Home Universidades Minas Gerais Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Classificada com conceito 4 no IGC 2011, UFU ficou em 17º lugar entre as instituições avaliadas pelo Ministério da Educação.

Publicado por Wanja Borges em Minas Gerais

Compartilhe

UFU está estruturada em 30 unidades acadêmicas
UFU está estruturada em 30 unidades acadêmicas

Situada no Portal do Cerrado do Triângulo Mineiro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) teve seu funcionamento autorizado em agosto de 1969 com a fusão de faculdades isoladas, contudo, tornou-se instituição federalizada apenas nove anos depois. Instituição de Ensino Superior Pública e Federal, a UFU tem autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e, hoje, encontra-se presente em quatro regiões do estado.

Com mais de três mil técnico-administrativos, 1.500 docentes e 20 mil alunos, a UFU oferece, atualmente, 60 cursos de graduação, 23 de mestrado, 14 de doutorado, 30 cursos de especialização e 110 de extensão. Estruturada em 30 unidades acadêmicas, a Universidade foi classificada com conceito 4, em uma escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, ficando em 17º lugar entre duas mil instituições avaliadas pelo Ministério da Educação. 

 

 

CAMPUS
•    Campus Educação Física

Rua Benjamin Constant, nº 1.286, Bairro Aparecida, Uberlândia – MG
(34)3218-2911

Educação Física e Fisioterapia. 

 

•    Campus Monte Carmelo
Avenida Goiás, nº 2.000, Bairro Vila Nova, Monte Carmelo – MG
(34) 3842-8751

Agronomia, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Sistemas de Informação. 

 

•    Campus Pato de Minas
Avenida Getúlio Vargas, nº 230, Centro, Pato de Minas – MG
(34) 3823-1917

Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações. 

 

•    Campus Pontal
Rua José João Dib, nº 2.545, Bairro Progresso, Ituiutaba – MG
http://www.ufu.br
(34) 3271-5248

Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Física, Geografia, História, Matemática, Pedagogia, Química e Serviço Social.

 

•    Campus Santa Mônica
Avenida João Naves de Ávila, nº 2.121, Bairro Santa Mônica, Uberlândia – MG
(34) 3239-4411

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação Social (Jornalismo), Dança, Design de Interiores, Direito, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Física de Materiais, Física, Física Médica, Geografia, Gestão da Informação, Gestão em Saúde Ambiental, História, Letras, Matemática, Música, Pedagogia, Química, Química Industrial, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Teatro e Tradução.

 

•    Campus Umuarama
Av. Pará, nº 1.720, Bairro Umuarama, Uberlândia – MG
(34) 3218-2111

Agronomia, Biomedicina, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Zootecnia. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da UFU é constituído, atualmente, por 6 campi, 14 institutos e 16 faculdades. Juntos, eles integram uma área total de 22.421.609,99 m², composta por 7 bibliotecas, 23 anfiteatros, 308 salas de aulas e 378 laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, dentre outros espaços físicos. A instituição também conta com quatro hospitais: clínicas, odontológico, veterinário e câncer. Fazendas experimentais, restaurantes universitários, rádio e tv universitária, editora, incubadora, reserva ecológica, centro de convivência também integram a infraestrutura da UFU. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

A Universidade oferece mais de 1.500 vagas, semestralmente, para seus cursos de graduação. Realizado em duas etapas, o Vestibular Tradicional da UFU foi aplicado no segundo semestre de 2012, mas suspenso no primeiro período letivo de 2013, devido à utilização do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Anteriormente, o processo era constituído por 10 questões objetivas sobre 11 disciplinas e quatro questões discursivas sobre 11 disciplinas, além de redação. Ambas as fases eram aplicadas em dois dias. 

 

•    Sistema de Cotas 
O Conselho de Graduação da Universidade (Congrad/UFU) decidiu aplicar a Lei Federal de Cotas Sociais e Raciais, que destina 50% de suas vagas para alunos de escolas públicas, em 2013. Segundo a legislação, o prazo concedido pelo Governo Federal para implantação total das cotas é 2016, contudo, a Universidade preferiu suspender o Programa Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior (Paaes) e adotar a medida, integralmente, já a partir do próximo ano. 

 

•    SiSU 
Em 2013, a UFU volta a utilizar o SiSU como única forma de seleção de candidatos, exceto para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Dança, Design, Música e Tradução. O método havia sido adotado no primeiro semestre de 2012, mas foi suspenso no segundo período letivo em decorrência do cancelamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato interessado em concorrer às vagas por esta modalidade precisa estar ciente do Termo de Participação da UFU no SiSU. 

 

•    Paaes
O Programa Ação Afirmativa de Ingresso no Ensino Superior (Paaes), implantado em 2008 e extinto em 2012, funcionou como um processo seletivo seriado destinado para estudantes que cursaram os últimos quatro anos do Ensino Fundamental e estavam cursando o Ensino Médio em rede pública. O programa, que destinava 25% de suas vagas para cotistas, foi extinto em decorrência da Lei de Cotas, contudo os subprogramas 2010/2013 (3ª etapa) e 2011/2014 (2ª etapa) serão realizados, com reajustes.  

 

•    Enem
Desde 2010, a UFU utiliza as notas do Enem como critério de seleção de diferentes formas. Nos dois primeiros anos, o desempenho obtido pelo candidato no Exame foi utilizado na primeira fase dos processos de seleção, realizados no primeiro semestre letivo. Em 2012, a nota do Enem foi utilizada como critério de seleção do SiSU, no vestibular de janeiro, descartada no segundo período letivo e reutilizada no processo seletivo de 2013. 

 

•    Ensino a Distância 
Criado em julho de 2007, pelo Conselho Universitário da UFU, o Centro de Educação a Distância (CEaD) é o responsável, desde então, pelo apoio e intermédio da criação e operacionalização de cursos na modalidade a distância na instituição. Atualmente, a Universidade oferece, através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), os cursos de Administração, Administração Pública, Pedagogia, Letras (Inglês), Letras (Espanhol) e Matemática nessa modalidade. 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Seleção

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Youtube | Orkut

 

VEJA TAMBÉM

1 2