Logo Super Vestibular
  1. Home
  2. Bolsas de Estudos
  3. Bolsas de Estudos Filantrópicas

Bolsas de Estudos Filantrópicas

As universidades comunitárias ou confessionais são obrigadas por lei a fornecer bolsas de estudo a alunos carentes, como as bolsas filantrópicas.

Publicado por Érica Caetano
Instituições chamadas comunitárias usam as bolsas filantrópicas
Instituições chamadas comunitárias usam as bolsas filantrópicas

Universidades conhecidas como confessionais ou comunitárias são as que mais utilizam esse tipo de bolsa, já que são obrigadas por lei a fornecer esse benefício aos seus alunos desprovidos e necessitados. Essas instituições de ensino superior não possuem fins lucrativos e trabalham com foco justamente em ações sociais e educacionais. Por conta disso é que parte do valor arrecadado nas mensalidades, cobradas dos demais alunos, é utilizada para atividades de auxílio, de assistência social e educação, seja com atendimento gratuito em hospitais, assessoria jurídica e bolsas de estudo.

Apesar da concessão da bolsa de estudo ser determinada por lei, não há uma regra específica e geral para o modo como ocorre essa distribuição. Cada instituição desenvolve a repartição da sua maneira. Algumas universidades arcam com o pagamento dos estudos, desde que o estudante esteja regularmente matriculado, com aproveitamento acadêmico positivo e preste serviço à instituição ao findar o curso. Outras instituições oferecem bolsa de 25% a 100% do valor da mensalidade cobrada, não havendo necessidade de o aluno devolver o montante à universidade quando terminar a faculdade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Da mesma forma em que cada universidade estabelece a maneira de oferecer a bolsa, também são elas que definem o processo seletivo. Na maioria das vezes, prioriza-se a avaliação socioeconômica do aluno. Mas há faculdades que, além da questão financeira, avaliam também o rendimento e a assiduidade do estudante nas aulas, incluindo notas e desempenho. Esses critérios são avaliados tanto para a obtenção da bolsa quanto para a continuidade do benefício durante o decorrer do curso.

 

Veja também

Locais de prova do Vestibular 2020 da Uneb são publicados
A Universidade recomenda que os candidatos chegue com antecedência de, no mínimo, 30 minutos aos locais de prova a fim de evitar contratemos.

Acesse resultado do Vestibular de Verão 2020 da Udesc
Mais de 8 mil candidatos concorreram a mais de 1,3 mil vagas em cursos presenciais e a distância

Unisc publica listão de aprovados no Vestibular 2020
Selecionados para vagas em cursos presenciais e a distância devem fazer registro acadêmico de 11 a 17 de dezembro

Confira resultado do Vestibular 2020 da UERR
Mais de 3,6 mil candidatos participaram da seleção. Medicina, Direito e Enfermagem foram os cursos mais procurados.  

UnB realiza provas da 2ª Certificação de Habilidades Específicas 2019
Documento é específico para candidatos a cursos que exigem aptidão como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas e Música

Já estão disponíveis os gabaritos do Vestibular Unificado 2020 da UFSC e UFFS
Aqueles que queiram interpor recursos contra os gabaritos preliminares poderão apresentá-los pelo site da UFSC, até às 18h de hoje, 10 de dezembro.

UECE solta resultado da 1ª fase do Vestibular 2020
Selecionados para a segunda segunda deverão fazer provas no dias 15 e 16 de dezembro

Enem 2019: começam provas para presos e participantes da reaplicação
Hoje, inscritos fazem redação e 90 questões de linguagens e ciências humanas. Amanhã, será vez de matemática e ciências da natureza.

PUC Campinas divulga resultado do Vestibular 2020 para Medicina
Agora, os aprovados deverão se matricular ainda esta semana, nos dias 11 e 12 seguintes. Eles deverão consultar as orientações e os documentos listados no Manual do Candidato.

Fuvest divulga resultado da 1ª fase do Vestibular 2020
Selecionados para próxima etapa do maior vestibular brasileiro farão agora provas nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020

Fatecs soltam gabaritos e cadernos de provas do Vestibular 2020
As provas foram aplicadas ontem, dia 08, às 13h e os candidatos tiveram que responder 54 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação.

Provas do Vestibular 2020/1 da Famerp começam hoje
Elas terão continuidade amanhã, 10 de dezembro, das 14h às 18h. Estão sendo ofertadas pela Famerp 160 vagas no Vestibular 2020.