1. Home
  2. Cursinhos Comunitários
  3. Ceará
  4. Curso Pré-vestibular da UFC (CPV)

Curso Pré-vestibular da UFC (CPV)

Criado em 1992, o Curso Pré-vestibular da UFC visa preparar os estudantes para ingressarem na educação superior.

Publicado por Rafael Batista em Ceará

Compartilhe


O Curso Pré-Vestibular da Universidade Federal do Ceará (CPV-UFC) foi criado no ano de 1992 pelo Professor Antônio de Albuquerque Filho, até então reitor da universidade. O objetivo era facilitar o acesso dos alunos de escolas públicas às Instituições de Ensino Superior. Inicialmente, o cursinho foi oferecido em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por isso era totalmente gratuito, o que não acontece mais.

No ano de 2000, devido à grande demanda de alunos e o fim do convênio com o MEC, houve a necessidade de aumentar o número de vagas e consequentemente passar a cobrar uma taxa mensal dos estudantes. O número de carteiras subiu de 300 para 800 e a instituição passou a cobrar uma mensalidade no valor referente a 10% do salário-mínimo.

Aulas

As aulas são ministradas pelos professores da UFC no Campus do Pici (Av. Humberto Monte, S/N – Pici, Fortaleza), de segunda a sexta-feira das 18h30 às 22h e aos sábados das 8h ás 11h. Atualmente, os alunos são divididos em seis turmas e, durante os nove meses de aulas, são ministrados conteúdos referentes às matérias de Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Português.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para se matricular no cursinho os alunos precisam já ter concluído ou estar matriculado no 2° ou 3° anos do ensino médio. No ato da inscrição, que acontece no próprio campus da UFC, é necessário apresentar os documentos pessoais, incluindo certificado de conclusão ou comprovante de matrícula no ensino médio, efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 60 e doar uma resma de papel A4.

As matrículas são realizadas até o preenchimento de todas as vagas disponíveis. Os alunos devem, ainda, arcar com o material didático necessário para a realização do curso. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3366 9780 ou pelo e-mail cursinhoufc@gmail.com.

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Confira a 3ª chamada do Vestibular 2019 da UNEB

    A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) publicou na tarde desta sexta-feira, 22 de fevereiro, a relação de aprovados na terceira chamada do Vestibular 2019.

  • Fuvest solta a 5ª chamada do Vestibular 2019

    A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou hoje, 22 de fevereiro, a 5ª chamada do Vestibular 2019 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). Agora, é necessário fazer a etapa virtual, das 08h de segunda-feira, 25 de fevereiro até as 16h do dia 26.

  • Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular 2019

    A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) soltou nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, os aprovados em 3ª chamada no seu Vestibular 2019. Conforme o calendário liberado pela universidade, os selecionados deverão fazer as matrículas no dia 22 de fevereiro.

  • UEM divulga mudanças para o Vestibular 2019

    A Universidade Estadual de Maringá (UEM), divulgou essa semana a aprovação de alterações no regulamento do Vestibular para cursos de graduação em 2019. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) da Universidade deu o aval nas propostas sugeridas pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU).

  • 2ª repescagem do PS 2019 da UFPA está disponível

    A Universidade Federal do Pará (UFPA) soltou ontem, 20 de fevereiro, o resultado da 3ª repescagem seu Processo Seletivo (PS) 2019, cujo critério de seleção foi o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Selecionados deverão realizar matrículas a partir desta sexta-feira, 22, para a entrega dos documentos exigidos no curso em que foram classificados.

  • 2ª reclassificação do PISM 2019 da UFJF é publicada

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, solto nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, a lista de aprovados na 2ª reclassificação da terceira etapa do Programa Seletivo de Ingresso Misto (PISM) 2019. Agora, os aprovados deverão fazer a pré-matrícula online até sexta-feira, dia 22.