Home Universidades São Paulo Universidade Federal de São Paulo – Unifesp

Universidade Federal de São Paulo – Unifesp

Unifesp é considerada melhor Universidade Federal do Brasil por três anos consecutivos, segundo avaliação do Ministério da Educação.

Publicado por Wanja Borges em São Paulo

Compartilhe

Unifesp foi criada a partir da Escola Paulista de Medicina
Unifesp foi criada a partir da Escola Paulista de Medicina

Levar a todos os campi a exigência de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, incentivando a pesquisa, interagindo de forma positiva com as comunidades e promovendo a elevação do conhecimento formal é o objetivo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), instituição pública de ensino superior fundada em 1933, a partir da Escola Paulista de Medicina. Federalizada em 1956 e transformada em universidade em 1994, a instituição encontra-se presente em seis municípios paulistas.  

Atualmente, mais de 50 cursos são oferecidos pela Universidade com o objetivo de levar ensino universitário gratuito e de qualidade a outras regiões do Estado de São Paulo. Nesse sentido, a instituição conta, hoje, com quase 10 mil alunos e mais de mil docentes. No Índice Geral de Cursos (IGC) de 2011, ela foi classificada com conceito 5, nota máxima. Segundo a avaliação do Ministério da Educação, a Unifesp, por três anos consecutivos, vem sendo considerada a melhor Universidade Federal do país.  

 

 

CAMPUS
•    Campus Baixada Santista

Rua Silva Jardim, nº 136, Vila Mathias, Santos – SP
http://www.baixadasantista.unifesp.br 
(13) 3878-3700 / 5000 

Ciência e Tecnologia (Ciências do Mar), Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. 

 

•    Campus Diadema
Rua Prof. Artur Riedel, nº 275, Jardim Eldorado, Diadema – SP
http://www.unifesp.br/home_diadema 
(11) 3319-3300

Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia, Licenciatura Plena em Ciências, Química e Química Industrial. 

 

•    Campus Guarulhos
Estrada do Caminho Velho, nº 333, Bairro dos Pimentas, Guarulhos – SP
http://humanas.unifesp.br/home 
(11) 3381-2000

Ciências Sociais, Filosofia, História, História da Arte, Letras (Português), Letras (Português/Espanhol), Letras (Português/Francês), Letras (Português/Inglês) e Pedagogia. 

 

•    Campus Osasco
Rua Angélica, nº 100, Jardim das Flores, Osasco – SP
secretaria.osasco@unifesp.br
(11) 3654-0768

Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais. 

 

•    Campus São José dos Campos
Rua Talim, nº 330, São José dos Campos – SP
http://www.sjc.unifesp.br/portal 
(12) 3309-9500

Ciência da Computação, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Matemática Computacional.

 

•    Campus São Paulo
Rua Botucatu, nº 726, São Paulo – SP
http://www.Unifesp.br/homevila 
(11) 5576-4000

Ciências Biológicas (Modalidade Médica), Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Tecnologia Oftálmica, Tecnologia em Informática em Saúde e Tecnologia em Radiologia. 

 

 

INFRAESTRUTURA
O Complexo Universitário da Unifesp é constituído por 06 campi, localizados na Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos e São Paulo. Em Guarulhos, as atuais instalações da Universidade ocupam um terreno de 19 mil m² e 12 mil m² de área construída, incluindo um teatro com 750 lugares. Já o campus de São José dos Campos está situado em um terreno de 188 mil m² com 35 mil m² de área construída.  Além disso, cerca de 30 anfiteatros, 14 centros acadêmicos, 05 associações atléticas, 04 bibliotecas, uma Escola de Enfermagem, uma Escola de Medicina, um Hospital Universitário, restaurantes e moradias universitárias, dentre outros espaços físicos, compõem a infraestrutura da Unifesp. 

 

 

FORMAS DE INGRESSO
•    Vestibular 

A Unifesp utiliza o Sistema de Seleção Misto como forma de ingresso em seus cursos de graduação. Neste caso, as provas são aplicadas em duas etapas, sendo que a primeira é constituída pelo desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a segunda por 30 questões de Língua Portuguesa, 15 de Língua Estrangeira, Redação e 20 questões de natureza analítico-expositiva sobre Conhecimentos Específicos. 

 

•    Sisu e Enem
A Unifesp realizava seu próprio processo seletivo até 2009. A partir desta data, a instituição deu liberdade para cada Comissão de Curso optar entre duas formas de ingresso: Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e Sistema Misto. O primeiro processo seletivo utiliza o desempenho obtido na última edição do Enem como critério de seleção dos candidatos. 

 

•    Sistema de Cotas 
A Unifesp reserva 15% de suas vagas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Destas, a instituição destina 10% para o Sistema de Cotas Sociais e Racial e 5% para o Sistema de Cotas Sociais, contemplando de forma igual os estudantes com renda familiar per capita até e acima de 1,5 salários mínimos. Para participar, o candidato precisa ter participado do Enem.

 

•    Ensino a Distância 
Desde 1997, a Unifesp atua na educação a distância (EaD) como apoio ao ensino presencial, complemento no semipresencial e integralmente na modalidade. Seu primeiro curso ministrado foi a especialização em Nutrição e Saúde Pública. Hoje, a instituição oferece 19 cursos pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UnA-SUS). 

 

 

PÁGINA ELETRÔNICA
Site | Vestibular 

 

 

REDES SOCIAIS
Facebook | Twitter | Flickr | Flickr II | Orkut 

 

 

VEJA TAMBÉM

1 2