ProUni 2019

As duas edições regulares do ProUni 2019 terminaram, mas é possível participar das bolsas remanescentes.

Publicado por Lorraine Vilela Campos em ProUni

Compartilhe

ProUni oferece bolsas de 100% e 50% para quem fez o Enem 2018
ProUni oferece bolsas de 100% e 50% para quem fez o Enem 2018

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019 é a oportunidade de estudar de graça, ou pela metade do preço, em instituições particulares de ensino superior. Com duas edições regulares ao ano, o programa concede bolsas de estudos usando a nota do Enem 2018.

As duas edições regulares (semestrais) do ProUni 2019 já se encerraram. No entanto, quem fez o Enem a partir de 2010 pode participar da convocação para bolsas remanescentes, prazo que começa em 5 de agosto e segue até o dia 16 do mesmo mês para quem não tem matrícula em curso superior, enquanto os já matriculados poderão se inscrever até 30 de setembro. 

Tire suas dúvidas sobre o ProUni 

Se seu sonho é conseguir uma bolsa de estudo em faculdade particular, confira no Super Vestibular tudo sobre o ProUni 2019/2 e saiba como participar!

Datas do ProUni 2019 -  bolsas remanescentes - 2º semestre

Inscrições para não matriculados: 5 de agosto a 16 de agosto

Inscrições para estudantes matriculados: 5 de agosto a 30 de setembro.

Quando e como foram as inscrições do ProUni 2019?

As inscrição do ProUni 2019 foram realizadas em fevereiro e julho (edições de cada semestre letivo) pela página siteprouni.mec.gov.br, gratuitamente. Os candidatos puderam escolher até duas opções de faculdade, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, conforme as opções disponíveis para sua renda.

Saiba que curso escolher no Guia de Profissões

Quem pode se inscrever no ProUni 2019?

As edições regulares do ProUni são para quem teve média igual ou superior a 450 pontos nas provas do Enem 2018 e nota acima de zero na redação para participar do ProUni 2019.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja como calcular sua média do Enem

As bolsas remanescentes são destinadas aos estudantes com a mesma pontuação citada anteriormente, mas o MEC aceita as edições a partir de 2010 do Enem. 

Outro requisito para participação no ProUni é ser:

  • Estudante que fez todo ensino médio em escola da rede pública;
  • Aluno que fez o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Participante que fez o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
  • Pessoa com deficiência;
  • Professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica e faça parte do quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Em relação ao tipo de bolsa, o MEC considera a renda familiar do candidato (exceto para professores da rede pública). Confira:

  1. Bolsas de 100% (integrais): renda máxima de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 1.006)
     
  2. Bolsas de 50% (parciais): renda máxima de até 3 salários mínimos por pessoa (R$ 3.018)

Resultado do ProUni 2019

O resultado do ProUni também foi publicado no siteprouni.mec.gov.br, local em que os candidatos das bolsas remanescentes poderão acompanhar a pré-seleção. Nas edições regulares, há uma segunda chamada e, após tal convocação, ainda há a manifestação de interesse que é utilizada para as chamadas da lista de esperada. 

É importante verificar toda a documentação necessária para confirmar a bolsa de estudos do ProUni 2019. Além dos documentos definidos pelo MEC no site do programa, as instituições podem pedir alguma documentação específica em suas próprias páginas. A falta de algum documento ou perda do prazo de confirmação dos dados resultado no cancelamento da bolsa do candidato aprovado. 

VEJA TAMBÉM

1 2