Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Como combater o estresse pré-vestibular?

Como combater o estresse pré-vestibular?

Além de atrapalhar os estudos, estresse pode prejudicar a saúde física e mental do vestibulando.

Publicado por Wanja Borges
Insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão são alguns dos sintomas do stress
Insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão são alguns dos sintomas do stress

Abdicação do lazer, conflitos naturais da adolescência, responsabilidade sobre importantes decisões e pressão pessoal e familiar, aliados à intensa rotina de estudos e a forte competição, são alguns dos principais aspectos que ocasionam o famoso stress pré-vestibular. Despercebida em muitos casos, essa tensão pode se agravar com o tempo, chegando a prejudicar o estudante em seus estudos e, até mesmo, em seu desempenho no dia das provas de vestibular

Para evitar esse tipo de situação, é preciso, em primeiro lugar, identificar e reconhecer os sintomas do estresse, como insônia, agressividade, angústia, cansaço e depressão. Esses sinais, se prolongados, podem resultar em indisposições gástricas, perda de memória, distúrbio de sono e humor além de, inclusive, em uma doença crônica, que pode se transformar em um ciclo vicioso de irritação e desgaste mental.

Organize as atividades

Definir os horários para cada tipo de atividade e fixar a atenção apenas em uma coisa de cada vez pode ser um bom método para prevenir o estresse. Esse tipo de hábito contribui para a administração da ansiedade e o controle emocional do estudante. Além disso, também é preciso reservar uma parte do tempo para o lazer, práticas relaxantes e, inclusive, atividades físicas como forma de canalizar as energias do vestibulando.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Separe um tempo para lazer

Evitar comentar sobre vestibular durante o lazer, prestar atenção na respiração e fugir dos excessos são outras formas de coibir o estresse. Outra questão é a cobrança descontrolada para conseguir êxito nos processos seletivos. Nesta fase, o apoio dos pais e amigos também é de fundamental importância para estimular a confiança e o pensamento positivo do vestibulando.

Cuide da saúde

Se alimentar bem e dormir pelo menos sete horas por dia também podem auxiliar na concentração e desempenho do estudante. Mantendo o corpo descansado, automaticamente a mente fica tranquila. Caminhar ou correr pela manhã e tomar chás calmantes durante o dia, como o de camomila, são outros hábitos que aliviam as tensões, controlam o stress e equilibram o estado de espírito do vestibulando. 

Considerado o mal do século, o estresse atinge, atualmente, grande parte dos jovens, prevalecendo inclusive na fase adulta, por isso, se esse desconforto tomar grandes proporções, procure um profissional para iniciar um tratamento imediatamente. Além de prejudicar os seus estudos, o estresse pode gerar alterações indesejáveis e irreparáveis, resultando, assim, em efeitos negativos para a saúde e bem-estar do ser humano.

Veja também

Resultado do Vestibular 2020 da UNIT (SE) é liberado
Selecionados para as mais de 2 mil vagas devem fazer registro acadêmico entre os dias 9 e 13 de dezembro

Faculdade de Medicina de Petrópolis (RJ) publica resultado do Vestibular 2020
Aprovados para as 150 vagas deverão fazer registro acadêmico entre os dias 9 e 11 de janeiro, diretamente na faculdade

UEPG antecipa resultado da 3ª etapa do PSS 2019
Quase 4 mil candidatos disputaram mais de 500 vagas. Medicina foi o curso mais procurado, com 41 inscritos por oportunidade.

Unicamp antecipa resultado da 1ª fase do Vestibular 2020
A etapa foi realizada em 17 de novembro e a relação de selecionados era esperada para segunda-feira (09) mas acabou sendo antecipada.

Provas do Vestibular 2020 da Metodista (SP) acontecem domingo (8)
A seleção será realizada nos campi da Metodista e os candidatos devem estar munidos do documento de identificação original com foto e caneta de tinta preta para a realização das provas. 

Ceará: duas universidades estaduais realizam Vestibulares 2020/1
Primeira universidade, em Crato, oferece mais de 1,2 mil vagas. Segunda, em Sobral, 836 oportunidades.

Ufopa recebe inscrições para Vestibular 2020
Estudantes serão avaliados por meio das notas do Enem edições de 2018 ou 2019

ESPM aplica provas do Vestibular 2020/1 neste domingo (8)
No total, seleção oferece mais de 1,6 mil vagas em cursos ministrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

ITA divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2020
Estudantes que foram convocados deverão fazer provas nos dias 12 e 13 de dezembro. Resultado final deve sair no dia 24 deste mês.

IFPE: confira cartão com local de prova do Vestibular 2020/1
Provas estão agendadas para dia 15 de dezembro, nos 16 campi que oferecem cursos de graduação

Resultado do Vestibular de Verão 2020 da Acafe é publicado
O Vestibular ofereceu mais de 11 mil vagas em cursos ministrados em várias instituições de ensino superior de Santa Catarina.

Inscrições do Vestibular Tradicional 2020 da ESPM são encerradas
O Vestibular exige que os candidatos enviem uma carta de motivação de inscrição. O intuito é utilizar o material no caso de empate entre os vestibulandos.