Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como conciliar a amizade e a concorrência no vestibular?

Como conciliar a amizade e a concorrência no vestibular?

Muitos amigos ao se prepararem para o vestibular acabam se tornando concorrentes a uma mesma vaga em determinada instituição.

Publicado por Érica Caetano
É importante conciliar a amizade mesmo no caso de concorrência no vestibular
É importante conciliar a amizade mesmo no caso de concorrência no vestibular

Não é novidade para ninguém que em época de vestibular o candidato precisa estudar e se dedicar muito para passar, afinal de contas, são muitos concorrentes buscando a mesma vaga que ele. Mas e quando esse concorrente é também seu amigo? Como lidar com a situação? É possível continuar com a amizade?

Por incrível que possa parecer, é mais do que natural que amigos concorrentes se tornem ainda mais próximos e grandes companheiros, inclusive de estudos. Não há como negar que a tal concorrência sempre estará entre eles durante esse período, entretanto, ela não pode ser confundida com rivalidade e ser sinônimo de desavença, pois a amizade deve prevalecer, sendo totalmente possível a convivência.

Se ajudem

Para que essa “disputa” não se torne algo tão acirrado e constrangedor entre os amigos é interessante que eles enxerguem a concorrência como uma parceria de novos e futuros colegas de profissão. Assim, as chances de sucesso tanto no vestibular quanto na carreira profissional serão garantidas para ambos. Mas para que isso aconteça efetivamente, é necessário que o candidato esteja seguro quanto a sua preparação nos estudos.

Como todo estudante sabe, preparar-se para o vestibular não é uma tarefa fácil e exige esforço, sacrifício, responsabilidade e muita força de vontade. Por isso, os amigos devem aproveitar a oportunidade de estarem se dedicando por um mesmo objetivo para trocarem informações sobre as universidades, notícias da área e da futura profissão, cursos, novidades a respeito do assunto, eventos, novas estatísticas, dentre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante também levar a situação na brincadeira, na esportiva e lembrar que no mercado de trabalho existem chances e oportunidades para os dois (ou mais) futuros profissionais de qualquer que seja a área e o curso escolhido.

Preocupar-se com o vestibular e com a concorrência de seu curso é completamente natural e aceitável, mas é preciso ficar atento e tomar muito cuidado na forma com que essa concorrência pode afetar as pessoas a sua volta, principalmente aqueles amigos que disputam a mesma vaga que você.

Lembre-se de que, na maioria das vezes, ter um concorrente amigo é mais uma forma de ajuda para você tanto nos estudos para o vestibular quanto na futura carreira profissional, além de ser uma forma de reforçar a amizade. Portanto, relaxe e seja parceiro do seu amigo / concorrente.

Veja também

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.