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A decoreba realmente funciona?

Muitos estudantes, ao se prepararem para o vestibular, acham que o melhor é decorar a matéria ou o conteúdo que estejam estudando.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

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Estudantes confundem decorar a matéria com aprender realmente o conteúdo
Estudantes confundem decorar a matéria com aprender realmente o conteúdo

Quem nunca ao se preparar para alguma prova ou exame pensou em decorar todo o conteúdo para não ter perigo de errar nada? Essa vontade aumenta ainda mais em se tratando das provas do vestibular. Mas será que a técnica conhecida como “decoreba” realmente funciona? A resposta dos professores é unânime e categórica: Não. A maioria deles afirma que não se deve decorar a matéria da prova, do vestibular ou o que esteja sendo estudado. O aluno deve aprender e, se necessário, memorizar, o que é bem diferente de decorar.

Apesar de muitos acharem que se trata da mesma coisa, existem diferenças nítidas entre os termos “decorar” e “memorizar”. Ao memorizar determinado conteúdo, o estudante está armazenando as informações através de seu aprendizado, ou seja, ele sabe e entende exatamente o que está sendo gravado em sua memória. Bem diferente do processo de decoreba, em que o candidato apenas grava na cabeça o que precisa, sem ao menos entender ou saber do que se trata o que está sendo decorado.

A dúvida de grande parte dos jovens está em como fazer então para aprender e memorizar ao invés de decorar as matérias. O processo é simples, mas exige empenho e concentração do vestibulando. A primeira dica para aprender é fazer a leitura do conteúdo. Se preferir, esta pode ser feita até em voz alta. As chances de memorizar o material ao fazer a leitura em voz alta são até maiores. Ao ler, procure grifar o que acreditar ser o principal, mais importante ou de maior relevância no texto. Isso ajudará na sinalização do estudo quando efetuar uma próxima leitura no mesmo material.

Saiba como melhorar a memória

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E por que não decorar o que estou lendo?! Realmente a técnica pode ser muito mais fácil, entretanto, ao fazer isso, o principal é deixado de lado, que é o conhecimento e o aprendizado. De nada adianta decorar o conteúdo se você não tem a mínima ideia do que tem guardado em sua memória. A decoreba acaba se tornando um trabalho sem resultado.

Sem contar que caso dê um branco na hora do vestibular, fazendo com que não se lembre de nada do que foi decorado, o seu desempenho só tende a diminuir em relação ao daquele candidato que aprendeu e memorizou, pois mesmo que ele tenha um “apagão” do que foi estudado, as chances de que consiga assimilar ou refrescar a memória através do próprio enunciado da questão são muito maiores.

Portanto, na hora de estudar, concentre-se e veja o melhor método de estudo, aquele que combine com você. Cada estudante possui sua forma de entender e assimilar determinada disciplina. Muitos são através do visual, outros pela audição, ao realizarem leitura em voz alta, outros ainda transcrevendo o material, na confecção de resumo e textos, resoluções de exercícios, dentre outros.

Decorar o conteúdo não constitui uma metodologia eficaz de estudo e, muito menos, de aprendizado. Ela é abrupta e momentânea, beneficiando (se é que podemos dizer isso) apenas naquele momento, na hora em que é decorada. Logo em seguida, ela é esquecida e nada de conhecimento é absorvido, afinal não houve aprendizado. Procure aprender o que é estudado. Se for interessante, desenvolva a cada dia uma dessas técnicas de memorização citadas. A tal da “decoreba” não está com nada!

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