Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. A hora do resultado do vestibular

A hora do resultado do vestibular

Depois de se preparar, estudar, fazer inscrições e realizar as provas, chegou a tão esperada hora da divulgação do resultado do vestibular.

Publicado por Érica Caetano
A divulgação do resultado é um momento muito esperado
A divulgação do resultado é um momento muito esperado

Geralmente, começa assim: o aluno se dedica um ano inteiro a estudar com carga horária de estudos pesada, sendo cobrado constantemente, realizando inúmeras provas e simulados até chegar o período de inscrição dos vestibulares. Logo após, ele realiza as provas, confere o gabarito e aguarda a divulgação do resultado oficial do vestibular. E eis que ele então é divulgado.

Só passando por isso para saber a imensa satisfação e o prazer que sentimos ao receber ou ler a informação de que fomos aprovados no tão sonhado vestibular, na tão sonhada universidade, no tão sonhando curso. Caso tenha como resposta um “sim” ou um “aprovado”, o que não falta são motivos para comemorar, afinal de contas, realmente a tarefa de se dedicar única e exclusivamente para o vestibular, abdicando de outras coisas legais, passeios, viagens e saídas com os amigos, internet, mais horas de sono, momentos de lazer, de descanso, entre outros, não é nada fácil.

Mas passado o momento de euforia, é preciso ficar atento a alguns cuidados. Depois de toda felicidade, é hora de tomar algumas medidas para não perder a aprovação e a vaga.

Matrícula

A primeira coisa que os aprovados devem fazer é averiguar com bastante cuidado as orientações repassadas pela faculdade em relação às datas, horários, locais e documentação necessária para a realização e efetivação da matrícula.

Infelizmente, é muito comum casos de estudantes que perdem a vaga por falta de atenção, como confundirem dia e horário da realização do registro acadêmico. Para não passar por esta terrível frustração, é melhor não dar bobeira.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Não desista

Claro que é superlegal ser aprovado, mas nem todos os estudantes conseguem esse mesmo resultado. Se você é um desses alunos que foi reprovado no vestibular, não fique triste e mantenha a calma. Realmente, em virtude desse resultado, você terá que encarar mais uma vez toda a maratona de estudos, mas não se desespere e, muito menos, desanime. De início pode até bater aquela grande frustração, mas não deixe que esse momento e sentimento tomem conta de você.

O que os professores orientam, nesse caso, é que o aluno descanse um pouco por alguns dias, após a divulgação do resultado, para ter mais garra e coragem de enfrentar o desafio mais uma vez, programando-se para o próximo processo seletivo.

Aproveite para fazer um balanço dos seus estudos no último ano, bem como o seu desempenho. Avalie quais foram suas maiores dificuldades e os seus pontos fracos. Fazendo essa análise, fica mais fácil identificar os possíveis erros e melhorá-los no próximo ano.

O que não vale é desistir e deixar-se abater. Tenha foco e determinação. Pensando assim, você chegará longe, com a aprovação garantida. Boa sorte!

Veja também

Acesse resultado do Vestibular de Verão 2020 da Udesc
Mais de 8 mil candidatos concorreram a mais de 1,3 mil vagas em cursos presenciais e a distância

Unisc publica listão de aprovados no Vestibular 2020
Selecionados para vagas em cursos presenciais e a distância devem fazer registro acadêmico de 11 a 17 de dezembro

Confira resultado do Vestibular 2020 da UERR
Mais de 3,6 mil candidatos participaram da seleção. Medicina, Direito e Enfermagem foram os cursos mais procurados.  

UnB realiza provas da 2ª Certificação de Habilidades Específicas 2019
Documento é específico para candidatos a cursos que exigem aptidão como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas e Música

Já estão disponíveis os gabaritos do Vestibular Unificado 2020 da UFSC e UFFS
Aqueles que queiram interpor recursos contra os gabaritos preliminares poderão apresentá-los pelo site da UFSC, até às 18h de hoje, 10 de dezembro.

UECE solta resultado da 1ª fase do Vestibular 2020
Selecionados para a segunda segunda deverão fazer provas no dias 15 e 16 de dezembro

Enem 2019: começam provas para presos e participantes da reaplicação
Hoje, inscritos fazem redação e 90 questões de linguagens e ciências humanas. Amanhã, será vez de matemática e ciências da natureza.

PUC Campinas divulga resultado do Vestibular 2020 para Medicina
Agora, os aprovados deverão se matricular ainda esta semana, nos dias 11 e 12 seguintes. Eles deverão consultar as orientações e os documentos listados no Manual do Candidato.

Fuvest divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2020
Selecionados para próxima etapa do maior vestibular brasileiro farão agora provas nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020

Fatecs soltam gabaritos e cadernos de provas do Vestibular 2020
As provas foram aplicadas ontem, dia 08, às 13h e os candidatos tiveram que responder 54 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação.

Provas do Vestibular 2020/1 da Famerp começam hoje
Elas terão continuidade amanhã, 10 de dezembro, das 14h às 18h. Estão sendo ofertadas pela Famerp 160 vagas no Vestibular 2020.

Provas do Vestibular 2020/1 da UniRV acontecem hoje
As provas do processo seletivo serão aplicadas às 14h, nas cidades de Rio Verde e Caiapônia. É recomendável chegar com antecedência e estar munido do documento oficial de identidade com foto.