1. Home
  2. Dicas
  3. Revisando o conteúdo na véspera das provas do vestibular

Revisando o conteúdo na véspera das provas do vestibular

Saber como revisar o conteúdo do vestibular na véspera das provas é importante para garantir sucesso e êxito na realização do exame.

Publicado por Érica Caetano em Dicas

Compartilhe

Há maneiras de se fazer revisão para o vestibular as vésperas da prova
Há maneiras de se fazer revisão para o vestibular as vésperas da prova

As provas do vestibular se aproximam e chega a hora de dar aquela revisada geral em todo o conteúdo. Mas como fazer isso corretamente sem se sobrecarregar ou deixar o candidato mais tenso e inseguro?! Alguns procedimentos de estudos podem ser feitos a fim de evitar uma bagunça maior na cabeça do vestibulando.

Uma boa dica na hora da revisão é estudar através de resumos, para dar aquela relembrada no conteúdo de determinada disciplina. Eles são uma excelente forma dos alunos se manterem atualizados facilmente e não esquecerem o que já aprenderam.

Outra sugestão dada por especialistas da área educacional é fazer a revisão “desenhando” o estilo de prova da instituição em que o estudante irá prestar vestibular, observando quais disciplinas têm maior peso. Assim, o candidato conhecendo o estilo da prova poderá revisar as matérias de maior peso para a sua área e para o seu curso.

Não é recomendável estudar durante a noite ou até mesmo de madrugada nesses dias antecedentes à prova. Aproveite para descansar e dormir mais cedo nesses dias. A cabeça deve estar tranquila e descansada. Faça as revisões no período da manhã e no final da tarde. O descanso nessa fase também é necessário para não gerar grande ansiedade.

Para melhor divisão das matérias na revisão, estipule quais disciplinas específicas irá revisar no período da manhã e quais ficarão para a parte da tarde. Um dia antes da prova aproveite para realizar atividades que gosta de fazer. Leitura de livros, caminhadas em parques, ir ao cinema etc. Faça atividades que relaxem seu cérebro e que te desliguem um pouco da tensão pré-vestibular.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Método e aprendizado

É importante ressaltar que cada estudante tem a sua maneira de estudar, aquela forma que acha mais adequada e satisfatória. O vestibulando precisa ter isso em mente na hora da revisão, pois cada um se adapta a uma forma de estudo. Se para aprender e memorizar, o jeito mais fácil é fazendo pequenos cartazes com fórmulas e colando a sua vista, em volta do quarto ou do seu local de estudo, tudo bem. Se for transcrevendo a matéria estudada, está correto também. Somente o candidato pode saber a melhor maneira de absorver o conteúdo.

Entretanto, ele deve ter cuidado somente com uma questão: é preciso atentar em aprender e não em apenas decorar as fórmulas, pois de nada adiantará ter decorado se não souber a sua real aplicação. Fazendo a revisão corretamente sem se sobrecarregar de conteúdo na véspera, o vestibular será tirado de letra e a aprovação será certa.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Leia as redações nota mil do Enem 2018

    O Inep liberou ontem, dia 19, o acesso aos espelhos das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para os candidatos. A cópia digitalizada da redação do participante só pode ser utilizada para verificação, a chamada vista pedagógica, já que o Inep não recebe recursos contra as nota.

  • Enem 2018: espelho da redação e notas dos treineiros são liberadas

    Participantes do Enem 2018 podem acessar a partir de hoje, 18 de março, o espelho da redação. O texto foi realizado em novembro do ano passado e teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

  • Inscrições para o Vestibular 2019/2 da ESPM estão abertas

    A Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) abriu inscrições para o Vestibular 2019/2 das suas três unidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O prazo vai até 13 de junho para ingresso via provas tradicionais e até 24 de maio via Enem.