Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Dicas
  3. 5 dicas para estudar obras literárias dos vestibulares

5 dicas para estudar obras literárias dos vestibulares

Separamos 5 dicas que irão te auxiliar nos estudos das obras literárias cobradas nos vestibulares

Publicado por Érica Caetano
 Fazer fichamentos das leituras das obras literárias é uma boa maneira de memorizar o conteúdo
Fazer fichamentos das leituras das obras literárias é uma boa maneira de memorizar o conteúdo

As obras literárias dos vestibulares são leituras exigidas para a realização das provas de Literatura e Língua Portuguesa. O número de obras exigidas, bem como a abordagem de cada uma delas, pode variar de uma instituição para outra, mas o que não deve ser esquecido de forma alguma pelo estudante é a atenção especial que ele deve ter com a análise dos livros no decorrer da sua preparação para o Vestibular.

Unicamp, USP, Unesp e UERJ são algumas das universidades com vestibulares bastante concorridos e que cobram obras literárias. Muitos vestibulandos não sabem ao certo como estudar essas obras, se elas devem ser lidas na íntegra ou se somente os resumos dos livros merecem atenção. 

Saiba mais sobre as obras literárias no Vestibular!
 
Pensando nisso, pedimos ajuda a professora de literatura Elaine Antunes, da Escola Dínamis, que deu 5 dicas para estudar as obras literárias dos vestibulares.

1. Leitura com atenção

Ao fazer a leitura da obra literária, é importante ter atenção aos principais pontos, como a contextualização do período em que o texto foi produzido. É bom lembrar também que a arte deve ser compreendida partindo do olhar do autor na época da obra. 

2. Foco no que costuma ser cobrado

E preciso também se atentar ao que poderá ser perguntando nas questões referentes à prova de Literatura, como as características do movimento literário do qual a obra pertence e o processo interpretativo da história. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Memorização 

Memorizar é diferente de decorar

Para memorizar detalhes da leitura e, consequentemente, estudar melhor o conteúdo, é interessante realizar fichamentos com os nomes dos personagens e fazer um resumo do enredo em si para entender corretamente a história. Lembrando sempre que memorizar é diferente de decoreba.

Saiba como melhorar a memória!

4. Articulação de contextos históricos

Respostas completas e bem articuladas. É isso que muitos vestibulares levam em consideração ao avaliar as questões respondidas. Por isso, sai na frente o estudante que, ao responder, faz o comparativo com outros escritores da mesma época da obra citada e faz referências ao posicionamento ideológico do livro.

5. Leitura proveitosa

Apesar de ser uma leitura para estudo e recheada de tensão por conta do vestibular, é interessante que o vestibulando faça disso um momento de relaxamento e diversão, sem sofrimentos como algo penoso e obrigatório, devido a uma futura avaliação. 

A leitura não deve estar associada a algo sofrível em hipótese alguma. Pelo contrário, a leitura das obras trará muitos benefícios aos estudantes. Uma das vantagens é a ampliação do vocabulário, o que poderá contribuir nas respostas das questões discursivas de outras disciplinas e na produção da redação.

Faça sua parte que o retorno será certo. Boa sorte!
 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.