Projeto BITEC

O projeto BITEC tem como objetivo transferir conhecimentos gerados nas instituições de ensino diretamente para o setor produtivo.

Publicado por Érica Caetano em Bolsas de Estudos

Compartilhe

O Projeto BITEC é uma parceria do IEL, SEBRAE, SENAI e CNPq
O Projeto BITEC é uma parceria do IEL, SEBRAE, SENAI e CNPq

Através de uma parceria estabelecida entre o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi criado o Projeto BITEC (Bolsas de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico às Micro e Pequenas Empresas). O programa favorece universitários que tenham bom desempenho estudantil.

A partir das necessidades identificadas nas micro e pequenas empresas, os participantes do programa, alunos de graduação selecionados e orientados por um professor, irão gerar soluções que possibilitem o desenvolvimento tecnológico e que ampliem a produtividade da empresa. A bolsa incentiva à competitividade através da inserção de estudantes supervisionados promovendo o empreendedorismo, a inovação tecnológica e a melhoria de gestão.

O interessado em participar do Programa BITEC precisa estar cursando o Ensino Superior ou superior tecnológico, ter 40% do currículo já concluído ou estar cursando a partir do 3º período letivo em diante. Podem estar estudando em instituições públicas ou privadas, desde que estas sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). É necessário dedicar-se ao projeto semanalmente, por meio de reuniões na empresa e com o orientador. O aluno não pode ter vínculo empregatício com a organização em que irá desenvolver o projeto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao realizar a inscrição, o aluno deverá escolher a área de estudo pela qual se interessa, um professor da instituição de ensino ligado a essa área de conhecimento escolhida e indicar alguma empresa (micro ou pequena) que tenha necessidade de obter melhorias. O valor da bolsa para o aluno é de R$ 300.

São disponibilizadas no total 600 bolsas durante um período de 6 meses para os universitários. Além de beneficiar o estudante, o projeto premia cinco professores, em níveis regional e nacional, pelas orientações oferecidas durante as atividades do aluno na empresa. Ao findar o programa, é necessário que o estudante entregue relatórios sobre as atividades executadas.

Mais informações: mundoiel.iel.org.br

VEJA TAMBÉM

1 2
  • UniRV (GO) divulga aprovados no Vestibular 2019/1

    A Universidade de Rio Verde (UniRV) publicou nesta quarta-feira, 12 de dezembro, o resultado do Vestibular 2019/1 para cursos tradicionais. As provas foram aplicadas no dia 09 deste mês.

  • Unitau (SP) divulga resultado do Vestibular de Verão 2019

    A Universidade de Taubaté (Unitau), em São Paulo, liberou nesta quarta-feira, 12 de dezembro, a lista de aprovados no Vestibular de Verão 2019.

  • UEPG solta gabaritos do Vestibular de Verão 2019

    A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou na tarde de hoje, 11 de dezembro, os gabaritos do Vestibular de Verão 2019, cujas provas foram aplicadas nos últimos dias 09 e 10, nas cidades de Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.