ProUni 2019

A edição do primeiro semestre do ProUni já encerrou, mas a do segundo vai abrir inscrições em junho.

Publicado por Lorraine Vilela em ProUni

Compartilhe

ProUni oferece bolsas de 100% e 50% para quem fez o Enem 2018
ProUni oferece bolsas de 100% e 50% para quem fez o Enem 2018

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019 é a oportunidade de estudar de graça, ou pela metade do preço, em instituições particulares de ensino superior. Com duas edições ao ano, o programa concede bolsas de estudos usando a nota do Enem 2018.

A edição do primeiro semestre já encerrou e ofereceu 243.888 bolsas, sendo 116.813 integrais e 127.075 parciais. Algumas sobraram e foram oferecidas no processo de vagas remanescentes.

O ProUni 2019 do segundo semestre receberá inscrições em junho. O Ministério da Educação (MEC) já anunciou as datas e regras para participação

Tire suas dúvidas sobre o ProUni 

Se seu sonho é conseguir uma bolsa de estudo em faculdade particular, confira no Super Vestibular tudo sobre o ProUni 2019/2 e saiba como participar!

Datas do ProUni 2019 - 2º semestre

  • Inscrições: 11 a 14 de junho
  • 1ª chamada: 18 de junho
  • Comprovação das informações - 1ª chamada: 18 a 25 de junho
  • 2ª chamada: 2 de julho
  • Comprovação das informações - 2ª chamada: 2 a 8 de julho
  • Manifestação da Lista de Espera: 15 e 16 de julho
  • Divulgação da Lista de Espera para Instituições: 18 de julho
  • Comparecimento às instituições: 19 a 22 de julho

Quando e como será a inscrição do ProUni 2019?

A inscrição do ProUni 2019/2 começará em 11 de julho, pela página siteprouni.mec.gov.br, gratuitamente. Os participantes poderão se inscrever ou modificar a inscrição do Prouni até às 23h59 do dia 14 de junho.

Para participar do ProUni é fácil: basta acessar o site oficial do programa, colocar o número da inscrição do Enem 2018 (disponível na Página do Participante) e sua senha (usada para entrar no site do Enem) para que o login seja feito. Depois, é preciso conferir os dados pessoais e incluir as informações de renda da família (por pessoa). As informações sobre a pontuação no Enem já estarão salvas no sistema.

A outra etapa da inscrição no ProUni 2019 é a escolha do curso. Os candidatos podem escolher até duas opções de faculdade, local, curso, turno, tipo de bolsa (50% ou 100%) e modalidade de concorrência (ampla concorrência ou cotas), sendo o valor da bolsa correspondente ao que foi preenchido como renda familiar.

Saiba que curso escolher no Guia de Profissões

O MEC disponibilizará na madrugada do segundo dia de inscrições até o penúltimo o balanço dos candidatos (nota e ordem de classificação até o momento) e nota de corte de cada opção de curso (pontuação mínima necessária para ficar com a bolsa, levando em consideração a quantidade de vagas). Com isso, o participante tem a oportunidade de mudar sua escolha até o dia 1º de fevereiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem pode se inscrever no ProUni 2019?

O candidato precisa ter média igual ou superior a 450 pontos nas provas do Enem 2018 e nota acima de zero na redação para participar do ProUni 2019. O resultado do Enem 2018 foi publicado em 18 de janeiro.

Veja como calcular sua média do Enem

Outro requisito para participação no ProUni 2019 é ser:

  • Estudante que fez todo ensino médio em escola da rede pública;
  • Aluno que fez o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
  • Participante que fez o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;
  • Pessoa com deficiência;
  • Professor da rede pública de ensino, que esteja no exercício do magistério da educação básica e faça parte do quadro de pessoal permanente da instituição pública.

Em relação ao tipo de bolsa, o MEC considera a renda familiar do candidato (exceto para professores da rede pública). Confira:

  1. Bolsas de 100% (integrais): renda máxima de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 1.006)
     
  2. Bolsas de 50% (parciais): renda máxima de até 3 salários mínimos por pessoa (R$ 3.018)

Resultado do ProUni 2019

O resultado do ProUni 2019 será publicado em 18 de junho, sem horário definido, pelo endereço siteprouni.mec.gov.br. Os candidatos que forem selecionados terão que comparecer à instituição de ensino que oferece a bolsa para comprovar as informações da inscrição e se matricular até 25 de junho.

O ProUni 2019 terá uma segunda chamada regular divulgada em 2 de julho, com período de confirmação dos dados de inscrição até 8 de julho.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas regulares terá a oportunidade de manifestar interesse nas bolsas da lista de espera nos dias 15 e 16 de julho, também pelo site do ProUni 2019. As instituições terão acesso aos nomes dos candidatos no dia 18 seguinte e os pré-selecionados terão que comparecer às faculdades ou universidades em 19 a 22 de julho. 

É importante verificar toda a documentação necessária para confirmar a bolsa de estudos do ProUni 2019. Além dos documentos definidos pelo MEC no site do programa, as instituições podem pedir alguma documentação específica em suas próprias páginas. A falta de algum documento ou perda do prazo de confirmação dos dados resultado no cancelamento da bolsa do candidato aprovado. 

VEJA TAMBÉM

1 2