Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Avaliando a universidade para prestar vestibular

Avaliando a universidade para prestar vestibular

O estudante que se prepara para o vestibular precisa conhecer e avaliar algumas questões antes de escolher a universidade que deseja ingressar.

Publicado por Érica Caetano
Antes de prestar vestibular, visite o campus da faculdade e conheça o ambiente
Antes de prestar vestibular, visite o campus da faculdade e conheça o ambiente

O estudante está se preparando para o vestibular, já sabe qual curso deseja prestar e qual profissão quer seguir após o término da faculdade. Assim como a escolha do curso, chega então a hora de optar por qual faculdade deseja estudar, até mesmo para que a sua preparação seja mais eficaz e objetiva, podendo estudar de acordo com os métodos avaliativos que determinada universidade estabelece.

Mas apesar de parecer fácil de definir, alguns jovens não sabem o que devem fazer para escolher a instituição de ingresso. Separamos nesse artigo alguns itens que vão ajudar você a direcionar essa escolha. Por meio de análises simples, será possível chegar à conclusão de qual é a melhor opção para se prestar vestibular.

Referência

Para começar, é importante avaliar de início o histórico da faculdade e do curso que deseja cursar, se ela possui uma boa referência quanto aos profissionais empregados no mercado de trabalho etc. Após essa primeira pesquisa, avalie a trajetória do curso pretendido dentro desta instituição. Se é um curso tradicional, quantas turmas já se formaram desde que o curso funciona, se ele é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e a nota que possui, entre outros fatores ligados à história desses dois itens.

Visite a faculdade

Após essa primeira análise é interessante que o estudante visite a instituição, se possível pessoalmente, e conheça suas instalações, obtendo um breve histórico dos cursos que ela oferece. Caso não tenha a possibilidade de se deslocar até o local, procure acompanhar as atividades através do site e redes sociais da universidade. É interessante avaliar sua infraestrutura de laboratórios para atividades práticas, salas de aula, se é fornecido algum tipo de material didático como complementação de estudo, além de biblioteca com acervo bibliográfico para a área do seu curso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Professores

Nessa mesma visita e/ou navegação pela internet, pesquise também o corpo docente da faculdade e, principalmente, os professores do curso que pretende prestar vestibular, para averiguar sua capacitação profissional.

Custo

Em casos de faculdades privadas, é preciso avaliar também a questão dos custos da mensalidade do curso pretendido e fazer as contas. Será que você terá condição de realizar todo o curso com ele custando determinado valor? Vale ressaltar que os custos não ficam somente com a mensalidade, pois há também, em alguns casos, despesas com materiais e livros específicos. Portanto, atente a esses fatores.

Localização

Outra pesquisa esquecida pela maioria dos vestibulandos ao escolherem em qual universidade desejam ingressar está ligada à localização. Esse item é muito importante, pois quando se estuda em um lugar acessível ou de fácil acesso a transportes públicos coletivos, tudo se torna mais motivador. Quando o acesso à faculdade é difícil e cansativo, acaba desmotivando o aluno a cada vez que ele se recorda de todo o trajeto que tem que fazer para ir assistir a aula.

Atividades

Por fim, veja se a instituição oferece algum tipo de atividade extracurricular ou outros cursos com algum tipo de benefício aos universitários, como aulas de idiomas, dança, música, teatro, entre outros. Avaliando esses quesitos será bem mais fácil optar por uma instituição para prestar vestibular.

Veja também

UEPG encerra as inscrições do Vestibular de Verão 2019
No total, o vestibular oferta 728 vagas em cursos ministrados no campus de Ponta Grossa. Há ainda 18 vagas para o campus de Telêmaco Borba.

Começa hoje (15) o Vestibular 2019/2020 do IME
Candidatos de todo o Brasil precisam chegar aos locais de prova até 12h45, no horário de Brasília. Maior parte fará prova no Rio de Janeiro e Fortaleza.

UEMA publica local de prova do PAES 2020
Interessados nas mais de 4 mil vagas farão duas fases, com provas nos dias 20 de outubro e 9 de novembro

Etecs (SP): pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2020/1 podem ser feitos até amanhã
Podem solicitar o benefício estudantes que estejam desempregados ou tenham renda inferior a dois salários mínimos

IFPE recebe inscrições do Vestibular 2020/1
Estão sendo ofertadas 1.074 vagas no Vestibular 2020/1, sendo 60% para candidatos cotistas. Interessados em participar devem se inscrever até o dia 13 de novembro.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020/1 via provas e Enem da PUC Minas
Para os três cursos de Medicina são oferecidas 160 vagas, sendo 60 em Betim, 50 em Contagem e 50 em Poços de Caldas, já inclusas as vagas pelo Enem e bolsas de estudo.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020 de Medicina e demais cursos da Unifor é encerrado
Provas acontecem ainda este mês, no dia 20 de outubro. A Unifor está ofertando 3.145 vagas, sendo 100 para o curso de Medicina.

UFSC e UFFS finalizam inscrições do Vestibular Unificado 2020
Os interessados deverão pagar taxa de R$ 144. No momento da inscrição é preciso que o candidato escolhe entre uma das universidades, se UFSC ou UFFS.

Inscrições do Exame Discursivo do Vestibular 2020 da UERJ é finalizado
O Exame Discursivo 2020 será realizado no dia 1º de dezembro, das 9h às 14h, em vários municípios do Rio de Janeiro. Locais de prova saem ainda este mês.

Chega ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da UFGD
Os candidatos poderão acessar as informações de locais de prova em 08 de novembro. O Vestibular está previsto para o dia 24 seguinte, nos dois turnos.

No Espírito Santo, UVV realiza Vestibular 2020/1
Previsão é que lista de aprovados para as mais de 1,7 mil vagas saia no dia 20 de outubro

PUC-Rio realiza provas do Vestibular 2020
Processo seletivo também terá provas no próximo domingo, 20 de outubro. Estudantes concorrem a mais de 1,9 mil vagas.