Logo Super Vestibular
Whatsapp icon Whatsapp
  1. Home
  2. Bolsas de Estudos
  3. Pronatec oferece vagas gratuitas para ensino técnico

Pronatec oferece vagas gratuitas para ensino técnico

Qualquer estudante que já concluiu o ensino médio pode se candidatar, porém a prioridade é daqueles que cursaram a educação básica na rede pública de ensino.

Publicado por Rafael Batista
Através do Pronatec é possível ter acesso ao Bolsa Formação
Através do Pronatec é possível ter acesso ao Bolsa Formação

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado em 2011 pelo Governo Federal com o objetivo de democratizar a educação profissional e técnica, aumentando o número de vagas através da ampliação de instituições pelo país. O programa oferece vagas gratuitas em cursos técnicos, para pessoas que já concluíram o ensino médio.

São basicamente três os tipos de cursos disponibilizados pelo Pronatec: Técnico para quem já concluiu o ensino médio, Técnico para quem está matriculado no ensino médio e Formação Inicial e Continuada ou qualificação profissional para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda.

Os cursos oferecidos pelo Pronatec são ministrados principalmente por escolas técnicas públicas mantidas pelos governos municipais, estaduais e federais. As Instituições do Sistema Nacional de Aprendizado, como Senai, Senac, Senar e Senat também beneficiam os estudantes do programa.

Como se inscrever

Para participar do programa os interessados devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada da Educação Técnica (Sisutec) ou procurar diretamente as instituições que oferecem os cursos. A grande prioridade é atender estudantes que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada, no entanto aqueles que não se enquadram nesses perfis também podem se inscrever no programa. 

Além das ações para fortalecer o trabalho das instituições de educação profissional e tecnológica em todo o país, o Pronatec idealizou a Bolsa Formação. Através da iniciativa são oferecidos cursos técnicos em duas modalidades do benefício: a Bolsa Formação Estudante e a Bolsa Formação Trabalhador.

Com a finalidade de atender o estudante matriculado no ensino médio das escolas públicas, a Bolsa Formação Estudante possibilita que o beneficiário frequente as aulas do ensino médio em sua escola e, em outro turno, assista as aulas do curso técnico de nível médio. Já a Bolsa Formação Trabalhador é oferecida ao trabalhador e aos beneficiários de programas federais.

Vagas

A primeira forma de pleitear as vagas oferecidas pelo Pronatec é através do uso da nota do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Realizada a primeira seleção os estudantes que não realizaram o exame podem concorrer às vagas remanescentes. Outra caraterística da seleção é a reserva de 85% das vagas para alunos que tenham cursado o ensino médio em escola pública, independente da renda familiar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No primeiro ano do programa foram disponibilizadas puco mais que 900 mil vagas. No final de 2013 os curso oferecidos em mais de 3,5 mil municípios brasileiros receberam quase 6 milhões de matrículas. O estado com maior número de alunos é São Paulo, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Pronatec 2.0

Na segunda etapa do programa, o governo espera abrir outras 12 milhões de vagas em mais de 200 cursos técnicos e 646 profissionalizantes. A grande novidade é o aproveitamento de créditos para os estudantes do Pronatec que desejarem realizar um curso tecnológico, que é considerado curso superior. O intuito é estimular os estudantes a continuar os estudos e obter diploma de nível superior.

O aumento das vagas se dará nas instituições que já participam do programa, além da criação de vagas em instituições privadas. Os cursos continuam gratuitos nas instituições do governo e naquelas que integram o Sistema S, mas poderá ser pago nas novas instituições. Os estudantes poderão ainda se beneficiar do FIES Técnico que financiará as mensalidades.

Pronatec Direitos Humanos

Com a finalidade de beneficiar pessoas com deficiência, moradores de rua e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, o Pronatec Direitos Humanos se desenvolve para inserir esses grupos de pessoas no mercado de trabalho. O programa segue os padrões já utilizado pelo Pronatec, o diferencial está na seleção dos estudantes.

Os órgãos responsáveis por políticas voltadas à pessoa com deficiência, moradores de rua e menores infratores, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, devem fazer o levantamento de demanda em cada região e providenciar a seleção e matrícula dos beneficiários. Também nesses casos os cursos serão ministrados pelas mesmas instituições já cadastradas junto ao programa.

Veja também

Enem 2024: pedido de insenção da taxa já pode ser feito
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 segue aberto até 26 de abril
Inep solta datas e edital da isenção de taxa do Enem 2024
Instituto responsável pela aplicação do exame também informou datas para fazer justificativa de ausência do Enem 2023
MEC divulga resultado da lista de espera do ProUni 2024
Estudantes devem comprovar as informações de amanhã (23) até o dia 4 de abril nas instituições que ofereceram bolsa de estudo
MEC libera resultado do Fies 2024
Estudantes pré-aprovados devem complementar os dados será de 22 a 26 de março
Enem 2023: Inep divulga espelho da redação e notas dos treineiros
Dados foram divulgados pelo Inep na tarde de hoje, pouco mais de dois meses da realização do exame
MEC abre inscrição do Fies 2024
Para participar, é necessário ter feito o Enem e ter de um a três salários mínimos
Fies Social 2024: edital do programa está disponível
Fies 2024 conta com mudanças e ofertará mais de 112 mil vagas em financiamentos estudantis para o ensino superior neste ano
MEC publica 2ª chamada do ProUni 2024
Candidatos devem comprovar dados até o dia 12 de março nas universidades
MEC divulga resultado do ProUni 2024
Candidatos pré-selecionados devem comprovar informações de hoje até dia 20 de fevereiro
Inscrições para o ProUni 2024 terminam nesta sexta (2)
Ministério da Educação (MEC) oferece mais de 400 mil bolsas de estudo, maior número desde 2005
Resultado do Sisu 2024 está publicado
O MEC divulgou os resultados do Sisu 2024, confira esta e outras informações do programa
Inscrição do ProUni 2024 já pode ser feita
Ministério da Educação (MEC) oferta mais de 400 mil bolsas de estudo, o maior número da história do programa