1. Home
  2. Cursinhos Comunitários
  3. Bahia
  4. Pré-vestibular Steve Biko

Pré-vestibular Steve Biko

Pré-vestibular Steve Biko é o primeiro cursinho comunitário voltado para estudantes negros de baixa renda.

Publicado por Wanja Borges em Bahia

Compartilhe

Pré-vestibular Steve Biko oferece 70 vagas anualmente para concluintes ou alunos do Ensino Médio
Pré-vestibular Steve Biko oferece 70 vagas anualmente para concluintes ou alunos do Ensino Médio

Proporcionar aos afrodescendentes condições iguais para concorrer às provas dos vestibulares, bem como promover a ascensão social da comunidade negra e a redução da desigualdade racial por meio da educação, é este o objetivo do Instituto Cultural Steve Biko ao oferecer seu pré-vestibular. Fundado em 1992, por iniciativa de professores e estudantes negros, o cursinho é o primeiro voltado para estudantes negros de baixa renda. 

Anualmente, são oferecidas cerca de 70 vagas para concluintes ou alunos que já concluíram o Ensino Médio. As inscrições para o processo seletivo normalmente acontecem de janeiro a fevereiro. Para participar, o candidato deve pagar taxa de R$ 25 e responder a uma prova escrita com redação e uma entrevista com dinâmica de grupo. As aulas são ministradas no turno noturno, das 18h45 às 22h e aos sábados das 13h30 às 17h30. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante o curso, os alunos também estudam Cidadania e Consciência Negra a fim de contribuir para a elevação da autoestima e valorização de sua ancestralidade. Nesses mais de 20 anos de existência, o Pré-Vestibular Steve Biko contribuiu para o acesso de mais de mil estudantes negros no ensino superior. A partir de agora, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) também é parceira do projeto. 

Coordenação
Instituto Cultural Steve Biko – Tarry Cristina (Diretora Pedagógica) 

Endereço
Rua do Paço, 04, 2º andar, salas 201/202, Largo do Carmo, Santo Antônio – Pelourinho, Salvador/BA

Contato
(71) 3241-8708

Mais informações
www.stevebiko.org.br ou secretaria@stevebiko.org.br

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Mais de 5,3 mil inscritos fazem provas do Passe 2019 da UFMS

    A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) aplica neste domingo, 16 de dezembro, as provas do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) triênios 2017-2019 e 2018-2020.

  • Fuvest realiza Testes de Habilidades do Vestibular 2019

    A Fundação Universitária para o Vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest/USP) começa a aplicar hoje, 16 de dezembro, os Testes de Habilidades Específicas (THE) do Vestibular 2019. 

  • UERR divulga resultado do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual (UERR) liberou nesta sexta-feira, o resultado final do seu Vestibular 2019, cujas provas aconteceram em 21 de outubro. O resultado preliminar havia sido liberado no último dia 05, contudo foi retificado dois dias depois.