Home Universidades Bahia Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

A instituição favorece a formação acadêmica em 48 cidades baianas.

Publicado por Rafael Batista em Bahia

Compartilhe

A Reitoria será sediada no Campus de Itabuna.
A Reitoria será sediada no Campus de Itabuna.

Criada a partir da Lei n° 12.818/2013 de 05 de junho de 2013, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) deve receber os seus primeiros alunos em setembro de 2014. No entanto, seu pleno funcionamento deve acontecer no ano de 2020, quando a instituição terá ofertado 10.800 vagas. A UFSB deve favorecer mais de 1,5 milhão de habitantes que residem em 48 municípios da costa meridional baiana.

A expectativa da administração é oferecer, a princípio, 12 Bacharelados Interdisciplinares e 15 licenciaturas, também interdisciplinares. Além disso, Residências, Mestrados, Doutorados, Cursos Superiores Tecnológicos e Curso de Formação Sequencial Universitária estão previstos. A Universidade será composta por três campi: Itabuna, onde estará sediada a reitoria, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Campi

Itabuna 

Avenida Amélia Amado, bairro Ferradas – Itabuna/BA 
Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação; em Comunicação e Artes; e Instituto de Humanidade, Artes e Ciências (IHAC).

Teixeira de Freitas

Em construção em Teixeira de Freitas 
O campus terá um Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC).

Porto Seguro 

Em construção em Porto Seguro
Centros de Formação em Ciências Humanas, Sociais e Ambientais e outro IHAC.

Infraestrutura

Visando otimizar a formação acadêmica, todos os cursos da UFSB devem contar com auxílio de tecnologias avançadas de ensino-aprendizagem, a fim de garantir educação de qualidade em todos os níveis de formação. Nesse sentido, serão idealizados Ambientes Virtuais de Aprendizagem, com tecnologias de interface digital e instrumentos interativos de comunicação.

Ao todo, a Universidade deve oferecer quase 11 mil vagas nos 71 cursos que serão oferecidos pela instituição.

Formas de Ingresso

A proposta da instituição é não realizar um processo seletivo próprio. Os candidatos serão selecionados diretamente, por meio de seleção geral via ENEM/SiSu, ou através da Rede de Colégios Universitários (CUNI) instalados em várias escolas públicas do Estado da Bahia.

Cotas

A Instituição disponibilizará também metade das vagas para alunos que estudaram todo ensino médio em escola pública.

Página eletrônica

www.ufba.br

VEJA TAMBÉM

1 2