Home Universidades Tocantins Universidade Federal do Tocantins - UFT

Universidade Federal do Tocantins - UFT

A UFT possui campi nas cidades de Tocantinópolis, Araguaína, Miracema, Porto Nacional, Gurupi, Arraias e, na capital, Palmas.

Publicado por Érica Caetano em Tocantins

Compartilhe

A UFT está presente em outras cidades do estado além da capital Palmas
A UFT está presente em outras cidades do estado além da capital Palmas

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi criada em 23 de outubro de 2000, mas suas atividades foram realmente efetivadas somente em 2003. Surgiu com o intuito de ser um diferencial no que diz respeito à educação e o desenvolvimento de pesquisas no estado do Tocantins, contribuindo, assim, para a mudança do contexto socioeconômico e cultural do estado.

A UFT conta com mais de 10 mil alunos matriculados em seus 43 cursos de graduação. Além dos cursos superiores, a instituição oferece também oito mestrados e um doutorado. Por ter uma organização multicampi, estudantes das mais variadas localidades podem ter acesso ao ensino público superior. Os cursos oferecidos abrangem praticamente todas as áreas de conhecimento, sejam elas das Ciências Aplicadas, Humanas, Ciências Biológicas, Educação ou Agrárias.

CAMPUS

Campus Palmas 
Avenida NS 15, ALCNO 14, Campus Universitário, Centro, Palmas - TO
Telefone (63) 3232-8020

Comunicação Social – Jornalismo, Artes, Filosofia, Pedagogia, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Medicina e Nutrição.

Campus Araguaína 
Rua Humberto de Campos, nº 508, São João, Araguaína - TO
Telefone (63) 2112-2200

Medicina, Medicina Veterinária, Zootecnia, Geografia, História, Letras, Biologia, Ciências, Física, Química, Cooperativismo, Logística e Turismo.

Campus Gurupi 
Rua Padejos, L7, Chácara 69/72, Caixa Postal 66, Zona Rural, Gurupi - TO
Telefone (63) 3311-3500

Agronomia, Engenharia em Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia Florestal e Química Ambiental.

Campus Porto Nacional 
Rua Três, Qd. 17, s/nº, Jardim dos Ipês, Porto Nacional - TO
Telefone (63) 3363-0509

Ciências Biológicas, Geografia, História e Letras.

Campus Tocantinópolis
Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 1.588, Centro, Tocantinópolis - TO
Telefone (63) 3471-1441

Pedagogia e Ciências Sociais.

Campus Arraias 
Avenida Universitária, s/nº, Centro, Arraias - TO
Telefone (63) 3653-1531

Pedagogia e Matemática.

Campus Miracema 
Avenida Lurdes Solino, s/nº, Setor Universitário, Miracema do Tocantins - TO
Telefone (63) 3366-8000

Pedagogia, Psicologia e Serviço Social

INFRAESTRUTURA

Os campi da UFT estão sendo a cada ano aprimorados com o objetivo de oferecer conforto e comodidade aos seus estudantes. Os universitários da instituição contam com salas de aula amplas e arejadas, além de ambientes de estudo, bibliotecas setoriais e laboratórios de pesquisa e informática. As instalações visam a proporcionar maior e melhor assimilação dos conteúdos ministrados nos cursos.

FORMAS DE INGRESSO  

A universidade utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Entretanto, como ele ainda não é utilizado 100%, o vestibulando tem a opção de realizar as provas em formato tradicional ou utilizar o desempenho do Enem, desde que se inscreva no sistema de seleção do Ministério da Educação (MEC).

SISTEMA DE COTAS

A Universidade Federal do Tocantins destina 5% das vagas oferecidas para o sistema de cotas indígenas 50% para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública.

ENSINO A DISTÂNCIA (EaD)

O Núcleo de Educação a Distância da UFT é interligado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e ainda está em processo de implantação e consolidação. No momento, é oferecido somente o curso de Biologia. Para obter mais detalhes sobre a modalidade na instituição, este endereço eletrônico pode ser consultado.

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter

VEJA TAMBÉM

1 2