Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Cursinhos Comunitários
  3. Rio Grande do Sul
  4. Curso Pré-Vestibular e Enem Popular (POP)

Curso Pré-Vestibular e Enem Popular (POP)

Podem participar do preparatório estudantes entre 15 e 29 anos oriundos de escolas públicas.

Publicado por Letícia Oliveira
Em poucos anos de funcionamento, o cursinho já oferta cerca de mil vagas por ano.
Em poucos anos de funcionamento, o cursinho já oferta cerca de mil vagas por ano.

Com o intuito de tornar possível o ingresso de alunos de baixa renda ao ensino superior, a Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a União Estadual dos Estudantes (UEE) e o Centro dos Estudantes Universitários de Engenharia (CEUE), criou, em 2012, o Curso Pré-Vestibular e Enem Popular, o POP. 

Tendo como espelho o antigo Pré-Vestibular do Ceue, o POP tem por objetivo proporcionar aos estudantes da rede pública de ensino maior igualdade na hora de concorrer a vagas nas principais universidades do país. O projeto, que em seu primeiro ano disponibilizou 300 vagas, conta hoje com mil postos disponíveis.

O preparatório é totalmente gratuito e oferecido para o público na faixa etária entre 15 e 19 anos que esteja concluindo ou que já concluiu o ensino médio e que tenha renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio.

As aulas são ministradas durante três meses, de segunda a sexta-feira, por estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O local é a Instituição Pão dos Pobres, situado na Rua da República, nº801, Cidade Baixa, em Porto Alegre. No ato da inscrição os alunos devem escolher o turno que desejam participar das aulas, que pode ser matutino, vespertino ou noturno.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para participar, os candidatos devem entregar na Secretaria Municipal da Juventude, dentro do período estipulado para inscrição, a documentação exigida: uma foto 3x4, cópias da identidade ou certidão de nascimento, comprovante de endereço recente e  histórico escolar do Ensino Médio ou atestado de frequência do terceiro ano, além da ficha de inscrição devidamente preenchida. 

Depois desse procedimento, o inscrito deverá esperar a convocação. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Juventude, pelo telefone (51) 3289-2300, e-mail cmj@cmj.prefpoa.com.br ou página no Facebook.

Veja também

Resultado do SiSU 2020/1 já pode ser conferido
Convocados deverão comparecer às universidades entre os dias 29 de janeiro e 04 fevereiro

STJ autoriza divulgação do resultado do SiSU 2020/1
Decisão atende recurso protocolado no tribunal pela AGU para garantir a manutenção do calendário de divulgação da lista de aprovados.

Ufopa adia resultado do Vestibular 2020 por causa de suspensão do SiSU 2020/1
Conforme cronograma, lista de aprovados em processo seletivo que usa notas do Enem deveria sair hoje (28)

UFSC divulga 2ª chamada e 1º remanejamento do Vestibular Unificado 2020
Os selecionados deverão se atentar as etapas de matrículas, já que a primeira delas é a matrícula virtual e destinada a todas as modalidades de aprovados.

Famema 2020: confira o resultado do vestibular
Agora, os selecionados deverão realizar matrículas no período de 05 a 07 de fevereiro, na sede da Famema.

Inscrições do ProUni 2020/1 estão suspensas
Apesar das inscrições do ProUni 2020/1 estarem suspensas, já está disponível a consulta as bolsas.

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.