Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Cotas
  3. Enem, Sisu e Lei de Cotas: Qual a relação?

Enem, Sisu e Lei de Cotas: Qual a relação?

Com a aprovação da Lei de Cotas, Enem passou a ser adotado como critério de seleção e MEC fez adequações no Sisu.

Publicado por Wanja Borges
Foi a partir de 2012 que o Enem, Sisu e Lei de Cotas passaram a se relacionar
Foi a partir de 2012 que o Enem, Sisu e Lei de Cotas passaram a se relacionar

Sancionada em 29 de agosto de 2012, a Lei nº 12.711, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio, foi aprovada pela presidente Dilma Rousseff com apenas um veto. Conforme previa o artigo 2º da proposta original, o acesso dos estudantes cotistas aconteceria por meio de seu Coeficiente de Rendimento (CR), valor obtido a partir da média aritmética das notas no ensino médio. 

Entretanto, com a nova versão da Lei, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser a ferramenta oficial que definiria o preenchimento das vagas destinadas às cotas sociais e raciais. A justificativa apresentada pelo Governo é que o mecanismo adotado precisava aliar inclusão e qualidade de ensino superior público e nada mais justo do que utilizar o maior teste educacional do país como critério de seleção para a política. 

Foi a partir daí que o Enem, a Lei de Cotas e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) passaram a se relacionar. Em novembro de 2012, o Ministério da Educação (MEC) se viu obrigado a adequar as regras do Sisu aos critérios da Lei de Cotas, simplesmente porque o ingresso dos cotistas nas universidades aconteceria diretamente pelo Sistema, que utiliza o desempenho do candidato no Enem como critério de aprovação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dessa forma, das 101 instituições públicas que aderiram ao Sisu em 2013, 43 universidades federais e 40 institutos federais de educação reservaram, pelo menos, 12,5% de suas vagas, em cada curso e turno, para estudantes de escolas públicas, de baixa renda e autodeclarados pardos, pretos e indígenas. Assim, ao se inscrever, o candidato passou a ter a opção de disputar a vaga nos dois cursos escolhidos por meio do sistema de cotas. 

Isso significa que, somente na convocação do Sisu, é que os estudantes se pronunciarão sobre a adesão ou não do sistema de cotas. Por outro lado, a participação do candidato no Enem, além de importante, é obrigatória para acesso às políticas públicas de acesso ao ensino superior, como o Sisu ou, ainda, o Programa Universidade para Todos (ProUni). Deu pra entender agora por que a presidente fez tanta questão de priorizar o Enem? 

Veja também

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.

Edital do Enem 2020 é divulgado
Solicitações de isenção de taxa terão início no dia 06 de abril.

UECE terá novo prazo de inscrição do Vestibular 2020/2
Também será divulgado um novo cronograma de provas, já que o calendário atual foi suspenso devido da pandemia da covid-19.

Uesb suspende chamadas do Vestibular e do SiSU 2020 devido a pandemia do coronavírus
Um novo cronograma será definido pela Uesb posteriormente. A Universidade é mais uma dentre tantas outras que decidiu suspender as atividades por conta do isolamento social

UEPG encerra primeiro prazo de inscrições do PSS 2020 hoje (30)
Quem não fizer o cadastro até esta segunda-feira, poderá fazê-lo entre os dias 1º e 30 de agosto. 

Coronavírus: veja como estudar em casa durante o isolamento devido ao Covid-19
O Super Vestibular reuniu dicas de como aproveitar o tempo em casa se dedicando aos estudos, mesmo sem estar indo a escola.

Prazo para se inscrever no Vestibular 2020/2 da UECE encerra hoje (27)
Devido a paralisação das atividades por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), algumas atividades presenciais referentes ao Vestibular foram suspensas.

Udesc suspende cronograma do Vestibular de Inverno 2020 devido a pandemia do Coronavírus
A Universidade também adiou o prazo de isenção para doadores de sangue e medula, que seria finalizado nesta sexta-feira, dia 27.

Vestibular de Inverno 2020 da UEPG será adiado
Novas datas serão estabelecidas depois que as atividades retornarem. Coronavírus é o motivo do adiamento.

UFPR divulga livros e programa para as provas do Vestibular 2020/2021
Lima Barreto e Guimarães Rosa estão entre os autores exigidos. Relação não contém obras escritas por mulheres.

Medicina: Humanitas (SP) abre inscrições para o Vestibular 2020/2
Processo seletivo oferece 60 vagas para o curso de Medicina em São José dos Campos. Provas serão em junho.