Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. A hora do resultado do vestibular

A hora do resultado do vestibular

Depois de se preparar, estudar, fazer inscrições e realizar as provas, chegou a tão esperada hora da divulgação do resultado do vestibular.

Publicado por Érica Caetano
A divulgação do resultado é um momento muito esperado
A divulgação do resultado é um momento muito esperado

Geralmente, começa assim: o aluno se dedica um ano inteiro a estudar com carga horária de estudos pesada, sendo cobrado constantemente, realizando inúmeras provas e simulados até chegar o período de inscrição dos vestibulares. Logo após, ele realiza as provas, confere o gabarito e aguarda a divulgação do resultado oficial do vestibular. E eis que ele então é divulgado.

Só passando por isso para saber a imensa satisfação e o prazer que sentimos ao receber ou ler a informação de que fomos aprovados no tão sonhado vestibular, na tão sonhada universidade, no tão sonhando curso. Caso tenha como resposta um “sim” ou um “aprovado”, o que não falta são motivos para comemorar, afinal de contas, realmente a tarefa de se dedicar única e exclusivamente para o vestibular, abdicando de outras coisas legais, passeios, viagens e saídas com os amigos, internet, mais horas de sono, momentos de lazer, de descanso, entre outros, não é nada fácil.

Mas passado o momento de euforia, é preciso ficar atento a alguns cuidados. Depois de toda felicidade, é hora de tomar algumas medidas para não perder a aprovação e a vaga.

Matrícula

A primeira coisa que os aprovados devem fazer é averiguar com bastante cuidado as orientações repassadas pela faculdade em relação às datas, horários, locais e documentação necessária para a realização e efetivação da matrícula.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Infelizmente, é muito comum casos de estudantes que perdem a vaga por falta de atenção, como confundirem dia e horário da realização do registro acadêmico. Para não passar por esta terrível frustração, é melhor não dar bobeira.

Não desista

Claro que é superlegal ser aprovado, mas nem todos os estudantes conseguem esse mesmo resultado. Se você é um desses alunos que foi reprovado no vestibular, não fique triste e mantenha a calma. Realmente, em virtude desse resultado, você terá que encarar mais uma vez toda a maratona de estudos, mas não se desespere e, muito menos, desanime. De início pode até bater aquela grande frustração, mas não deixe que esse momento e sentimento tomem conta de você.

O que os professores orientam, nesse caso, é que o aluno descanse um pouco por alguns dias, após a divulgação do resultado, para ter mais garra e coragem de enfrentar o desafio mais uma vez, programando-se para o próximo processo seletivo.

Aproveite para fazer um balanço dos seus estudos no último ano, bem como o seu desempenho. Avalie quais foram suas maiores dificuldades e os seus pontos fracos. Fazendo essa análise, fica mais fácil identificar os possíveis erros e melhorá-los no próximo ano.

O que não vale é desistir e deixar-se abater. Tenha foco e determinação. Pensando assim, você chegará longe, com a aprovação garantida. Boa sorte!

Veja também

UEPG encerra as inscrições do Vestibular de Verão 2019
No total, o vestibular oferta 728 vagas em cursos ministrados no campus de Ponta Grossa. Há ainda 18 vagas para o campus de Telêmaco Borba.

Começa hoje (15) o Vestibular 2019/2020 do IME
Candidatos de todo o Brasil precisam chegar aos locais de prova até 12h45, no horário de Brasília. Maior parte fará prova no Rio de Janeiro e Fortaleza.

UEMA publica local de prova do PAES 2020
Interessados nas mais de 4 mil vagas farão duas fases, com provas nos dias 20 de outubro e 9 de novembro

Etecs (SP): pedidos de redução de taxa do Vestibulinho 2020/1 podem ser feitos até amanhã
Podem solicitar o benefício estudantes que estejam desempregados ou tenham renda inferior a dois salários mínimos

IFPE recebe inscrições do Vestibular 2020/1
Estão sendo ofertadas 1.074 vagas no Vestibular 2020/1, sendo 60% para candidatos cotistas. Interessados em participar devem se inscrever até o dia 13 de novembro.

Hoje é o último dia para se inscrever no Vestibular 2020/1 via provas e Enem da PUC Minas
Para os três cursos de Medicina são oferecidas 160 vagas, sendo 60 em Betim, 50 em Contagem e 50 em Poços de Caldas, já inclusas as vagas pelo Enem e bolsas de estudo.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020 de Medicina e demais cursos da Unifor é encerrado
Provas acontecem ainda este mês, no dia 20 de outubro. A Unifor está ofertando 3.145 vagas, sendo 100 para o curso de Medicina.

UFSC e UFFS finalizam inscrições do Vestibular Unificado 2020
Os interessados deverão pagar taxa de R$ 144. No momento da inscrição é preciso que o candidato escolhe entre uma das universidades, se UFSC ou UFFS.

Inscrições do Exame Discursivo do Vestibular 2020 da UERJ é finalizado
O Exame Discursivo 2020 será realizado no dia 1º de dezembro, das 9h às 14h, em vários municípios do Rio de Janeiro. Locais de prova saem ainda este mês.

Chega ao fim as inscrições do Vestibular 2020 da UFGD
Os candidatos poderão acessar as informações de locais de prova em 08 de novembro. O Vestibular está previsto para o dia 24 seguinte, nos dois turnos.

No Espírito Santo, UVV realiza Vestibular 2020/1
Previsão é que lista de aprovados para as mais de 1,7 mil vagas saia no dia 20 de outubro

PUC-Rio realiza provas do Vestibular 2020
Processo seletivo também terá provas no próximo domingo, 20 de outubro. Estudantes concorrem a mais de 1,9 mil vagas.