Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como combater o estresse pré-vestibular?

Como combater o estresse pré-vestibular?

Além de atrapalhar os estudos, estresse pode prejudicar a saúde física e mental do vestibulando.

Publicado por Wanja Borges
Insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão são alguns dos sintomas do stress
Insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão são alguns dos sintomas do stress

Abdicação do lazer, conflitos naturais da adolescência, responsabilidade sobre importantes decisões e pressão pessoal e familiar, aliados à intensa rotina de estudos e a forte competição, são alguns dos principais aspectos que ocasionam o famoso stress pré-vestibular. Despercebida em muitos casos, essa tensão pode se agravar com o tempo, chegando a prejudicar o estudante em seus estudos e, até mesmo, em seu desempenho no dia das provas de vestibular

Para evitar esse tipo de situação, é preciso, em primeiro lugar, identificar e reconhecer os sintomas do estresse, como insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão. Esses sinais, se prolongados, podem resultar em indisposições gástricas, perda de memória, distúrbio de sono e humor além de, inclusive, em uma doença crônica, que pode se transformar em um ciclo vicioso de irritação e desgaste mental.

Organize as atividades

Definir os horários para cada tipo de atividade e fixar a atenção apenas em uma coisa de cada vez pode ser um bom método para prevenir o estresse. Esse tipo de hábito contribui para a administração da ansiedade e o controle emocional do estudante. Além disso, também é preciso reservar uma parte do tempo para o lazer, práticas relaxantes e, inclusive, atividades físicas como forma de canalizar as energias do vestibulando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Separe um tempo para lazer

Evitar comentar sobre vestibular durante o lazer, prestar atenção na respiração e fugir dos excessos são outras formas de coibir o estresse. Outra questão é a cobrança descontrolada para conseguir êxito nos processos seletivos. Nesta fase, o apoio dos pais e amigos também é de fundamental importância para estimular a confiança e o pensamento positivo do vestibulando.

Cuide da saúde

Se alimentar bem e dormir pelo menos sete horas por dia também podem auxiliar na concentração e desempenho do estudante. Mantendo o corpo descansado, automaticamente a mente fica tranquila. Caminhar ou correr pela manhã e tomar chás calmantes durante o dia, como o de camomila, são outros hábitos que aliviam as tensões, controlam o stress e equilibram o estado de espírito do vestibulando. 

Considerado o mal do século, o estresse atinge, atualmente, grande parte dos jovens, prevalecendo inclusive na fase adulta, por isso, se esse desconforto tomar grandes proporções, procure um profissional para iniciar um tratamento imediatamente. Além de prejudicar os seus estudos, o estresse pode gerar alterações indesejáveis e irreparáveis, resultando, assim, em efeitos negativos para a saúde e bem-estar do ser humano.

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.