1. Home
  2. Dicas
  3. Como conciliar a rotina do colégio e o vestibular?

Como conciliar a rotina do colégio e o vestibular?

Grande parte dos jovens que se preparam para o vestibular estão terminando também os estudos do Ensino Médio.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

O estudante muitas vezes fica confuso quanto à conciliação da rotina do colégio e os estudos do vestibular
O estudante muitas vezes fica confuso quanto à conciliação da rotina do colégio e os estudos do vestibular

A maioria dos candidatos ao vestibular está realizando essas provas pela primeira vez e, consequentemente, está terminando os estudos no último ano do Ensino Médio, conhecido como o terceiro ano. Em face de estarem concluindo um ano letivo e terem que se preocupar em tirar boas notas e passar de ano, muitos desses jovens ficam confusos quanto à administração do seu tempo e à organização de suas atividades, a fim de conseguirem conciliar as duas responsabilidades: escola e vestibular.

O que é importante ressaltar aos futuros vestibulandos é que mesmo o vestibular sendo um grande desafio, é preciso enxergar na escola uma oportunidade de se dedicar integralmente aos estudos e as aulas, já que a maioria do conteúdo visto e revisado durante todo o ano é o mesmo cobrado nos processos seletivos. Quanto mais matérias o aluno conseguir assimilar, maiores serão as chances dele se dar bem no vestibular.

Um bom jeito de aproveitar os dois estudos é estudar pelos livros da escola, resolver exercícios e refazer provas anteriores de vestibular. Essa forma ajuda a conciliar as duas áreas que necessitam de dedicação e empenho. Estudar para as provas do colégio também é uma ótima maneira de treinar seu conhecimento e, automaticamente, exercitar o que vai ser cobrado nos vestibulares.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outro estilo facilitador do processo é criar o hábito de prestar atenção nas aulas desde o início do ano. Assim, você não se desesperará na reta final para aprender tudo o que foi visto durante o ano. Para assimilar, é interessante revisar o conteúdo em casa e reforçar o aprendizado com a resolução de exercícios. Quando isso é feito desde os primeiros meses do ano letivo, tudo se torna mais natural e a pressão acaba sendo menor no final de cada semestre, tanto para passar de ano quanto para se dar bem no vestibular.

Caso ainda veja que possui problemas na hora de se organizar, procure priorizar aquilo que tem mais dificuldade, seja uma disciplina, matéria ou conteúdo específico. É interessante também dar atenção especial às disciplinas da área que seu curso do vestibular pertence. Se o curso é da área de humanas, você deve estar afiado nas disciplinas pertencentes a ela. O mesmo deve ser feito caso o curso pertença às áreas de biológicas ou exatas.

O aluno fazendo sua parte, agindo com responsabilidade e tendo foco durante os estudos poderá ficar tranquilo tanto para a realização de provas escolares quanto para as do vestibular. 

VEJA TAMBÉM

1 2
  • IFRS solta resultado do Vestibular 2019/1 via Enem

    O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) liberou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, o resultado do seu Vestibular 2019/1 via notas do Enem. Agora, os aprovados deverão realizar registro acadêmico nos dias 30 e 31 de janeiro, e 1º de fevereiro.

  • UEG solta resultado do Vestibular 2019/1 e SAS 3

    A Universidade Estadual de Goiás (UEG) liberou nesta terça-feira, o resultado do vestibular 2019/1 e da 3ª etapa do Sistema de Avaliação Seriada (SAs). Os candidatos deverão realizar matrículas nos dias 24, 25 e 28 de janeiro, na Secretaria Acadêmica do campus da UEG que oferece o curso para o qual o candidato foi classificado e convocado. 

  • Confira resultado do Vestibular 2019 de Medicina da Unisc (RS)

    A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), no Rio Grande do Sul, soltou na tarde de hoje, 22 de janeiro, a lista de aprovados no Vestibular de Verão 2019 do curso de Medicina.