Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. Aprovado em mais de uma instituição

Aprovado em mais de uma instituição

O estudante aprovado em mais de uma universidade deve analisar pontos positivos e negativos de cada uma de suas aprovações.

Publicado por Érica Caetano
Após a euforia de conseguir aprovação em mais de um vestibular, o estudante deve optar por uma das universidades
Após a euforia de conseguir aprovação em mais de um vestibular, o estudante deve optar por uma das universidades

Qual estudante não fica feliz ao saber que depois de muito esforço e sacrifício alcançou a tão sonhada aprovação no vestibular?! E quando a aprovação acontece em mais de uma instituição?! A felicidade é sem tamanho tanto para o recém-calouro como para amigos e familiares. Mas passado o momento de euforia, vem então a hora considerada difícil para muitos, que é a de escolher em qual das instituições estudar.

Na verdade, esta é uma situação em que muitos vestibulandos gostariam de passar. Atualmente, em virtude da grande concorrência dos processos seletivos, não são todos os candidatos que possuem desempenho suficiente para serem aprovados em mais de uma instituição. Muitos não conseguem ser aprovados em uma sequer.

Analise todos os aspectos

Caso o aluno tenha o privilégio de passar por essa situação, o que deve pesar na sua escolha para decidir onde estudar? Realmente essa decisão é muito pessoal e envolve inúmeros fatores. Devem ser observados aspectos relacionados à tradição da instituição, a história do curso em que foi aprovado, a estrutura oferecida para as aulas (laboratórios, corpo docente, grade curricular etc.), localidade, entre outros. Após analisar todos esses aspectos, é preciso pesar então os pontos positivos e negativos que cada instituição irá oferecer para você no decorrer de sua trajetória acadêmica.

Despesas

Quando é necessário que o estudante mude de cidade para fazer o curso, é importante levar em conta outros aspectos. Apesar de a mudança ser um processo natural e muitos passarem por essa situação a cada novo resultado de vestibular, é necessário estar atento, pois essa decisão acarretará também em despesas extras, mesmo no caso da aprovação em instituição pública.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Gastos com aluguel, alimentação, material didático, entre outros, também devem ser avaliados no momento da escolha. Hoje já existem opções para estudantes de outros municípios que se deslocam para cidades diferentes a fim de fazer a graduação. Pensionatos, repúblicas e casas de estudante podem ser ótimas opções para esses jovens. Mas mesmo assim é preciso colocar tudo na ponta do lápis e levar em conta esses aspectos.

Educadores também orientam que caso a dúvida persista por mais tempo, não sendo possível chegar a um consenso antes da data de realização de matrícula, o indicado é que o jovem faça o registro acadêmico como garantia de vaga até que se decida melhor.

Mas o mais importante é ter consciência de que isso deve ser uma escolha do aprovado. Muitas pessoas irão opinar, sugerir, dar seu ponto de vista, entretanto, somente ele é que poderá realmente decidir qual é a melhor decisão para o seu futuro acadêmico. 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.