Home Universidades Minas Gerais Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

Fundada em 2005, UFTM está sediada, atualmente, em Uberaba. Contudo, instituição beneficia estudantes de todo o Triângulo Mineiro.

Publicado por Wanja Borges em Minas Gerais

Compartilhe

No IGC 2011, UFTM foi classificada com nota máxima
No IGC 2011, UFTM foi classificada com nota máxima

Com a missão de atuar na geração, difusão, promoção de conhecimentos e na formação de profissionais conscientes e comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico, cultural e tecnológico, é que a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) foi fundada, em 2005. Conhecida anteriormente como Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, instituição criada em 1953 e transformada em autarquia federal em 1972, hoje a UFTM está sediada em Uberaba, contudo, beneficia todo o Triângulo Mineiro.  

Atualmente, a instituição oferece mais de 25 cursos de graduação para cerca de quatro mil estudantes da região. Além disso, cerca de 500 técnico-administrativos, 400 docentes e 200 servidores terceirizados trabalham no complexo universitário da UFTM. Segundo os indicadores de qualidade do ensino superior, divulgados pelo Ministério da Educação, a Universidade é a sétima do país e a quarta de Minas Gerais. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, a instituição obteve nota máxima, ou seja, conceito 5. 

 


CAMPUS
•    Campus Sede

Avenida Frei Paulino, nº 30, Bairro Abadia, Uberaba – MG
(34) 3318-5000

Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Fisioterapia, Geografia, História, Letras (Português/Espanhol), Letras (Português/Inglês), Matemática, Medicina, Nutrição, Psicologia, Química, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Informática, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Segurança do Trabalho.

 

 

INFRAESTRUTURA
Atualmente, a área total do Complexo Universitário da UFTM é estimada em 73.731,61 m², sendo que 27.494,44 m² correspondem ao terreno destinado para o Hospital das Clínicas. Sua Biblioteca é constituída por cinco pavimentos com 80 lugares para estudo individual, 26 computadores, 16 cabines para estudo em grupo, 07 cabines de audiovisual e 02 salas para treinamentos. Seu acervo bibliográfico é composto por mais de 10 mil títulos e 28 mil volumes de livros. Ambulatórios, Auditórios, Central de Idiomas, Consultórios Odontológicos, Hospital das Clínicas, Laboratórios Especializados e Museu dos Dinossauros são alguns dos espaços que compõem a infraestrutura da Universidade. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular Tradicional

O Vestibular da UFTM é aplicado nas cidades de Uberaba, São Paulo e Belo Horizonte em duas etapas: prova de Conhecimentos Gerais com 86 questões objetivas e prova de Conhecimentos Específicos com 20 questões dissertativas de cada disciplina, além de Redação. O Processo Seletivo acontece semestralmente e é coordenado pela Vunesp.  

 

•    Sistema de Cotas 
Com a vigência da Lei 12.711, que regulamenta a lei das cotas nas instituições federais, a UFTM decidiu destinar, no vestibular de 2013, 12,5% de suas vagas para candidatos que tenham cursado, integralmente, o ensino médio na rede pública.  A opção de cotista deve ser feita em questionário, durante a prova de conhecimentos gerais. 

 

•    Sisu 
A utilização do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) já foi tema de discussão da UFTM, contudo, até o momento, a instituição não aderiu ao sistema como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Enquanto isso, o vestibular tradicional continua sendo o principal processo seletivo da Universidade. 

 

•    Enem
Candidatos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem aproveitar o desempenho obtido na parte objetiva do Exame na composição da nota do vestibular da UFTM. O resultado do Enem pode ser utilizado para compor 50% da nota da prova de conhecimentos gerais, aplicada como primeira fase do processo seletivo. 

 


PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Processo Seletivo

 

 

REDES SOCIAIS 
Facebook | Orkut

 

VEJA TAMBÉM

1 2