Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. As principais causas da reprovação no vestibular

As principais causas da reprovação no vestibular

Reprovação no vestibular nem sempre está relacionada somente a aspectos educacionais.

Publicado por Wanja Borges
Se você foi reprovado no vestibular, mantenha a calma, analise os passos em falso e reflita sobre suas escolhas
Se você foi reprovado no vestibular, mantenha a calma, analise os passos em falso e reflita sobre suas escolhas

Estudar para o vestibular nunca foi, e nem será, garantia de aprovação. A cada processo seletivo cresce o número de vestibulandos que chegam a essa constatação. Ainda assim, as causas das reprovações continuam sendo imperceptíveis para grande parte deles. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que os motivos do “fracasso” não se restringem somente aos aspectos relacionados ao estudo, como falta de orientação ou adoção do método errado. 

Existem muitos vestibulandos que se dedicam, integralmente, ao sonho de conseguir uma vaga no ensino superior e, ainda assim, são reprovados. Mas por que isso acontece? Para muitos, o momento escolhido para prestar um vestibular ainda não é o certo. A escolha do curso e, consequentemente, da profissão tem sido imposta cada vez mais cedo, o que vem gerando insegurança e indecisão a alguns estudantes.

O que eu quero?

Essa dúvida acaba resultando, muitas vezes, em uma falta de dedicação e interesse do candidato. “Para que se matar de estudar se eu nem sei se é isso mesmo que eu quero?” Esse é um dos questionamentos responsáveis pela dispersão e falta de convicção do vestibulando, além do prejuízo aos estudos. A falta de estrutura educacional nos ensinos fundamental e médio também pode prejudicar a atuação de muitos jovens nessa disputa.

Por outro lado, até os estudantes decididos e que possuem uma boa base educacional correm esse risco, seja por problemas familiares que afetam diretamente o seu desempenho, seja por conta da pressão pessoal e/ou familiar pela aprovação. Além disso, transformar o momento em único pode aumentar ainda mais a tensão, medo e ansiedade, prejudicando o desempenho do candidato na hora da prova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fatores psicológicos

Uso de bebidas e entorpecentes, além dos problemas psicológicos decorrentes da adolescência também são fatores que possuem parcela de responsabilidade nas reprovações. O famoso “branco” também é outro inimigo do vestibulando, que costuma surgir justamente por conta do nervosismo e estresse exacerbado. A busca de ajuda profissional, geralmente de psicólogos, é uma das alternativas mais adotadas pelos pais para auxiliarem os filhos no controle emocional. 

Assim como existem outras inúmeras causas de reprovações, também existem outras chances de passar no processo seletivo, por isso, sem desesperos. Se você foi reprovado, mantenha a calma, analise os passos em falso e reflita sobre suas escolhas. Essa é a hora de reavaliar o curso e faculdade escolhida, os métodos de estudo e amadurecer sua decisão. Enfrentar o “fracasso” como uma oportunidade é a melhor forma de conseguir êxito no futuro que, diga-se de passagem, nem está tão distante.     

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.