Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Bolsas de Estudos
  3. FIES 2020
  4. Modalidades de fiança no Fies

Modalidades de fiança no Fies

Fianças Convencional e Solidária e Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo são as três opções disponibilizadas pelo Fies.

Publicado por Wanja Borges
Modalidade de fiança pode ser definida no ato da inscrição no Fies
Modalidade de fiança pode ser definida no ato da inscrição no Fies

O processo de inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é considerado rápido e fácil por parcela significativa dos estudantes. Contudo, quando chega a hora de escolher o tipo de fiança, a realidade é outra. Uma das últimas etapas da inscrição, a definição da modalidade da fiança causa angústia aos universitários principalmente em decorrência da falta de conhecimento sobre o significado das opções disponibilizadas.

O aparecimento de termos desconhecidos como Fiança Solidária, Fiança Convencional ou Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo, além de causar dúvidas, também pode prejudicar o andamento da inscrição, caso o estudante não tenha domínio do que é e de como funciona cada uma dessas opções. Pensando nisso, o Super Vestibular resolveu destrinchar cada uma delas, a fim de auxiliar o participante na sua escolha. Confira: 

Fiança Convencional
Na Fiança Convencional, o estudante deve apresentar dois fiadores ao Agente Financeiro. No caso de beneficiários de bolsa parcial no Programa Universidade para Todos (ProUni), só podem ser apresentados fiadores que possuem renda mensal bruta conjunta igual ou superior ao valor original da mensalidade do estudante. Se o universitário não for beneficiário do ProUni, basta o fiador ter renda mensal bruta conjunta pelo menos igual ao dobro da mensalidade. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fiança Solidária
Neste caso, estudantes financiados pelo FIES se reúnem em grupo de três a cinco participantes, que se responsabilizam pela totalidade dos valores devidos individualmente pelo todo. O grupo, que deverá ser constituído por universitários da mesma universidade, tem que ser constituído no Agente Financeiro, no ato da contratação do financiamento. Não há exigência de comprovação de rendimentos. 

Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo
Para os estudantes que possuem dificuldades de apresentar um fiador, o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC) é a opção mais indicada. Contudo, o benefício é restrito para estudantes de licenciatura, com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo ou bolsa parcial no ProUni. A adesão nesta modalidade pode ser feita no ato da inscrição, desde que a universidade tenha aderido à iniciativa. A participação das instituições de ensino é voluntária. 

Veja também

Enem 2020: inscritos com Coronavírus poderão solicitar reaplicação das provas
Poderá fazer solicitação quem estiver com Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas até um dia antes das provas, marcadas para 1º e 8 de novembro

São Paulo: abertas inscrições para Vestibular 2020/2 de Medicina da USCS
Processo seletivo que oferece 60 vagas em São Caetano do Sul está marcado para dia 21 de junho

Inep registra mais de 320 mil pedidos de isenção de taxa no Enem 2020
O prazo segue aberto até o dia 17 deste mês. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Veja datas dos Vestibulares 2021 da Unicamp
Instituição divulgou cronograma dos processos seletivos tradicionais, via Enem, Indígena e por vagas olímpicas

Enem 2020: sistema para solicitação de isenção não está funcionando corretamente
Já no início do processo, quando solicitado o número do CPF do candidato e a data de nascimento, o estudante encontra erro, não conseguindo prosseguir no cadastro.

Inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020 estão abertas
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.

Seleções dos Vestibulares 2020/2 do IFF estão suspensas
Instituto tomou medida devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, todo o cronograma está suspenso, inclusive as inscrições que seriam finalizadas na segunda (06)

UEM suspende Vestibular de Inverno 2020
A medida foi tomada respeitando as recomendações de isolamento domiciliar da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Secretários da educação pedem adiamento do Enem 2020
UNE e Ubes também acreditam que provas do maior exame educacional devem ser alteradas

Enem Digital: aplicação do novo formato será ampliado para atender as 27 unidades da Federação
A medida está entre as demandas recebidas durante o dia de ontem pelo Inep, e tem como objetivo levar o Enem Digital, para todo o Brasil.

Cederj está com inscrições abertas para o Vestibular 2020/2
Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 69 e poderá ser paga até o dia 15 seguinte.  

UERJ suspende calendário do 1º Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular Estadual 2021
A UERJ comunicou ainda que um novo calendário será divulgado e, por isso, as datas anunciadas anteriormente deverão ser desconsideradas.