encontradas resoluções fáceis, o que é a garantia de novos pontos. Deixar para o final todas as questões de disciplinas consideradas pesadas e mais difíceis pode ser perigoso, já que o candidato pode se desesperar, por conta da tensão e do menor tempo restante. Claro que toda regra tem exceção, podendo esse método variar da preferência do estudante.

Dica

Outra dica dada por professores é fazer um cálculo simples para se aproximar de uma média de tempo para a resolução de cada questão. Para saber, divida o tempo total de prova em minutos pelo total de questões da prova. Com essa estimativa é possível obter um tempo aproximado por questão.

Além de todas essas dicas, o mais importante é o estudante estar calmo e ciente de que estudou, estando assim preparado para enfrentar todos os questionamentos presentes na prova. A tranquilidade é um dos maiores aliados nesse momento. Dessa forma, a aprovação será garantida.

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.