Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Bolsas de Estudos
  3. Bolsas de Estudos Filantrópicas

Bolsas de Estudos Filantrópicas

As universidades comunitárias ou confessionais são obrigadas por lei a fornecer bolsas de estudo a alunos carentes, como as bolsas filantrópicas.

Publicado por Érica Caetano
Instituições chamadas comunitárias usam as bolsas filantrópicas
Instituições chamadas comunitárias usam as bolsas filantrópicas

Universidades conhecidas como confessionais ou comunitárias são as que mais utilizam esse tipo de bolsa, já que são obrigadas por lei a fornecer esse benefício aos seus alunos desprovidos e necessitados. Essas instituições de ensino superior não possuem fins lucrativos e trabalham com foco justamente em ações sociais e educacionais. Por conta disso é que parte do valor arrecadado nas mensalidades, cobradas dos demais alunos, é utilizada para atividades de auxílio, de assistência social e educação, seja com atendimento gratuito em hospitais, assessoria jurídica e bolsas de estudo.

Apesar da concessão da bolsa de estudo ser determinada por lei, não há uma regra específica e geral para o modo como ocorre essa distribuição. Cada instituição desenvolve a repartição da sua maneira. Algumas universidades arcam com o pagamento dos estudos, desde que o estudante esteja regularmente matriculado, com aproveitamento acadêmico positivo e preste serviço à instituição ao findar o curso. Outras instituições oferecem bolsa de 25% a 100% do valor da mensalidade cobrada, não havendo necessidade de o aluno devolver o montante à universidade quando terminar a faculdade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Da mesma forma em que cada universidade estabelece a maneira de oferecer a bolsa, também são elas que definem o processo seletivo. Na maioria das vezes, prioriza-se a avaliação socioeconômica do aluno. Mas há faculdades que, além da questão financeira, avaliam também o rendimento e a assiduidade do estudante nas aulas, incluindo notas e desempenho. Esses critérios são avaliados tanto para a obtenção da bolsa quanto para a continuidade do benefício durante o decorrer do curso.

 

Veja também

UFLA (MG) divulga resultado da 3ª etapa do PAS 2019
Os candidatos da 3ª etapa do PAS da UFLA foram avaliados por meio das notas do Enem 2019, cujas provas foram aplicadas nos dias 03 e 10 de novembro. 

UFMS libera notas da 1ª e 2ª etapas do Passe 2019
Instituição também divulgou as informações sobre matrícula dos aprovados no Passe e Vestibular 2020.

IFRO solta classificação preliminar do Vestibular 2020
Previsão é que o resultado final seja divulgado na próxima sexta-feira (31). Foram oferecidas quase mil vagas.

Resultados de vestibulares são adiados após suspensão do SiSU 2020/1
Entre as instituições estão as federais de São Paulo (Unifesp) e do Pará (UFPA). UFSC suspendeu cronograma de matrículas do SiSU.

UFRR disponibiliza classificação preliminar do Vestibular 2020
Aqueles que queiram apresentar recursos contra a classificação preliminar deverão fazer isso ainda hoje (27). O resultado dos recursos será disponibilizado no dia 28 seguinte .

Unespar divulga 2ª chamada do Vestibular 2020
De acordo com o edital de matrículas, os selecionados deverão se matricular no dia 29 de janeiro. Uma nova chamada é esperada para o dia 31 deste mesmo mês. 

Pré-vestibular gratuito em Brasília está com inscrições abertas para turmas de 2020
Podem participar do preparatório, que tem foco nas provas do Enem, candidatos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola pública ou que já concluíram essa etapa também na rede pública.

Famerp solta resultado do Vestibular 2020/1
Agora, as matrículas deverão ser feitas das 09h às 15h, no Pavilhão Fleury ou na sala da Secretaria Geral, na sede da Famerp.

Unesp divulga resultado do Vestibular 2020
Selecionados devem fazer matrículas virtuais até esta terça-feira (28)

SiSU 2020/1: Justiça Federal continua mantendo a decisão de suspensão do resultado
Ainda há a possibilidade de o governo recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Inscrições para o SiSU 2020/1 encerram neste domingo (26)
Resultado pode não ser divulgado na terça-feira porque a Justiça de SP determinou a suspensão do SiSU após o encerramento das inscrições.