Home Universidades Minas Gerais Universidade Federal de Viçosa – UFV

Universidade Federal de Viçosa – UFV

Em 2011, UFV obteve nota máxima em avaliação do Ministério da Educação. Instituição já trabalha com Sisu.

Publicado por Wanja Borges em Minas Gerais

Compartilhe

UFV conta com mais de 600 laboratórios em sua infraestrutura
UFV conta com mais de 600 laboratórios em sua infraestrutura

Originada da Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV) e da Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi instituída, efetivamente, em julho de 1969. Com sede localizada em Viçosa e outras duas unidades educacionais em Florestal e Rio Paranaíba, a instituição é reconhecida principalmente pelos seus cursos de ciências agrárias e exatas. 

Hoje, a Universidade oferece mais de 60 cursos de graduação para cerca de 20 mil alunos. A UFV conta, ainda, com 1.188 docentes e 2.261 técnico-administrativos para o bom funcionamento da instituição. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição foi classificada com conceito 5, nota máxima da avaliação, sendo considerada a 6ª melhor universidade do país e a 3ª de Minas Gerais. 

 

CAMPUS
•    Campus Florestal

Rodovia LMG 818, km 06, Florestal – MG
http://www.cedaf.ufv.br
(31) 3536-3300

Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Educação Física, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Gestão Ambiental. 

•    Campus do Rio Paranaíba
Rodovia MG-230, Km 7, Rio Paranaíba – MG
http://www.crp.ufv.br
(34) 3855-9300

Administração, Agronomia, Ciências de Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Nutrição, Química e Sistemas de Informação. 

•    Campus Viçosa
Avenida Peter Henry Rolfs, s/nº, Campus Universitário, Viçosa – MG
http://www.ufv.br
(31) 3899-2137

Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia de Laticínios, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Cooperativismo, Dança, Direito, Economia Doméstica, Educação Física, Educação Infantil, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Geografia, História, Letras (Português/Francês), Letras (Português/Inglês), Letras (Português/Literatura de Língua Portuguesa), Letras (Português/Espanhol), Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Química, Secretariado Executivo Trilíngue (Português/Inglês/Francês) e Zootecnia. 

 

INFRAESTRUTURA
A Universidade Federal de Viçosa é constituída, atualmente, por três unidades educacionais, localizadas em Florestal, Rio Paranaíba e Viçosa. Juntas, elas possuem área construída de quase 400 mil m², sendo que a área física total da Universidade é estimada em 45 milhões de m². Ao todo, 618 laboratórios, 154 salas de aula teórica, 131 salas de estudo, 40 salas de aula prática, 28 bibliotecas setoriais e 17 auditórios integram a estrutura física da instituição. Editora, Hospital Veterinário, Ambulatório Médico, Alojamentos, Praça de Esportes, Creche e Centro de Vivência também compõem a infraestrutura da UFV. 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    SiSU

A principal forma de acesso aos cursos da UFV é através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médo (Enem) como critério único de seleção Atualmente, o SiSU é responsável pelo preenchimento de 80% das vagas. A partir de 2015, acesso 2016, todas as vagas serão preenchidas via SiSU.

•    Pases
O Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases) é um programa trienal, que consiste em avaliar os estudantes nas três séries do Ensino Médio e após a terceira avaliação, classificá-los para concorrer a uma das vagas oferecidas pela UFV. Ele será extinto ao final de 2014.

•    Sistema de Cotas 
Em cumprimento à Lei nº 12.711, que destina 50% das vagas em universidades e instituições federais para estudantes oriundos da rede pública, a UFV oferece 20% de suas vagas para cotistas, tanto no vestibular tradicional quanto no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Metade delas são destinadas para estudantes de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, e há uma porcentagem, de acordo com o IBGE, para negros, pardos e índios.

•    Plataforma Freire
Outra forma de ingresso utilizada pela UFV é a Plataforma Freire. Voltada especificamente para a seleção de candidatos aos cursos de licenciatura, a avaliação é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa à qualificação de professores da educação básica pública, no exercício do magistério, em instituições públicas de ensino superior. Em 2011, quase 100 vagas foram fornecidas na Universidade por este método. 

•    Ensino a Distância 
A Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (CEAD) foi instituída em 2001, na UFV, vinculada administrativamente à Reitoria da Universidade. Atualmente, ela oferece as licenciaturas em Matemática e História e o bacharelado em Administração na modalidade de Ensino a Distância (EaD), além de cursos técnicos, capacitações profissionais e pós-graduações. 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular 

REDES SOCIAIS
Twitter | Facebook | Flickr | Orkut

VEJA TAMBÉM

1 2