ProUni 2019

Quem fez o Enem 2018 poderá se inscrever no ProUni 2019 de 31 de janeiro a 3 de fevereiro

Publicado por Lorraine Vilela em ProUni

Compartilhe

ProUni oferece bolsas de 100% e 50% para quem fez o Enem 2018
ProUni oferece bolsas de 100% e 50% para quem fez o Enem 2018

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019 é a oportunidade de estudar de graça, ou pela metade do preço, em instituições particulares de ensino superior. Com duas edições ao ano, o programa concede bolsas de estudos usando a nota do Enem 2018.

Para o primeiro semestre de 2019, o Ministério da Educação (MEC) já anunciou as datas e regras para participação

Tire suas dúvidas sobre o ProUni 

Se seu sonho é conseguir uma bolsa de estudo em faculdade particular, confira no Super Vestibular tudo sobre o ProUni 2019/1 e saiba como participar!

Datas do ProUni 2019 - 1º semestre

  • Inscrições: 31 de janeiro a 3 de fevereiro 
  • 1ª chamada: 6 de fevereiro
  • Matrículas 1ª chamada: 6 a 14 de fevereiro
  • 2ª chamada: 20 de fevereiro
  • Matrículas 2ª chamada: 20 a 27 de fevereiro 
  • Manifestação da Lista de Espera: 7 e 8 de março
  • Divulgação da Lista de Espera para Instituições: 11 de março
  • Comparecimento às instituições: 12 e 13 de março

Quando e como será a inscrição do ProUni 2019?

A inscrição do ProUni 2019 começará em 31 de janeiro de 2019, pela página siteprouni.mec.gov.br, gratuitamente. Os participantes poderão se inscrever ou modificar a inscrição do Prouni até às 23h59 do dia 3 de fevereiro.

Para participar do ProUni é fácil: basta acessar o site oficial do programa, colocar o número da inscrição do Enem 2018 (disponível na Página do Participante) e sua senha (usada para entrar no site do Enem) para que o login seja feito. Depois, é preciso conferir os dados pessoais e incluir as informações de renda da família (por pessoa). As informações sobre a pontuação no Enem já estarão salvas no sistema.

A outra etapa da inscrição no ProUni 2019 é a escolha do curso. Os candidatos podem escolher até duas opções de faculdade, local, curso, turno, tipo de bolsa (50% ou 100%) e modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas), sendo o valor da bolsa correspondente ao que foi preenchido como renda familiar.

Saiba que curso escolher no Guia de Profissões

O MEC disponibilizará na madrugada do segundo dia de inscrições até o penúltimo o balanço dos candidatos (nota e ordem de classificação até o momento) e nota de corte de cada opção de curso (pontuação mínima necessária para ficar com a bolsa, levando em consideração a quantidade de vagas). Com isso, o participante tem a oportunidade de mudar sua escolha até o dia 1º de fevereiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem pode se inscrever no ProUni 2019?

O candidato precisa ter média igual ou superior a 450 pontos nas provas do Enem 2018 e nota acima de zero na redação para participar do ProUni 2019. O resultado do Enem 2018 foi publicado em 18 de janeiro.

Veja como calcular sua média do Enem

Outro requisito para participação no ProUni 2019 é ser:

  • Estudante que fez todo ensino médio em escola da rede pública;
  • Aluno que fez o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Participante que fez o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
  • Pessoa com deficiência;
  • Professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica e faça parte do quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Em relação ao tipo de bolsa, o MEC considera a renda familiar do candidato (exceto para professores da rede pública). Confira:

  1. Bolsas de 100% (integrais): renda máxima de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 1.006)
     
  2. Bolsas de 50% (parciais): renda máxima de até 3 salários mínimos por pessoa (R$ 3.018)

Resultado do ProUni 2019

O resultado do ProUni 2019 será publicado em 6 de fevereiro, sem horário definido, pelo endereço siteprouni.mec.gov.br. Os candidatos que forem selecionados terão que comparecer à instituição de ensino que oferece a bolsa para comprovar as informações da inscrição e se matricular até 14 de fevereiro.

O ProUni 2019 terá uma segunda chamada regular divulgada em 20 de fevereiro, com período de confirmação dos dados de inscrição até 27 de fevereiro.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas regulares terá a oportunidade de manifestar interesse nas bolsas da lista de espera nos dias 7 e 8 de março, também pelo site do ProUni 2019. As instituições terão acesso aos nomes dos candidatos no dia 11 seguinte e os pré-selecionados terão que comparecer às faculdades ou universidades em 12 e 13 de março. 

É importante verificar toda a documentação necessária para confirmar a bolsa de estudos do ProUni 2019. Além dos documentos definidos pelo MEC no site do programa, as instituições podem pedir alguma documentação específica em suas próprias páginas. A falta de algum documento ou perda do prazo de confirmação dos dados resultado no cancelamento da bolsa do candidato aprovado. 

VEJA TAMBÉM

1 2
  • Leia as redações nota mil do Enem 2018

    O Inep liberou ontem, dia 19, o acesso aos espelhos das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 para os candidatos. A cópia digitalizada da redação do participante só pode ser utilizada para verificação, a chamada vista pedagógica, já que o Inep não recebe recursos contra as nota.

  • Enem 2018: espelho da redação e notas dos treineiros são liberadas

    Participantes do Enem 2018 podem acessar a partir de hoje, 18 de março, o espelho da redação. O texto foi realizado em novembro do ano passado e teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

  • Inscrições para o Vestibular 2019/2 da ESPM estão abertas

    A Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM) abriu inscrições para o Vestibular 2019/2 das suas três unidades: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. O prazo vai até 13 de junho para ingresso via provas tradicionais e até 24 de maio via Enem.